Jogos de ação

19/01/2015 09h00 - Atualizado em 25/06/2015 10h12

GTA 5: saiba tudo sobre a versão de PC do game

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

Grand Theft Auto 5 para PC foi recentemente adiado para 24 de março de 2015, deixando os fãs tristes e ainda mais ansiosos. No mesmo dia foram reveladas algumas novidades dessa versão do game, como especificações técnicas e algumas novas características, como gráficos em 4K. Confira tudo que a Rockstar já anunciou sobre a versão de PC de GTA 5 – as imagens da matéria são da versão para computador, podendo ser vistas em 4K no site oficial.

Rockstar Games: confira os melhores jogos da empresa por trás de GTA

GTA 5 no PC terá gráficos com resolução 4K dependendo do computador (Foto: Divulgação)GTA 5 no PC terá gráficos com resolução 4K dependendo do computador (Foto: Divulgação)

Requisitos mínimo e máximo

Antes de mais nada vamos falar das configurações exigidas e ideais para rodar GTA 5 no PC. Algumas características são obrigatórias, como um sistema operacional Windows de 64 bits, no mínimo um Vista com Service Pack 2, mas sendo recomendado usar Windows 7, 8 ou 8.1. A placa de som deve ser 100% compatível com DirectX 10, e, o mais espantoso, são necessário 65 Gb de espaço em disco rígido para permitir a instalação do game, fato que tem sido bastante comentado pelos jogadores.

Vamos agora aos requisitos mínimos. O processador deve ser equivalente a um Intel Core 2 Quad CPU Q6600 de 2.40 GHz ou um AMD Phenom 9850 Quad-Core de 2.5 GHz. Já a placa de vídeo deve suportar DirectX 10, 10.1 ou 11, tendo potência similar a uma NVidia 9800 GT 1Gb ou uma AMD HD 4870 1 Gb. Também são necessários ao menos 4 Gb de memória.

GTA 5 para PC exigirá no mínimog 65GB de espaço em disco rígido (Foto: Divulgação)GTA 5 para PC exigirá no mínimog 65 Gb de espaço em disco rígido (Foto: Divulgação)

Para rodar GTA no talo a Rockstar recomenda um PC com um processador Intel Core i5 3470 de 3.2 GHz ou um AMD X8 FX-8350 de 4 GHz (este último com 8 núcleos), placas de vídeo NVidia GTX 660 2 Gb ou AMD HD7870 2 Gb e ao menos 8 Gb de memória.

A Rockstar colocou nas letras pequenas a informação de que os requisitos podem mudar com o passar do tempo, ou seja, no futuro pode ser lançada alguma atualização de GTA 5 que exigirá computadores mais potentes, impedindo o jogo de funcionar caso os requisitos não sejam atingidos.

Data de lançamento

Esse é um dos pontos que tem deixado os usuários de PC um tanto decepcionados. GTA 5 seria lançado para computadores inicialmente junto com os consoles da nova geração, sendo adiado primeiro para janeiro e recentemente para 24 de março. Segundo a Rockstar serão necessárias algumas semanas adicionais para testar e polir o jogo, tudo pensando na experiência dos fãs.

Após vários atrasos Trevor mostrará sua insanidade no PC em 24 de março (Foto: Divulgação)Após vários atrasos Trevor mostrará sua insanidade no PC em 24 de março (Foto: Divulgação)

Funcionalidades dos consoles da nova geração

GTA 5 para PC trará todas as novidades já presentes na versão do game para PlayStation 4 e Xbox One. Uma das mais impactantes é o modo em primeira pessoa, que transforma completamente a experiência de jogar GTA 5.  Nos computadores também será possível reunir até 30 pessoas no modo Online do game – o PS3 e Xbox 360 permite no máximo 16 jogadores. As rádio trarão 162 novas músicas ao repertório, totalizando mais de 350 canções no total.

A versão para nova geração e PC também conta com texturas em maior definição, melhorias na iluminação, no campo de visão e aumento da quantidade de carros e pedestres. Os DLCs lançados para PS3 e Xbox 360 também já vem no pacote completo.

GTA 5 para PC trará texturas em maior resolução (Foto: Divulgação)GTA 5 para PC trará texturas em maior resolução (Foto: Divulgação)

Quando a versão para PC for lançada ela contará também com as inéditas missões Heist, que ainda estão em fase de testes e devem chegar aos consoles nas próximas semanas. Nela os jogadores deverão construir gangues de 4 jogadores e realizar um assalto, exigindo planejamento e estratégia.

Resolução e editor de vídeo

A versão para PC terá resolução 1080p e taxa de 60 quadros por segundo (dependendo do poder da máquina). Nos consoles da nova geração essa taxa era limitada em 30 fps, caindo em alguns momentos mais exigentes. GTA 5 também poderá atingir resolução de 4K nos computadores mais potentes, além de suportar até três monitores simultâneos e aos óculos 3D Vision da NVidia.

A versão de GTA 5 para computadores também trará o novo Rockstar Editor, um conjunto de ferramentas de edição que irão facilitar bastante a vida dos jogadores que queiram criar e publicar vídeos. O programa permitirá enviá-los diretamente para o YouTube e também para o Social Club, a rede social da Rockstar.

Franklin poderá ser visto até com resolução 4K no PC (Foto: Divulgação)Franklin poderá ser visto até com resolução 4K no PC (Foto: Divulgação)

GTA é a franquia mais poderosa atualmente? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Urubu Rei
    2015-01-20T00:33:15  

    GTA 4 no PC é mais bonito que GTA 5 no PS4. Você além de ter a versão definitiva do jogo, pagar metade do preço de lançamento por ela e poder escolher um jogo grátis como cortesia da Rockstar, vai poder usar milhares de mods que estendem a vida útil do game e jogar online com milhões de pessoas sem pagar nenhum centavo. Quem compra PS4 pra jogar qualquer coisa a não ser seus exclusivos medíocres tinha que receber um certificado de retardado pra pendurar na parede do quarto. Sim, a Sony vai falir em breve. SRN!!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2015-01-20T00:33:15  

      Cara a matemática é simples, quem gosta da Sony e do ps4 gaste seu dinheiro com isso, o mesmo pra microsoft, aposto que valerá apena, quem prefere PC, gaste com o seu pc, e quem quiser ficar chorando, como você, que vá pra ....

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2015-01-20T00:33:15  

      Urubu eu sou um PC Gamer, e não quero que a sony e nem a Microsoft venham a falir ou deixem de fabricar consoles, e quero mais é que venham mais fabricantes, pois a concorrência sempre é boa. E depois, quem ira testar os jogos para nós? rsrsrsrsrsrs!

  • Lucas Vinicius
    2015-01-19T09:47:00  

    mas será que tem que pagara para jogar online no pc ?

    recentes

    populares

    • Lucas Vinicius
      2015-01-19T09:47:00  

      pagar para jogar? nunca vi disso KKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Lucas Vinicius
      2015-01-19T09:47:00  

      vc compra o jogo original dai darpa jogar online gratuitamente

  • Leandro Oliveira
    2015-03-13T11:26:03

    Valeu galera dos consoles que testaram esse jogo pra gente na fase beta. Agora sim vai vir a versão verdadeira de GTA V.

  • Kelvyn Santos
    2015-01-21T08:35:19  

    Console>PC e sem mimimi. Eu disse sem mimimi.

    recentes

    populares

    • Kelvyn Santos
      2015-01-21T08:35:19  

      mimimi.

    recentes

    populares

    • Kelvyn Santos
      2015-01-21T08:35:19  

      mimimi

  • Mateus Souza
    2015-02-16T23:31:29

    PC > Xbox > PlayStation > Wii. Minha opinião.

  • 7x1 Forabaile
    2015-01-19T22:10:43  

    so nos resta dizer aos consolistas ;mt obrigado por ter testado o game exaustivamente pra nois ; pra ele chegar tinindo no pc

    recentes

    populares

    • 7x1 Forabaile
      2015-01-19T22:10:43  

      Smile Vieira rockstar agradece sua imensa contribuiçao ;AGORA É EM 4K A 60FPS EM TRIPLE DISPLAYS 3D ; SEM BUGS OK ; A FASE BETA JA PASSOU

    recentes

    populares

    • 7x1 Forabaile
      2015-01-19T22:10:43  

      claro amigo, vá em frente, aproveite o jogo, é o melhor que você faz.

  • The Zuera
    2015-01-19T17:17:33  

    VERSÃO OFICIAL SERA LANCADA EM MARCO COM TUDO AQUILO QUE SOMENTE OS PCS PODEM PROPORCIONR. GRÁFICOS EM 4K, 30 PLAYERS ONLINE. JÁ ADQUIRI O MEU NA PRE ORDER NA STEAM.

    recentes

    populares

    • The Zuera
      2015-01-19T17:17:33  

      2

    recentes

    populares

    • The Zuera
      2015-01-19T17:17:33  

      3 /o/ falaram que sai uma semana antes pra começar a baixar!

  • Gabriel Cavalcante
    2015-01-20T18:56:50

    Acho que nada supera a plataforma PC quando o assunto são games. Zerei o GTA V no PS4, sério curti o game, não achei zuado. Mas tenho certeza que quando instalar na máquina e colocar pra rodar no talo, vai ser bem melhor.

  • Matheus Procopio
    2015-01-19T20:31:00  

    65GB o.O Acho que dessa vez vou ter que comprar... não vai dar pra fazer download disso tudo kkkk

    recentes

    populares

    • Matheus Procopio
      2015-01-19T20:31:00  

      Eu sinto que esse game só vai ser lançado em blu-ray ou por download mesmo kkkk 65 GB não cabe em uma mídia de DVD comum

  • Pepeu
    2015-01-19T22:51:56  

    pac man > todos

    recentes

    populares

    • Pepeu
      2015-01-19T22:51:56  

      Mito !

  • Thyago Santos
    2015-01-19T17:44:05  

    Jogo antigo, ultrapassado, já joguei, zerei e enjoei, espero o 6 o quanto antes. E antes que venham falar além do meu ps4 eu tenho o pc pra jogar qualquer jogo, abraços.

    recentes

    populares

    • Thyago Santos
      2015-01-19T17:44:05  

      e

    recentes

    populares

    • Thyago Santos
      2015-01-19T17:44:05  

      eu já zerei todos menos o IV, e eu nunca vou parar de jogar, sou level 893 no GTA v online do Ps3

  • Tatiana
    2015-01-20T09:16:38

    Jà tinha pego pra ps3, zerado e agora vou jogar de VERDADE na melhor plataforma q tem.... PCs... É chato falar, mas usufruir 100% de um jogo, jogar sério? pra valer? Só nos PCs... Sinceramente acho que os consoles não vão conseguir resistir por muito tempo, até pq os consoles hoje não são nad mais do que PCs limitados.... Quem conhece e os tem, concorda.

  • William Hoffmann
    2015-01-19T18:19:21  

    Parabéns a todos "master race" que se acham gamers, após 18 meses só vendo vídeos, vão poder jogar o jogo! =)

    recentes

    populares

    • William Hoffmann
      2015-01-19T18:19:21  

      kkk

    recentes

    populares

    • William Hoffmann
      2015-01-19T18:19:21  

      E vc acha mesmo que quem tem um pc gamer "master race" não tem um console de 500 reais ? kkkkk

  • Giovanni Moraes
    2015-01-19T22:36:02  

    Que pena que meu pe é ruiim ;x

    recentes

    populares

    • Giovanni Moraes
      2015-01-19T22:36:02  

      Joga com a mão se o seu ''pe'' é ruim .

  • Ibis Silveira
    2015-01-20T01:10:14

    Já comprei na Nuuvem por 89,99 reais, mas esperar 3 dias de download dos 65 Gigas será uma tortura. Fazer o quê, tive que esperar terminar a fase beta, e milhões de testes, para chegar no PC tinindo. Vai valer a pena.

  • 7x1 Forabaile
    2015-01-19T21:54:36

    PRONTO PASSOU A FASE BETA DE TESTES DO GAME ;AGORA É COM PROFISIONAIS DO PC ;

  • 7x1 Forabaile
    2015-01-19T21:52:05

    JA COMPREI O MEU P/99 CONTO NA STEAM E GANHEI GTA S ANDREAS

  • Carlos Tenório
    2015-01-19T21:12:17

    jogagao

  • Bruno
    2015-01-19T20:52:29

    O meu computador explodiu so de pensar na ideia de rodar esse jogo.

  • Carlos Schneider
    2015-01-19T20:18:51

    HAhahahaah piada, GTA 5 mundo inteiro já jogou, esse é o problema de ser limitado apenas uma plataforma.

  • Bruce Mvs
    2015-01-19T16:53:53

    POR ISSO INVESTIR EM PLACA DE VIDEO, E NÃO EM CONSOLES

  • Thiago Salomão
    2015-01-19T16:47:15

    65 Gb pode isso Arnaldo???

  • Hugo Souza
    2015-01-19T09:47:34

    Finalmente a "Definitive Edition" ! PC master race!