Internet

17/02/2015 08h32 - Atualizado em 17/02/2015 09h52

Carnaval 2015: Google celebra com Doodle folião e super purpurinado

Gabriella Fiszman
por
Da Redação

Até mesmo o Google entrou para a folia do Carnaval 2015. Com um Doodle colorido e cheio de brilhos, o gigante celebra nesta terça-feira (17) a popular festa brasileira. A figura traz adereços típicos como plumas, serpentinas e uma homenagem a cantora Carmen Miranda. Representado pela letra "G" do nome do buscador, as frutas tropicais da figura lembram os enfeites e chapéus usados por Carmen na época, que representava uma típica baiana, e de passistas das escolas de samba e fantasias luxuosas.

Como usar 'filtro de confete' em fotos de carnaval no Instagram e Facebook

Doodle do Google celebra o Carnaval 2015 (Foto: divulgação)Doodle do Google celebra o Carnaval 2015 (Foto: Reprodução/Google)

O Doodle de Carnaval chega no último dia oficial de folia, sendo comemorado pouco antes da quarta-feira de cinzas, que encerra a festa ao meio-dia na maioria das cidades brasileiras. 

Não perca a folia! Veja como usar o app Carnaval 2015 O Globo

Além do Google, o carnaval 2015 também ganhou outro aliado: o Twitter. O microblog e a RioTur anunciaram uma parceria para promover o uso da hashtag #RioCarnaval. A ação pretende unir os mundos online e offline, de 13 a 23 de fevereiro. O objetivo é de que os usuários façam fotos em dois locais ícones da cidade, onde há uma réplica gigante da hashtag, e usem nos posts. Uma está na calçada da Praia de Copacabana, altura do Copacabana Palace, e outra no Parque dos Patins, Lagoa.

Hashtag #RioCarnaval no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, para o Carnaval (Foto: Divulgação/RioTur)Hashtag #RioCarnaval no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, para o Carnaval (Foto: Divulgação/RioTur)

Como surgiu o Carnaval

O Carnaval surgiu na Europa antes do começo da era cristã. Festas dedicadas ao deus Dionisio influenciaram a criação da data em meados de fevereiro. No Império Romano, as festividades ao deus Baco eram celebradas com abundância de vinho e, como sempre, muita alegria.

Os romanos influenciaram na criação dos bailes de máscaras em Veneza, que deram origem ao carnaval italiano. No Brasil, país de colonização portuguesa e europeia, o Carnaval ganhou destaque com os desfiles das escolas de samba e nas festas dos blocos de rua. Nos estados da região do Nordeste, os trios elétricos realizam boa parte das festividades pelas avenidas.

Como desbloquear sua conta no Instagram? Veja no Fórum do TechTudo. 

A festa brasileira ganhou importância internacional e foi copiada e espalhada por brasileiros no Japão, por exemplo, onde ocorrem desfiles na capital Tóquio.

Mesmo com tantas mudanças na história, certas características do Carnaval sempre prevaleceram: É uma festa que celebrada com muita bebida, sensualidade e fantasias entre os participantes. Por esse motivo, campanhas de uso de preservativos como a camisinha e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis aumentam para conscientizar mais a população durante o evento.

Origem da palavra 

A origem da palavra é controversa. A maioria dos estudiosos afirmam que a etimologia remete à “carne” e “vale“, que no latim significa “adeus à carne”. Outros defendem que a expressão vem do italiano carne e vale, já que o dialeto milanês tem “carnelevare", esta vindo do baixo latim “carnelevamen", significando “ação de tirar uso da carne”, no jejum para a festa cristã da Páscoa.

De qualquer forma, Carnaval é tempo de divertimento, que varia de extensão, segundo os países, mas que pode começar já depois do primeiro dia do ano e acabar na véspera de quarta-feira de Cinzas.

Top Aplicativos do Carnaval 2015

Beija Eu - O chat oficial do Carnaval 2015.

Carnaval RJ - Agenda e rodas dos blocos do Rio de Janeiro.

Carnaval 2015 O Globo - Fique por dentro de tudo que acontece nos blocos cariocas.

Marchinhas de Carnaval - Aplicativo relembra marchinhas de carnaval para você cantar.

Piriri App - Precisando de banheiro? Quando piriri apertar, saiba onde está o mais próximo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares