12/02/2015 08h00 - Atualizado em 12/02/2015 08h00

Android 5.0: ‘pirateiros’ estão tendo uma ‘surpresinha’ em alguns jogos

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Os usuários do smartphones com Android que gostam de baixar apps e jogos piratas, os famosos “APK+DATA”, estão tendo uma pequena “surpresa” no Android 5.0 Lollipop. Na nova versão do sistema, o Google realizou várias mudanças na permissão de diretórios e, com isso, a prática de instalar jogos piratas está impossibilitada.

Android KitKat x Lollipop: veja em imagens o que muda no sistema

Jogadores que tentarem instalar apps/jogos crackeados no Android terão uma pequena decepção (Foto: Reprodução / Facebook)Jogadores que tentarem instalar apps/jogos crackeados no Android terão uma pequena decepção (Foto: Reprodução / Facebook)

A mudança ocorre principalmente no diretório “Android/obb”, que agora não poderá mais ser alterado pelo smartphone. Além disso, a segurança do Android Lollipop está barrando vários games crackeados. O sistema apenas informa que o aplicativo não foi instalado.

Na realidade, essas novas “travas” contra pirataria já estavam ativas desde a primeira versão do Lollipop, que saiu em Novembro de 2014 para aparelhos da linha Nexus. Porém, somente depois que a nova versão do sistema foi lançada para dispositivos mais populares - como Motorola Moto G 2013/2014 -, alguns usuários, que instalaram apps e jogos crackeados, comentaram sobre o “bug da pasta obb”.

Android Lollipop está barrando instalação de jogos pirata (Foto: Reprodução / Facebook)Android Lollipop está barrando instalação de jogos pirata (Foto: Reprodução / Facebook)

Como foi dito, não há nenhum bug. Na verdade, foi feita uma mudança na permissão do diretório “Android/obb” para melhorar a segurança do sistema. Com isso, foi corrigida uma falha que permitia aos crackers instalar apps piratas. 

- Combate à pirataria

O índice de pirataria de apps e jogos no Android é bastante alto. Além disso, essa não é a primeira vez que o Google toma providências para barrar os “pirateiros”. Entretanto, essa é uma das poucas vezes em que o famoso site de buscas tomou uma ação para impactar o último elo da cadeia, o usuário final.

Não custa lembrar que já estão disponíveis no Brasil os cartões de Vale-Presente (gift cards) da Google Play, que permitem comprar qualquer tipo de conteúdo da loja. O usuário pode, inclusive, realizar compras dentro dos games.

Atualização do android 5.0 no Moto G 2013? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Melo
    2015-09-10T10:16:27

    Grande Caca, entendo de programação e já fiz rolar altas pu****** no meu Galaxy S6 Edge.

  • Olavo Morett
    2015-08-07T10:52:57

    Alegria de podre dura pouco...

  • Carlos Jose
    2015-07-15T23:53:14

    Eu não consigo baixa nem moderna combate da play story

  • Thiago Balduino
    2015-06-19T16:45:47

    Aplicativos não faltam,caso isso realmente aconteça logo os usuarios do Android mudarão para o Windows já que ele vai rodar jogos e aplicativos de ambos IOs e Android.

  • Jhonathas Matos
    2015-02-13T09:40:26  

    A diferença entre usuários de iOs e Android, é que os de iOS não querem piratear, já os de Android, só pensam em si. Terrível isso.

    recentes

    populares

    • Jhonathas Matos
      2015-02-13T09:40:26  

      olha so fala o cara certinho,nunca baixou uma musica na internet,nunca pegou uma musica com um colega,nunca assistiu um filme pirata,nem um filme online..a va da um tempo

  • Lucas Amaral
    2015-04-06T22:33:59  

    já ouvi essa conversa de que não seria mais possível piratear jogos. E pirateamos ate hoje rsrsrs, porque agora sera diferente?

    recentes

    populares

    • Lucas Amaral
      2015-04-06T22:33:59  

      Aos poucos estão sendo travados.

  • Ivson Maranhão
    2015-04-01T10:15:59

    Root + Super User + lucky patcher mandão Lembranças kkkkkkkkkkk retira a virificação de Licença bem Gostoso!

  • Kawan Sousa
    2015-02-16T21:26:21

    Eu instalei sem proplema o NFS Most Wanted ,android 5.0.2 Moto g2 Dtv

  • Wesley Medeiros
    2015-02-13T23:23:46

    Relex galera. Jaja nego lança um app ou algo do tipo pra resolver esse problema ai rsrsrs Google tem qeu entender que Android e Open Soucer então nos fuça tudo mesmo ! Pra que imitar IOS se ja tem o IOS ? ! mds vamo que vamo XDA

  • Roberto Cunha
    2015-02-12T14:09:54  

    Como é que fica aquela crítica de que a "êipou" deixa o sistema engessado, que tem que fazer jailbreak pra tudo, "andróidi" que é a favor do usuário?

    recentes

    populares

    • Roberto Cunha
      2015-02-12T14:09:54  

      Favor da pirataria também? Onde está escrito isso?

    recentes

    populares

    • Roberto Cunha
      2015-02-12T14:09:54  

      Não, meu caro, sou absolutamente contra, quem tem dinheiro pra comprar celular no BR por esses preços absurdos, tem que ter dinheiro pra pagar pelo que não é grátis...

  • Juninhosonics
    2015-02-12T11:08:11  

    Solução... Root... Resolvido =D

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2015-02-12T11:08:11  

      Acho que com essa versão não fera...

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2015-02-12T11:08:11  

      Kenji Sato, ctz ki logo logo eles arrumam um jeito

  • David Santos
    2015-02-12T14:45:33

    Sabe de nada inocente!

  • Lucas Telles
    2015-02-12T12:06:08

    Mentira. Intalei ontem o Goat Simulator. :) huehue

  • Deividy Alcantara
    2015-02-12T11:14:55

    E questão de tempo pra achamos uma brecha nesse sistema. Afinal, não há sistema completo que não possa ser alterado.