Internet

27/01/2015 09h21 - Atualizado em 27/01/2015 09h21

Tubrosa: vírus faz seu PC virar zumbi para 'bombar' vídeos do YouTube

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Ter um vídeo com muitas visualizações no YouTube é uma boa forma de ganhar dinheiro com publicidade e os cibercriminosos estão de olho nesta fonte de renda. Um novo tipo de trojan detectado pela Symantec, chamado Tubrosa, está sendo usado para transformar os computadores infectados em zumbis que acessam vídeos no site do Google sem o consentimento do usuário, gerando "views falsos".

Saiba o que são spywares, vírus, e outros malwares; veja como se proteger

No inicio do ano ensinamos como baixar vídeos do YouTube sem instalar programas (Foto: Pond5) (Foto: No inicio do ano ensinamos como baixar vídeos do YouTube sem instalar programas (Foto: Pond5))YouTube (Foto: Pond5)


O malware se espalha através de spam. As mensagens trazem anexos ou links que, se abertos, baixam um arquivo malicioso que contamina o computador. O Tubrosa então, se comunica com um site falso, onde baixa um segundo arquivo que contém uma lista de links de vídeos do YouTube que devem ser acessados.

Segundo a Symantec, grande parte destes vídeos é copiado de outros usuários do site. Ou seja, roubo de propriedade intelectual.

Por fim, o malware abre estes links em background, sem que o usuário saiba. Para garantir que não seja descoberto, ele reduz o volume do computador e instala ou atualiza o Adobe Flash Player para garantir compatibilidade.

O Tubrosa também modifica arquivos no computador infectado para enganar as medidas de segurança do Google e fazer o sistema acreditar que cada vídeo está sendo visto por um usuário diferente.

Malware reproduz vídeos sem que o usuário saiba (foto: Reprodução/YouTube)Malware reproduz vídeos sem que o usuário saiba (Foto: Reprodução/Symantec)

Segundo a Symantec, o Tubrosa começou a se disseminar em agosto de 2014 e os países mais afetados são Coréia do Sul, Índia e México. A fabricante de antivírus aconselha que os usuários tenham cautela ao receberem e-mails suspeitos, evitem abrir anexos desconhecidos e mantenham o antivírus sempre atualizado.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.

Via Symantec

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Andrade
    2015-01-27T11:56:32  

    Vírus, trojan, malware, cavalo de tróia e antivírus... Afinal, que diabos é isso?

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-27T11:56:32  

      Yuri, você disse: vírus afetam o Yosemite. hehehehe É mito, mas gostei da sua piada.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-27T11:56:32  

      Acessa o whatsapp no seu Mac ai...

  • Bruno Hermogenes
    2015-01-27T11:27:56

    Será que as pessoas nas eleições aqui no RJ estavam infectadas pelo tubrosa, ao reeleger Sergio Cabral, que foi disfarçado em Pezão? ou a urna eletrônica tbm poderia estar infectada...

  • Fernando Silva
    2015-01-27T10:30:52

    'bizarro'