22/01/2015 10h39 - Atualizado em 18/01/2016 13h43

HoloLens: conheça melhor o novo dispositivo de holograma da Microsoft

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Anunciado como “o computador holográfico mais avançado do mundo que você já viu”, o HoloLens foi um dos destaques do grande evento da Microsoft na última quarta-feira (21). Um dispositivo de realidade aumentada que mostra bem qual pode ser o novo modelo de computação para o futuro, lembrando a tecnologia usada no filme “Minority Report”.

Windows 10 terá update gratuito no PC e celular, Cortana, novo 'IE' e mais

HoloLens lembra a tecnologia do filme Minority Report (Foto: Divulgação)HoloLens lembra a tecnologia do filme Minority Report (Foto: Divulgação)

Pouquíssimas pessoas tiveram acesso aos testes dele, e a Microsoft não liberou nenhuma informação concreta sobre como ele funciona – além de não ter liberado registros de suas avaliações no evento. De qualquer forma, os relatos de quem teve a oportunidade de usar o aparelho já revelam alguns detalhes bem animadores sobre o dispositivo.

Por exemplo: o HoloLens não é um computador como conhecemos atualmente. Ele é, na verdade, um óculos de realidade aumentada, que rodará o Windows 10 e alguns apps de desenvolvimento específico para ele. O que ele faz é criar uma área de trabalho flutuante – em 3D – na frente de quem o está utilizando.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

Ele é bem diferente do Oculus Rift em termos de funcionalidade. O Rift promete levar os usuários para uma realidade virtual, que permite explorar uma série de possibilidades em várias áreas. O HoloLens não. Ele usa a realidade aumentada, simplesmente projetando o conteúdo em uma espécie de camada que fica sobreposta ao que você vê na vida real.

HoloLens (Foto: Divulgação/Microsoft)Apesar de aparentemente semelhante, HoloLens é bem diferente do Oculus Rift (Foto: Divulgação)

O que é, teoricamente, simples de se fazer usando múltiplos dispositivos. O desafio que a Microsoft tem é conseguir realizar isso somente com o seu óculos. O protótipo exibido no evento da última quarta-feira (21), porém, mostrou que a empresa está no caminho certo, e que o sucesso pode vir antes do esperado.

Por ser a primeira plataforma de computação holográfica do mundo, o Windows 10 inclui um conjunto de APIs que permite aos desenvolvedores criar experiências holográficas no mundo real. Todos os apps nativos do sistema da Microsoft poderão ser levados para os hologramas, ou seja, serão compatíveis com o HoloLens.

Com suas lentes holográficas transparentes de alta definição e som espacial para que se possa ver e ouvir hologramas no mundo que o cerca, o HoloLens pode funcionar sem os fios usando sensores avançados, um sistema de última geração em um chip e a adição de uma unidade de processamento holográfico (Holographic Processing Unit, HPU).

As especificações técnicas, a tecnologia por trás dele, uma previsão de lançamento e o preço do HoloLens não foram revelados pela Microsoft. Porém, a empresa garante que ele é um produto voltado tanto para os negócios como para o usuário de casa. E o que não falta, certamente, é funcionalidade para ser aplicada a ele.

Via CNET, NYT e Microsoft

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aristeu Santos
    2016-02-27T23:25:31

    Porque não criar um "PeTelens" para dar um "PeTeleco" nessa corja que quando mais se mexe mais fede! A Lava-Jato vai até que fase pra botar os "chefes" na Papuda 2018 - Cela 13?

  • Aristeu Santos
    2016-02-27T23:22:38

    Está escrito: "e a ciência se multiplicará." Alguém tem dúvidas que estamos "no princípio do fim"?

  • Tiago Alves
    2015-01-22T11:04:51  

    Imagina o preço disso no brasil quando lançar KKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2015-01-22T11:04:51  

      É fácil, só triplicar o valor e somar com mais uns 60% de impostos...

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2015-01-22T11:04:51  

      Mas, parceiro o valor dos produtos aqui não é só o valor do dólar convertido em reais... Alguns deram deslike no escrevi ai encima, mas é mais ou menos essa a conversão de valores...

  • SAULO PAIVA
    2015-01-22T21:58:40  

    Próximo passo da Apple é lançar o ILens, um acessório que será indispensável para as pessoas usarem no dia a dia, com função celular incluído, aí vem o Samsung Lens Galaxy, Motorola Lens G, X etc... a moda vai ser trocar de capinha de óculos para para variar o seu ILens, Lens Galaxy e tal, estou até vendo.

    recentes

    populares

    • SAULO PAIVA
      2015-01-22T21:58:40  

      Acho que esse passo da Apple só vai ser d'aqui una 5 anos viu ela sempre lança tudo bem atrasado. Exemplo o o tel atual dela tem tecnologia de 2012.

    recentes

    populares

    • SAULO PAIVA
      2015-01-22T21:58:40  

      Não acho que vá se chamar iLens, mas iGlass, ou mudar de última hora o nome do iWatch para chamar o iGlass de iWatch, poderia ser. E não Samsung Lens Galaxy, mas Samsung Gear Lens ou Samsung Gear Glass tava bom. E lembra do Moto 360? Ele não tem Moto 360 G, Moto 360 X, e por aí vai. Então, só seria Moto Lens ou Moto Glass estaria muito mais provável. E também viria o LG G Lens ou LG G Glass! Lembre dele. O nome vem do G Watch, G Pad, e por aí vai.

  • Sérgio Martins
    2015-01-23T09:36:34  

    Imagino como seria bacana associar esse óculos ao celular!! Uma tela de 4, 5, 6 polegadas não teria a menor diferença nem faria mais sentido.

    recentes

    populares

    • Sérgio Martins
      2015-01-23T09:36:34  

      Bem, ele vai integrar com os mobiles da microsoft, agora acredito que o WP vai dar uma guinada depois dessa...

  • Artur Ferreira
    2015-01-23T03:55:07  

    Acho que com a subida da taxa de importação pelo governo...quando for lançado, só os políticos do PT conseguirão comprar um.

    recentes

    populares

    • Artur Ferreira
      2015-01-23T03:55:07  

      Eu saio do país e compro o meu HoloLens! Problem Solved!

  • Douglas Teixeira
    2015-01-23T14:45:20

    Microsoft criando protótipos mais não faz funcionar o internet explorer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Antonio Souza
    2015-01-23T10:38:11

    Bolsa Óculos Hololens já foi anunciado no recente pronunciamento da Dilma. Você não viu? Quem mandou você nunca assistir a um pronunciamento da Presidenta.

  • Paulo Braga
    2015-01-23T10:24:22

    Concordo com o Wagner, essas matérias inúteis podem ser comentadas. que jornalzinho é esse?

  • Gabriel Lucas
    2015-01-23T10:19:33

    Não passa de um Google Glass gigante...

  • Fernando Junior
    2015-01-23T10:12:52

    Seria ótimo se tivesse uma pane mundial (tal como no filme trancendence) e as pessoas voltassem a se relacionar como humanos, estão criando uma raça de robôs, cyborgs acéfalos programados para consumir e enriquecer 13 famílias, se liberte! não faça parte desse lixo e tente ajudar cuidar da casa onde mora...

  • Wagner
    2015-01-23T09:52:52

    Parabéns a globo que só libera comentários em matérias fúteis ..

  • Alex Sales
    2015-01-23T06:48:09

    sou mais a churrasqueira da POLISHOP

  • Jose Neto
    2015-01-23T02:20:04

    O produto será lançado este ano, nem sabemos se ele vingará e tem gente preocupada com o preço? Calma pessoal, ai tudo é um sonho. A Microsoft depende das idéias de desenvolvedores e que abracem este produto, para que tenha vida longa.

  • Jorge Felipe
    2015-01-22T20:22:38

    Quando chegar aqui já inventaram o teletransporte!

  • Eli F.santos
    2015-01-22T17:20:24

    Quando chegar no brasil talvez eu de a casa e o carro de entrada e parcele o resto. Talvez

  • Helena Santos
    2015-01-22T16:23:18

    Enquanto isso na sala de Justiça....

  • Pedro Mauri
    2015-01-22T13:11:03  

    A compatibilidade entre Windows 10 com o Xbox One foi uma das melhores notícia de jogos que tive nos últimos tempos. Esse Óculos que eles disseram não competir com o Oculus Rift e o Project Morpheus, mas eu acredito que será uma inovação no mercado de realidade virtual. Impressionante, a Microsoft onde entra é pra ser a número 1.

    recentes

    populares

    • Pedro Mauri
      2015-01-22T13:11:03  

      Vai ver que ela é a número 1 dos celulares, anos depois de ter entrado nesse mercado. Não, espera aí...

    recentes

    populares

    • Pedro Mauri
      2015-01-22T13:11:03  

      Com certeza vai ser bugadaço como tudo que ela faz!

  • Dr. Álcool
    2015-01-22T15:15:06

    enquanto isso aqui no BR, novo programa da caixa: "meu HoloLens minha vida" podendo pagar em até 35 anos!

  • Manoel Costa
    2015-01-22T11:23:47

    É A TECNOLOGIA HUMANIZADA A SERVIÇO DA HUMANIDADE... QUE SEJA BEM VINDA PELO BEM E PARA O BEM DE TODOS!!!