09/01/2015 15h05 - Atualizado em 09/01/2015 15h45

Nintendo vai parar de vender jogos e consoles no Brasil

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

A Nintendo anunciou em caráter oficial nesta sexta-feira (9) que não terá mais os seus games e consoles distribuídos oficialmente no Brasil. O serviço de distribuição era feito pela Gaming do Brasil, uma subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica, que distribuiu grandes títulos de sucesso para o Wii U e 3DS, como Mario Kart 8 e The Legend of Zelda: A Link Between Worlds.

Jogos da Nintendo não serão mais distribuídos oficialmente no Brasil (Foto: Divulgação)Jogos da Nintendo não serão mais distribuídos oficialmente no Brasil (Foto: Divulgação)

“O Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável. Estes desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local”, explica Bill van Zyll, diretor e gerente para América Latina da Nintendo of America.

Apesar das mudanças no Brasil, o executivo pretende trabalhar ao lado da Juegos de Video Latinoamérica – que continua a ser a distribuidora da Nintendo para a América Latina – para monitorar a evolução do ambiente de negócios. Dessa forma, será possível encontrar a melhor maneira de servir os fãs brasileiros em um futuro próximo.

Embora as recentes decisões afetem a distribuição dos produtos da empresa japonesa por aqui, o setor de assistência técnica continuará nas mãos da HG Digital Services, assim como as garantias locais para os consumidores atuais. É bom lembrar que os títulos em formato digital continuarão a ser comercializados através do eShop brasileiro.

 Qual vale mais a pena: Nintendo 3DS ou 3DS XL? Comente no Fórum do TechTudo!