25/01/2015 07h15 - Atualizado em 25/01/2015 07h15

Gran Turismo: veja curiosidades da série de corridas exclusiva da Sony

João Moura
por
Para o TechTudo

Gran Turismo é uma famosa franquia de jogos simuladores de corrida exclusiva da Sony e criada por Kazunori Yamauchi. Os games impressionam com seu grande realismo e mantém um apelo para a simulação nas partidas de arcade. Confira agora algumas curiosidades da série:

Gran Turismo 6: confira dicas para mandar bem no game

Gran Turismo: Confira algumas curiosidades da série (Foto: Divulgação)Gran Turismo: Confira algumas curiosidades da série (Foto: Divulgação)


Campeonato com carros de verdade

A ligação entre a franquia e o automobilismo real vem se estreitando cada vez mais nos últimos anos. A GT Academy, realizada pela Nissan e Sony, vem colocando os melhores jogadores do game em carros de verdade para competir desde 2008. Na edição do ano passado, em 2013, mais de 400 mil pilotos virtuais se inscreveram para competir em carros de verdade em Silverstone.

Campeonato da Nissan Academy com os jogadores de Gran Turismo (Foto: Divulgação)Campeonato da Nissan Academy com os jogadores de Gran Turismo (Foto: Divulgação)

Inspiração para as montadoras

O game Gran Turismo 6 vem sendo usado pelas próprias montadoras para desenvolver novos carros, uma vez que o simulador é, muitas vezes, melhor do que as próprias tecnologias disponíveis no mercado. O processo funciona com os modelos dos carros sendo criados no próprio game para que os aprimoramentos e retoques possam ser desenvolvidos ao redor de seu desempenho. Para ter uma ideia, Toyota e Mercedez já apresentam carros desenvolvidos no simulador.

Ayrton Senna para o Brasil

A franquia também presta uma homenagem ao famoso piloto brasileiro e ex-campeão, Ayrton Senna. No game Gran Turismo 6, o jogador pode correr com mais de 12 variações do carro Honda NSX, desenvolvido a partir de uma parceria entre o ex-piloto e a Honda. Um deles é o famoso 1992 NSX-R.

Homenagem da série ao piloto brasileiro Ayrton Senna (Foto: Divulgação)Homenagem da série ao piloto brasileiro Ayrton Senna (Foto: Divulgação)

Certificação pela FIA

O game Gran Turismo 6 oferece uma experiência tão realista das máquinas de alta velocidade, que acabou sendo o primeiro videogame da história a receber uma certificação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A entidade acredita que o game vem desempenhando um papel importante para a atração de novos talentos e fãs para o automobilismo e resolveu oficializar as coisas.

O primeiro de muitos

Em Gran Turismo 4, os jogadores podem experimentar o carro mais antigo da franquia toda, o Mercedes-Benz Patent Motor Wagon de 1886. O carro é considerado o primeiro do mundo todo, pois é o primeiro veículo impulsionado por um motor, patenteado por Karl Benz.

Modelo da patente de Karl Benz (Foto: Reprodução / Wikipedia)Modelo da patente de Karl Benz (Foto: Reprodução / Wikipedia)

Diretamente do designer

Em Gran Turismo 4, o carro Nike One 2022 possui um código Morse no seu lado direito, que caso seja lido de trás para frente, pode ser decifrado como “www.phil-frank.com”, o site do designer do automóvel. Parece que o modelo também conta com um código no interior do pneu, mas ainda não foi decifrado.

Ruas que existem

Em Ronda, na Espanha, há uma rua chamada de “Paseo de Kazunori Yamauchi”, em homenagem ao piloto profissional, CEO da Polyphony Digital e game designer da série Gran Turismo, Kazunori Yamauchi. Além disso, na cidade de Bathurst, na Austrália, você poderá cruzar pela rua “Gran Turismo Drive”.

Criador da série em rua na Espanha que leva seu nome (Foto: Divulgação)Criador da série em rua na Espanha que leva seu nome (Foto: Divulgação)

Nostalgia

Ao dirigir pelo circuito de Seattle, é possível ver o Kingdome (antigo estádio de uso múltiplo da cidade, lar dos Seattle Seahawks da NFL) ao lado do estádio atual, o Safeco Field. O Kingdome foi demolido em março de 2000, mas foi introduzido no game pela nostalgia.

Influências na música

A banda sueca The Cardigans disse em entrevista que seu álbum Gran Turismo é devido ao primeiro jogo da série, que acabaram jogando demais em suas viagens. A canção “My favorite game” é um referência à dedicação da banda no jogo. A Polyphony Digital agradeceu à banda colocando um remix da música na entrada de Gran Turismo 2. Isso que é agradecimento!

Qual o melhor game de corrida? Comente no fórum TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Gutterres
    2015-01-26T09:16:14  

    Simulador??? Aquele que tu bate, bate e bate o carro e nem amassa a lataria nem quebra os vidros!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Gutterres
      2015-01-26T09:16:14  

      Leia a matéria e perceberá pq ele é um simulador... e com certificado da FIA

    recentes

    populares

    • Rodrigo Gutterres
      2015-01-26T09:16:14  

      mesmo assim concordo com o Rodrigo,o sistema de danos do GT passa longe do Forza,foi muito bem trabalhado

  • Antonio Neto
    2015-02-18T16:59:34

    Tenho PS3 e Gran Turismo 5. Mas, meu maior vício é o TT Tourist Trophy que ainda jogo por horas no PS2. Esse game também foi produzido pela Polyfony Digital e tem gráficos idênticos ao GT 4, só que com motos. Fico só imaginando os gráficos de um jogo desse no Ps3 e Ps4.

  • Alex Silveira
    2015-01-26T08:20:54  

    tem algum kit de direção para jogar no PS4?

    recentes

    populares

    • Alex Silveira
      2015-01-26T08:20:54  

      Alex, os volantes da Thrustmaster são os únicos que funcionam no PS4. Eu tenho o T500, mas foram lançados diversos outros.

  • André Dahmer
    2015-01-25T11:21:18  

    até sair o gt7 para o play4, xbox vai ter o forza20... mas é bem isso que o deixa uma baita franquia, para que todo ano? cada gt pode ser jogado por muito tempo.

    recentes

    populares

    • André Dahmer
      2015-01-25T11:21:18  

      Intestino Grosso ainda temos bons exemplos como a Rockstar e a Polyphony q NÃO COBRAM pelas DLCs pq o restante já virou piada.

    recentes

    populares

    • André Dahmer
      2015-01-25T11:21:18  

      o forza motorsport esta sendo lançado a cada dois anos, e da um tempinho bom para aproveitar cada game

  • Vinícius Johann
    2015-01-26T10:35:42  

    Gran Turismo tem pecado no excesso de carros... não vejo razão para manter carros standard. Outra questão é o multiplayer do gran turismo 6, embora tenha mais pistas, piorou com relação ao GT5. Sem contar os hacks. Outra coisa legal que tinha nos GT anteriores é opção de pegar um carro e transformá-lo na versão Race Modification... Deveriam ter também um assistente de modificação dos carros para os inexperientes. E a inteligência artificial não evolui se comparar o primeiro GT com o atual, continua deixando a desejar.

    recentes

    populares

    • Vinícius Johann
      2015-01-26T10:35:42  

      Sem falar no excesso de Skyline, GT-R, Lancer, Impreza... Até entendo o Kazunori Yamauchi priorizar carros japoneses, mas e os carros europeus?

  • Paulo Silva
    2015-01-26T10:26:47

    Pessoal, empresas usam o GT como base para seus carros. Não me lembro se foi a Ford ou a VW, mas uma montadora criou o simulador dela a partir do Gran Turismo 4 e depois compartilharam com a Polyphony para a criação do GT5. The Real Driving Simulator......

  • Danilo
    2015-01-26T10:11:00  

    Suzuki Escudo Pikes Peak......

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-01-26T10:11:00  

      Ou GT-One.

  • Hugo Souza
    2015-01-26T08:21:35  

    Joguei o GT4 no ps2 e o GT6 no ps3 e quase não vi diferença grafica...

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2015-01-26T08:21:35  

      Na verdade eu achei o GT4 revolucionario, mas quando comprei o ps3 esperava mais do gt6, mas isso deve ser por estar acostumado a jogar games de corrida no pc.

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2015-01-26T08:21:35  

      Cara, eu na primeira vez, também achei isso. Mas meu PS3 queimou e fui jogar o Gran Turismo 4. A diferença é gritante. Mas o gráfico do GT4 no PS2 é tão bonito, que temos essa impressão quando jogamos no PS3. Mas é só impressão mesmo.

  • Renato Gonçalves
    2015-01-26T10:09:50

    Sempre fui fã da série GT, mas infelizmente parece que esse jogo está parado no tempo. Pouquíssimas evoluções são perceptíveis desde o GT4 (carros "standarts", áudio beirando o ridículo, poucos carros atuais, inteligência artificial horrorosa, entre outras coisas que desanimam a jogar). Espero sinceramente que o GT7 tenha uma evolução substancial, caso contrário acho difícil a série continuar a ser tratada como referencial no segmento.

  • Fernando Silva
    2015-01-26T09:54:33

    'segredos'

  • Carlos Schneider
    2015-01-25T21:27:28  

    Gran Turismo sempre será melhor simulador de todos os tempos. Na minha opinião o Gt2 ainda é o melhor deles, trilha sonora, dificuldade e aquele clima da época do Play1. Levei 6 meses pra fazer 100%. Apesar de ter Pla4 ainda jogo o 6 como se fosse geração nova. Fico imaginando o GT7. Se tiverem oportunidade joguem com o G27 q ele foi feito EXATAMENTE pra esse volante.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-01-25T21:27:28  

      Carlos, você conhece iRacing, rFactor, Assetto Corsa ou RaceRoom? Gran Turismo é um excelente jogo e um simulador mediano.

  • Bruno Nardini
    2015-01-25T12:28:03  

    GT é simulador?

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2015-01-25T12:28:03  

      Alberto Pellegrini Iracing não é simulador... vendem como se fosse mas é arcade como um jogo, por isso é um grande sucesso. Facil jogabilidade e acessibilidade.

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2015-01-25T12:28:03  

      O Alberto está certíssimo. O GT é um ótimo jogo, vem evoluindo em simulação, mas não se compara a simuladores que possuem foco principalmente no realismo quando usando volantes com FFB. Se querem realismo com corridas de "verdade", tentem iRacing, Assetto Corsa, rFactor 2 ou RaceRoom, e não se esqueçam de usar um bom volante como Thrustmaster ou Logitech. Essa academia do GT é legal, mas é um grande merchan.

  • Victor Pinho
    2015-01-26T09:04:58

    Essa serie e a melhor no genero de corrida e a abertura do GT2 e fora de serie a musica encaixo como uma luva no jogo joguei muito GT2 mais infelimente parei no GT3 pois não comprei o PS3

  • Ronaldi Muler
    2015-01-25T15:13:14  

    Massa era o 4 no play2

    recentes

    populares

    • Ronaldi Muler
      2015-01-25T15:13:14  

      nossa fiquei a vida toda, mas consegui zerar o jogo em 100% e ter todos os 700 carros, mesmo tendo muito carro igual. Quase chorei no dia que apaguei tudo pra começar de novo kkk

  • Juarez Junior
    2015-01-25T20:09:52

    joguei muito todos eles, sempre tive um xbox 360, mas comprei um ps3 só pra jogar o gt5 e gt6, o gt4 do ps2 foi aquele que eu passei mais tempo jogando

  • Elcio
    2015-01-25T18:16:06

    O som de alguns carros são zuados,parece um cortador de grama,mas tem alguns carros que tem o som perfeito,isso deve ser preguiça dos produtores :(

  • Presidente Universo
    2015-01-25T17:40:44

    eu queria jogar Need For Speed Underground com gráficos de GT6

  • Marcus Silva
    2015-01-25T15:49:11

    fico imaginando um jogo com realismo do drive club + as músicas e positividade do forza +a varidade de veículos no gran turismo. Teremos o melhor jogo de corrida!

  • Sandro Hartmann
    2015-01-25T10:45:45

    Sem duvida Gran Turismo é um sonho marcante para quem gosta de carros, automobilismo e musica. thks Kazunori