Fabricantes

27/01/2015 09h00 - Atualizado em 01/11/2016 14h48

HP ou Epson: qual das marcas escolher na hora de comprar uma impressora?

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Uma das primeiras dúvidas para quem vai comprar uma impressora é: devo escolher uma HP ou Epson? As duas opões são as principais fabricantes dos aparelhos no Brasil e oferecem muito modelos diferente. Pensando nisso, o TechTudo preparou um compilado de informações das duas principais marcas do mercado brasileiro para te ajudar na sua próxima compra. Confira!

Empresa chinesa constrói primeiro edifício do mundo com uma impressora 3D

HP é uma das principais opções na compra de impressoras (Foto: Divulgação / HP)HP é uma das principais opções na compra de impressoras (Foto: Divulgação/HP)

Se o seu primeiro filtro é o preço, melhor pular para a próxima etapa. Os preços de ambas as marcas são semelhantes em todos os modelos, desde impressoras simples até multifuncionais profissionais. Ambas também oferecem somente um ano de garantia. O primeiro passo de economia está, então, na própria impressão.

Os cartuchos das impressoras Epson são mais baratos porque a cabeça de impressão fica na própria impressora. Porém, a desobstrução é extremamente difícil, sendo necessário quase sempre levar à uma assistência técnica. Ou seja, apesar da HP ter cartuchos mais caros, em longo prazo pode se tornar mais vantajoso que pagar o conserto da Epson.

Por outro lado, a Epson oferece diversos modelos de impressoras Bulk Ink. Ao invés de usar cartuchos, essas versões têm tanques de tinta que são muito mais econômicos. Além de ter um espaço maior para a tinta, a durabilidade também é maior, tornando-se mais econômico. É preciso somente ter cuidado com o nível de tinta, já que as impressoras entendem o nível de tinta por folhas impressas e não através de alguma tecnologia. Dessa forma, o melhor é esperar a tinta acabar para encher o tanque.

Bulk Ink é boa alternativa para economizar (Foto: Divulgação / Epson)Bulk Ink é boa alternativa para economizar (Foto: Divulgação/Epson)

Em geral, a qualidade de impressão da Epson é melhor do que a HP. Ao testar, por exemplo, a Epson L355 e a HP Officejet Pro 251 dw (CV136A), as cores da Epson são mais vivas em comparação com o outro modelo. Mas isso, claro, pode depender da qualidade de cada impressora.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Qualidade de imagem pode ser bastante diferente (Foto: Divulgação / HP)Qualidade de imagem pode ser bastante diferente (Foto: Divulgação/HP)

As duas empresas têm opções de impressoras sem fio e aplicativos para impressão direto de seu dispositivo móvel. Mas a Epson ainda traz algumas desvantagens em seu Wi-Fi que, muitas vezes, é desconfigurado sem motivo aparente.

Conectividade é aposta de ambas empresas (Foto: Reprodução / Laura Martins)Conectividade é aposta de ambas empresas (Foto: Reprodução/Laura Martins)

Caso você precise de suporte, as duas empresas possuem locais autorizados em todo o Brasil. Além disso, existem muitas informações úteis nos dois sites, como a possibilidade de baixar os drivers das máquinas. Um ponto positivo da HP é a possibilidade do próprio portal identificar o produto, sem que seja necessário o usuário saber todas as informações.

Em resumo, as marcas oferecem vantagens e desvantagens diferentes. Uma coisa é certa: as duas são ótimas e têm os melhores modelos do mercado. O ideal é pensar no seu perfil de usuário e identificar o que é mais vantajoso. Ficar de olho nas promoções também pode fazer a diferença. Boa sorte com a compra!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jeferson Silva
    2016-12-02T15:00:40

    Perdi meu tempo lendo isso e você perdeu o seu escrevendo, vai lavar louça vai !

  • Leonardo Castro
    2017-11-19T08:10:47

    Eu tive uma Multifuncional HP DeskJet 3050 Jato de Tinta comprei em 2011 e so apresentou defeito em abril de 2017, quando fui instalar bulk de tintas. Porque os seus cartuchos era caros, e a recarga de tinta acabava muito rápido. Eu imprimia muitos documentos. Maio de 2017, comprei uma Multifuncional Epson L375 com o preço 3x maior que HP de 2011 (acima). Pelo o seu Bunk de Tintas de fabrica e durabilidade das tintas e melhor custo e beneficio. Espon esta de Parabens, melhorou muito.... Eu recomendo

  • Milene
    2017-02-14T11:53:14

    infelizmente a HP nao tem mais autorizada em Porto Alegre

  • Gilberto Gomes
    2015-12-14T11:06:15  

    para impressora formato A3. Qual é a mais indicada L1300 Epson ou uma HP similar? Vou usar muito pouco.

    recentes

    populares

    • Gilberto Gomes
      2015-12-14T11:06:15  

      a l300 é substituta da t1110, é uma impressora tão resistente que se usa para imprimir até pvc e baner de lona, nenhuma impressora hp chega perto em durabilidade e resoluçao a epson.

    recentes

    populares

    • Gilberto Gomes
      2015-12-14T11:06:15  

      Já tive varias impressoras, mas vou falar das ultimas! Comprei uma impressora da marca não "vale nada" e com pouco tempo de uso, pifou. Ai lendo opinião a respeito na Net, comprei uma outra da marca " nada vale", tbm usei pouco tempo e pifou. Agora estou em duvidas! Devo comprar uma outra, da marca "nada presta ou da outra marca "presta nada"! Porque o dinheiro que se gasta pra pagar a impressora e as tintas, daria para pagar a impressão em comércios que prestam serviços deste tipo e ainda sobraria muito dinheiro. Tudo isso é de perder a paciência...

  • Marcos Costa
    2015-02-10T14:16:02  

    Minha sogra tem uma impressora da Epson que é "alcoolatra" de tanta tinta que consome. Absurdo !!!

    recentes

    populares

    • Marcos Costa
      2015-02-10T14:16:02  

      Impressora tintólatra então

  • Lucas Andrade
    2015-01-27T16:43:20  

    Falou, falou e falou.. Mais no final não se posicionou? Que matéria mais incompleta, sem direcionamento. Falta de coerência com o título..foi a mesma coisa de não ter falado nada..

    recentes

    populares

    • Lucas Andrade
      2015-01-27T16:43:20  

      tenho duas epson uma t50 com 6 cores e uma xp 214 com 4 cores ambas com fluxo continuo de tinta não entope por nada sendo que uso a t50 com tinta corante e a xp 214 com tinta sublimatica nunca deram problema nunca me deixaram na mão qualidade superior tive uma hp e prefiro ate esquecer sou técnico e tomei uma surra dela cabeça entupida curto na placa dentre outros vendi e não pego hp de ninguém para consertar nem valendo uma barra de ouro do Silvio Santos!

  • Marcos Costa
    2015-02-10T14:37:25  

    Tem que ter sorte. Tem depoimentos favoráveis a Epson e outros a HP . Que dilema....qual das duas ? A tinta ou a laser ?!!!

    recentes

    populares

    • Marcos Costa
      2015-02-10T14:37:25  

      Laser sempre é mais econômica

  • Alex Mendonça
    2015-07-11T22:59:36

    Eu não acredito no que estou lendo! Tenho uma HP 3516 Ink Advantage e comprei hoje uma Epson L365 ECOTANK. A HP IMPRIME IGUAL A UMA LASER COM CORES SUPER VIVAS E BRILHANTES. A EPSON imprime com qualidade inferior e cores FOSCAS.

  • Walter Carneiro
    2015-01-29T13:32:15

    Eu já tive as duas marcas Epson e HP. Pela minha experiência a Epson é muito mais prática de se usar, dura mais, encrenca menos, e a minha nova "Tanque de Tinta" Epson L355 é um espetáculo em termos absolutos de economia de tinta. Faz quase 3 anos e os tanques de tinta ainda estão na metade depois de imprimir umas 35 fotos A4, umas 40 fotos 15x10cm e mais de 1000 folhas em preto e branco. Sugiro utilizá-la pelo menos uma vez a cada duas semanas para evitar entupir o seu cabeçote, que para trocar não custa tão caro assim, mas se entupir use o "software" de manutenção que resolve o problema.

  • Carlos Lucena
    2015-01-29T10:14:54

    eu uso a hp pois eu uso pouco mas se eu fosse usa legal mesmo eu não ia comprar nenhuma das duas mas sim um brother a leser que sai muito mas barato

  • Alexandre Lima
    2015-01-28T11:48:11

    SEMPRE EPSON, equipamentos de ótima qualidade, de encontro ao que o usuário deseja e atendimento ao cliente muito bom. Tente o atendimento ao cliente HP, tente e você vai entender o que estou falando....

  • Renato Togashi
    2015-01-27T22:54:00  

    A Epson como o sistema é a frio, entope a cabeça se ficar muito tempo parada. E o valor de uma cabeça é quase o preço de uma impressora nova. Já a HP, mesmo que entupa, você pode simplesmente trocar o cartucho. Agora, duas dicas: Sempre veja o preço do cartucho antes de comprar uma impressora. Tem casos que um par é o preço de uma impressora nova. E se você imprime mais que 20 paginas por dia, não compre jato de tinta. Compre uma laser. Apesar de ser mais cara, em dois meses vc já recuperou o dinheiro gasto e começa a economizar muito mais do que com a jato de tinta.

    recentes

    populares

    • Renato Togashi
      2015-01-27T22:54:00  

      Isso sobre a cabeça de impressão é mesmo verdade. Mas o motivo da cabeça custar tão caro é: ela dura MUITO TEMPO. As cabeças de HP precisam de um fluxo de tinta constante e podem queimar por qualquer motivo simples. Já as da Epson são "pau pra toda obra". Trabalho com Brother, Epson e já trabalhei com HP na minha gráfica. Eu já tinha uma Epson T50 quando comprei uma HP Officejet 8500. A 8500 apresentou problemas na cabeça depois de 90 mil cópias, foi trocada, rodou por mais um tempo, começou a dar outros problemas, eu desisti dela e a vendi, e a T50 continua até hoje sem qualquer falha.

    recentes

    populares

    • Renato Togashi
      2015-01-27T22:54:00  

      Uma Epson bem cuidada, usada com frequência e com tinta de ótima qualidade pode durar muitos e muitos anos. A minha já tem uns 2 anos e contando.