Impressora 3D

25/01/2015 07h00 - Atualizado em 25/01/2015 07h00

Impressora 3D 'Star Trek' teletransporta objetos de um aparelho a outro

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os filmes de ficção científica não parecem estar tão longe da realidade com a impressora 3D “Scotty”, projetada pela empresa Hasso Plattner. A tecnologia “teletransporta” objetos físicos entre uma máquina e outra, com funcionamento digno para o uso do personagem capitão Spock, no filme de ficção Star Trek. A transmissão demora cerca de 90 minutos e os objetos podem ser personalizados.

Empresa chinesa constrói primeiro edifício do mundo com uma impressora 3D

Impressora Scotty teletransporta objetos físicos entre as máquinas (Foto: Divulgação/Scotty)Impressora Scotty teletransporta objetos físicos entre as máquinas (Foto: Divulgação/Scotty)

Para começar, vale destacar que essa impressora não é nenhuma invenção da USS Enterprise para integrar uma das naves espaciais da série. Mas pode chegar bem perto. A tecnologia é um dos pontos mais próximos do “teletransporte” atual e funciona ao mesmo tempo em duas Impressoras Scotty ligadas: na primeira é inserida o objeto que deseja enviar e a segunda recebe as informações. Na verdade, é uma “réplica” bem elaborada, que lembra um teletransporte, já que o objeto some da primeira impressora e aparece na segunda.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Processo de envio de dados na impressora 3D com objeto físico (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Processo de envio de dados na impressora 3D com objeto físico (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Basicamente, o sistema funciona por meio de camadas. Cada máquina Scotty é equipada com um sistema de análise fotográfica, que registra as informações pelo topo de cada “fatia” feita pelo moedor interno. Esses dados são enviados para a segunda máquina, que reproduz cada etapa na formulação do objeto em 3D, com mesmo formato, tamanho e material.

Objetos podem ser personalizados antes do envio pela impressora 3D (Foto: Divulgação/Scotty)Objetos podem ser personalizados antes do envio pela impressora 3D (Foto: Divulgação/Scotty)

Depois que o mistério é revelado, é possível imaginar as mais interessantes funções para esse equipamento, como enviar presentes personalizados para os familiares, ou fazer surpresas divertidas para os amigos. Segundo os criadores, a ferramenta pode ser útil para quem comprou algum objeto em lojas online, como e-Bay, e não quer esperar o tempo de chegada pelo correio. Dessa forma, apenas o produto duplicado seria aproveitado pelo comprador, sendo a matriz destruída no processo de “transporte”. Ainda não há previsão para o início da comercialização da impressora “Scotty” nem chegada no mercado brasileiro.

Confira esse vídeo de como o processo de teletransporte acontece:


Via Gizmodo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marlene Conte
    2017-08-14T21:12:43

    Nao é de uso do SR SPOK !!! o nome da parada é "Scotty".....SR SCOTT, ENGENHEIRO DA ENTERPRISE, responsável pelo funcionamento do teletransporte, chamado de Scotty pelo KIRK. Daí o nome da impressora. Bola fora tech tudo.

  • Jean Carlo
    2015-01-25T14:49:49  

    Arrependeivos enquanto é tempo. Ates da chegada e do triunfo da Besta. Tais coisas são afronta ao criador. No apocalipse está escrito que serão aberto sete selos antes do juíso final. Esses selos já estão sendo aberto, que são essas tempestadis, guerras, destruissão das familias. Aleluia!!

    recentes

    populares

    • Jean Carlo
      2015-01-25T14:49:49  

      Daniel Gonzales ALELUIA

    recentes

    populares

    • Jean Carlo
      2015-01-25T14:49:49  

      Tem sempre uma besta pra falar isso.

  • Alex Rc
    2015-04-16T17:54:20

    CADÊ O EDIFÍCIO?????????????????????

  • Alan Vascaino
    2015-03-14T13:24:18

    Empresa chinesa constrói primeiro edifício do mundo com uma impressora 3D,, cliquei la e ai aki.

  • Wagner Antunes
    2015-02-24T10:05:29

    daqui amanhá vamos virar maquinas não vamos mais morrer.

  • Marcelo
    2015-01-26T11:17:17

    Mais uma boa pegadinha da techtudo!

  • EDSON KAYANO
    2015-01-26T11:09:21

    Que matéria mais "tosca"...

  • Flavio Gonçalves
    2015-01-26T09:40:04  

    Aos que falam que é apenas uma replicadora (e realmente é), deixo uma reflexão: assim como esses materiais "transportados" o corpo humano é formado de átomos. A capacidade de pensar, da memória, entre outras atividades que nosso corpo pode fazer são resultados de interações nervosas. No futuro, quando todas essas interações nervosas forem descobertas na essência e a tecnologia 3D estiver num estágio bem avançado, isso será um teleporte. Para se teleportar deve-se desmembrar a matéria e reconstruí-la em outro lugar. Querendo ou não, essa impressora é sim o "início" da tecnologia do teleporte.

    recentes

    populares

    • Flavio Gonçalves
      2015-01-26T09:40:04  

      Não, errado, essa é uma solução "viável" que alguns cientistas deram ao teletransporte de Star Trek, mas nunca foi teletransporte... Teletransporte é transportar imagem x do ponto A para o ponto B sem que este percorra qualquer distância entre os pontos, para a Física isso só é possível com partículas quânticas e teoricamente com buracos de minhoca... A cópia, destruição e projeção de um objeto em outro lugar é espelhamento com destruição, não teletransporte.

    recentes

    populares

    • Flavio Gonçalves
      2015-01-26T09:40:04  

      É o embrião do teletransporte sem dúvida. Minha curiosidade é pelo transporte de uma planta viva ou de uma caneta esfrerográfica. Será que a planta continuaria viva? A caneta escreveria?Mas é simplesmente extraordinário.

  • Sulista Catarina
    2015-01-26T11:04:57

    Apesar dos comentários com ''sarcasmo'', a invenção é extraordinária. Até 1 anos atrás ou menos. se alguem falasse que seria possível ''destruir um objeto e reconstruí'lo'' em outra máquina esse alguem seria motivo de risos. Pois agora é um fato. Falta deixar bem claro se o objeto destruído vira cinza e permanece na máquina de origem. Mas parece que o objeto destruido é reconstruido na outra máquina utilizando a mesma matéria o que configuraria o teletransporte. Falta ver como foram os testes com objetos vivos, plantas por exemplo. Creio que esse seria o próximo passo!

  • Carlos Tavares
    2015-01-26T10:53:28

    Eu já faço isso com as minha fotos.....Teletransporta, que piada

  • Carlos
    2015-01-26T10:52:06

    Isso seria similar ao mesmo que enviar dados de um arquivo de um computador a varias impressoras.

  • Jorge Fernandes
    2015-01-26T10:38:54

    Coitado desse jornalista, não sabe nem o que seria um teletransporte.

  • David Nascimento
    2015-01-26T09:50:32

    ele não teleporta ela recria o objeto ou outra coisa,uma copia assim dizendo '-'

  • Romeo Carvalho
    2015-01-26T09:42:34

    TEXTO DA MATÉRIA: " NA VERDADE NÃO É BEM TELETRANSPORTE E SIM UMA RÉPLICA NA OUTRA IMPRESSORA... " KKKK VCS SÃO HILÁRIOS!

  • Alef Cruz
    2015-01-26T09:39:19

    pokemon está de volta.

  • Victor Pereira
    2015-01-26T09:20:11

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk,agora isso é teletransporte eh?huashaushaus

  • Fernando
    2015-01-26T08:41:30

    Teletransporte nao me impressiona, pois o Goku ja domina essa tecnica a muito tempo. So volto nesse site quando alguem aprender a fazer o kamehameha ou genki dama, fora isso é tudo lixo!

  • Fernando
    2015-01-26T08:37:13

    Voces estao desatualizados, pois essa tecnica do teletransporte o Goku ja faz a muito tempo...

  • Claudio Junior
    2015-01-26T08:26:51

    mesmo sistema das impressoras compartilhadas em rede....não tem novidade....somente são impressoras 3D

  • Leonardo
    2015-01-26T08:25:53

    nooooosssaaa que teletransporte kkkkkkkkkkk. Um simplesmente envia uma imagem para a outra que faz a impressão. Qual a novidade nisso?

  • Eduardo Teodoro
    2015-01-26T08:22:55

    Nossa quem escreveu a materia viajou geral e apenas uma replicadora,que materia ridicula...

  • Rodrigo Perez
    2015-01-26T07:33:33

    Cara, não sei o que é pior nas "matérias" do techtudo, o título ou o conteúdo.

  • DECIO FILHO
    2015-01-26T05:05:47

    Garoto fraquinho, quem indicou?

  • Ivonil Alauk
    2015-01-26T01:36:29

    RIDICULO.......PARA SE TRANSPORTAR ALGUMA COISA, PODERIA SE IMAGINAR QUE TERIAMOS QUE DESINTEGRAR PRIMEIRO O OBJETO ORIGINAL E ENVIA-LO PARA UMA MAQUINA QUE RECOMPÕE TODAS AS CÉLULAS OU ÁTOMOS DA MESMA FORMA QUE O ORIGINAL.....IMPRESSORA SOMENTE IMPRIME E NÃO CONSTROI, A NÃO SER QUE TENHA TODA A MATERIA DO MUNDO DISPONIVEL.

  • Renato Assis
    2015-01-25T17:46:03  

    Pelo amor de Deus. Alguém prenda o estagiário que escreveu essa matéria. que coisa mais ridícula. Quer dizer que você compra um objeto pelo e-Bay, escaneia, destrói e reimprime do outro lado, né? Só faltou dizer que só funciona se o objeto for construído do material que a impressora usa para imprimir seus moldes.

    recentes

    populares

    • Renato Assis
      2015-01-25T17:46:03  

      Sim...que ridículo..acham que somos acéfalos?

    recentes

    populares

    • Renato Assis
      2015-01-25T17:46:03  

      Parece sacanagem essa "matéria". Acho que nem foi estagiário! Foi o menor aprendiz que acabou de fazer 14 anos e ainda vive no fantástico mundo de BOB. Um viajão.......