Celular

15/01/2015 13h37 - Atualizado em 15/01/2015 13h37

Google anuncia testes do Projeto Ara, smartphone ‘montado’ pelo usuário

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Google revelou o início dos testes com o Projeto Ara, smartphone com peças intercambiáveis montado pelo usuário, apresentado em julho do ano passado. O anúncio foi feito durante a Conferência de Desenvolvedores Ara, que aconteceu nesta quarta-feira (14), no Condado de Mountain View, Califórnia (EUA). Paul Eremenko, líder do projeto, disse que o protótipo terá cobertura 4G e será lançado primeiro em Porto Rico, através das operadoras Open Mobile e Claro.

Veja como saber se o Galaxy S4 é original para não cair em golpes

Projeto Ara, smartphone montável pelo usuário (Foto: Divulgação/Google ATP)Projeto Ara, smartphone montável pelo usuário (Foto: Divulgação/Google ATP)

O piloto apresentado na conferência recebe o nome de Spiral 3. Eremenko declarou que podemos esperar que ele “iguale ou exceda as funcionalidades de um smartphone com tecnologia de ponta de hoje”. Segundo ele, o protótipo terá de 20 a 30 módulos disponíveis para serem desenvolvidos por terceiros e acompanhará bateria com autonomia de um dia inteiro, além de câmera high-end e suporte à rede LTE.

A ideia do projeto é possibilitar um smartphone com peças oriundas de vários fabricantes. O usuário poderá inserir câmera de um empresa, tela de outra e processador de uma terceira, construindo o melhor telefone para si. O Google será o responsável pelo conjunto onde as partes estarão reunidas, bem como pelo software que garantirá que tudo seja compatível. A expectativa é que o Ara acelere o desenvolvimento na criação de componentes separados que compõem um celular.

Peças do Projeto Ara serão fabricadas por diferentes desenvolvedores (Foto: Divulgação/Google ATP)Peças do Projeto Ara serão fabricadas por diferentes desenvolvedores (Foto: Divulgação/Google ATP)

A escolha de Porto Rico como lugar de estreia tem várias razões. Eremenko destacou o fato de a ilha ser uma zona de livre comércio, o que facilita a recepção dos módulos de diferentes desenvolvedores ao redor do mundo. Outro fator importante é que há um mercado bastante diversificado com aparelhos de entrada, sendo 75% do acesso à Internet feito a partir de dispositivos móveis. Além disso, Porto Rico está sob jurisdição da FCC, órgão que regulamenta as telecomunicações nos Estados Unidos, servindo bem como mercado de teste para o país.

Os smartphones vão dominar o mercado de jogos portáteis? Comente no Fórum do TechTudo.

Na ilha caribenha, os telefones Ara serão vendidos através de caminhões posicionados em diversos lugares. Eles serão equipados com impressoras 3D e de sublimação de tinta, permitindo a personalização do aparelho direto no ponto de venda. O Google diz que deseja que o tempo de customização seja menor de cinco minutos. Para quem não quiser esperar, também haverá versão pré-desenhada pronta para uso.

Veja o vídeo de divulgação:


Via Engadget e Cnet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Damião Campos
    2015-07-21T01:08:28

    Revolution, o futuro dos portáteis é este.

  • Aline Juer
    2015-01-15T22:27:13  

    Muito legal, mas imagino esse smart caindo no chão e voando peça p tudo que é lado.

    recentes

    populares

    • Aline Juer
      2015-01-15T22:27:13  

      Eles são presos eletromagneticamente...

    recentes

    populares

    • Aline Juer
      2015-01-15T22:27:13  

      Pelo menos em caso de queda, será bem mais fácil substituir apenas as partes danificadas.

  • Walter Carneiro
    2015-01-16T14:05:59

    Eis aí um produto que eu não compraria por nada nesse mundo.!

  • Rogério Alditore
    2015-01-16T10:43:11

    Isso sim é inovação. Espero que evolua bem o projeto.

  • Diego Sampaio
    2015-01-16T10:17:30

    Espero muito que este projeto venha a dar certo.

  • Ivan.caldas
    2015-01-16T09:36:23  

    Será que vai ser o fim do modismo da Maçã ?

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2015-01-16T09:36:23  

      O que que tem haver? Uma coisa não tem relação com a outra. Parem de ficar td falando sobre iphone.

  • Inacio Filho
    2015-01-16T10:04:41

    Esse tipo de coisa é fantástica, na verdade imagino que muitos fabricantes tenham segurado esse tipo de inovação para não perder mercado. Água, poeira, mal contato tudo isso vai depender da qualidade dos componentes. Fora que hj se uma tela ou uma câmera quebra alem de ter que levar para garantia que ja cobra o olho da cara, vc vai pagar mais uma fortuna pela câmera e acaba comprando um celular novo. Era oq acontecia antes com os computadores

  • Fernando Boguz
    2015-01-16T09:34:24

    alucinante !!

  • Alexander Martins
    2015-01-16T09:22:04

    Não sei não, mas acho que este projeto não vai resistir a poeira, água, mal contato nas placas....isso vai bugar rápido !

  • Lucas
    2015-01-16T09:21:32

    O que há de "Bizarro' nisso? acho que pessoal poderia escrever um titulo melhor ai!

  • Alexander Martins
    2015-01-16T09:19:27

    não sei porque, mas acho que isso não vai dar certo ! mal contato, poeira, agua, tudo isso vai atrapalhar bastante.

  • Felipe Silva
    2015-01-15T22:58:19  

    Legal pro usuário, mas nem quero estar na pele de quem desenvolve apps que exijam mais do hardware. Um dispositivo que pode ser tão potente quanto um S5 ou fuleiro como um Moto E é um pesadelo.

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2015-01-15T22:58:19  

      Não havia pensado nisso, mas os apps não são feitos para um celular ou outro. São feitos para o sistema, se uma pessoa tiver um S3 e quiser baixar um jogo que roda liso só no S5 ela vai conseguir, porém o jogo vai travar.

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2015-01-15T22:58:19  

      hoje já é assim com o android... o desenvolvedor não fica desenvolvendo app por modelo... ele tem que fazer apps otimizados que funcionem até no hardware mais simples e consequentemente vai funcionar no hardware melhor... e se o app precisar de restrição para só funcionar em modelos melhores ele tem que verificar pelo processador e RAM.. não pelo modelo

  • Felipe Anghinoni
    2015-01-16T09:06:32

    Eu não sei vocês, mais se tiver um preço acessível vou comprar uma pra mim.

  • Eduardo Mattos
    2015-01-16T08:57:29

    Bizarro? Essa tal de Raquel Freire não tem visão nenhuma mesmo, versatilidade agora é bizarro. nanana

  • Ricardo Balabarian
    2015-01-16T08:55:35

    Não é bizarro... pode ser que a ideia revolucione o conceito de smartphones, e configura-lo da maneira que melhor atende ao usuário, como hoje há muito dessa ideia de personalização essa pode ser uma ideia interessante, visto que há muitas capinhas tanto para Androids, IOS e Windows Phone que oferecem uma bateria mais potente ou uma câmera com diferentes lentes e zoom... a personalização é uma tendência , pode ser que essa ideia dê muito certo.

  • José Silva
    2015-01-16T08:09:38

    O que vai ter de gente brincando que MacGyver

  • Raphael Silva
    2015-01-15T19:22:10  

    Esta tal Raquel Freire redatora do techtudo, em nada ela ve o futuro e sim uma coisa bizarra, outro dia vi ela postando sobre outro celular um da lg com tela curva e o chamando de bizarro, o celular é inovador se regenera de pequenos riscos e ela insiste em dizer bizarro...pra mim bizarro é um celuar sair em 6 versõe com corpo igual, acho que quando a tendencia de modernidade aparece temos que valorizar, quem não queria um smart que pudesse mudar ele com varios gadgets?

    recentes

    populares

    • Raphael Silva
      2015-01-15T19:22:10  

      Pensei a mesma coisa. Só porque a pessoa não acha o molde interessante, não quer dizer que ele seja bizarro.

  • Lucas Oliveira
    2015-01-15T19:27:46  

    isso seria uma "selfie-service" de celular...seria muito louco, mas seria muito bom também

    recentes

    populares

    • Lucas Oliveira
      2015-01-15T19:27:46  

      Na verdade Self-service

  • Juan Suarez
    2015-01-15T19:17:02  

    Futuro dos EUA: Smartfone ARA, futuro no Brasil: Pau de selfie

    recentes

    populares

    • Juan Suarez
      2015-01-15T19:17:02  

      Ahahahahahah..... disse tudo, Juan! Kkkkkkkkkkkkk...

    recentes

    populares

    • Juan Suarez
      2015-01-15T19:17:02  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Giovanni Costa
    2015-01-15T22:44:36

    Bom que se um componente estragar (a tela quebrar por exemplo), vc mesmo troca

  • Wlson Junior
    2015-01-15T21:51:38

    Gostei, ta ai !!!

  • Josimar Junior
    2015-01-15T21:47:32

    bizarro.... maneira ideia..... mas eu nao compraria nao.....rs

  • Alexandro Lima
    2015-01-15T21:04:47

    a ideia é boa.

  • Ruslan Silva
    2015-01-15T20:31:36

    Os smartphones ficarão como as cpus de hoje, placa mãe de um, memória de outro, monitor também.... Quem sabe assim não se melhora o desempenho dos gadgets... Aguardando , pra comprar um!!!

  • Célio Andrade
    2015-01-15T19:34:59

    Vai baratear o custo e possibilitará a criação de novas empresas que criarão peças para serem acopladas ao telefone.