Internet

11/02/2015 11h49 - Atualizado em 11/02/2015 11h49

Cortana vai 'pensar sozinha' no Windows 10

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Microsoft revelou detalhes sobre o funcionamento da Cortana, sua assistente virtual, que estará disponível para os usuários do Windows 10 assim que o sistema operacional for lançado. Segundo a empresa, o software não se limitará a responder aos comandos e também fará sugestões. Mas, como?

Primeiras imagens do Windows 10 para smartphones vazam na Internet

Cortana no Windows 10 vai fazer sugestões e interarir mais; saiba o que muda (Foto: Reprodução/Microsoft)Cortana no Windows 10 vai fazer sugestões e interarir mais; saiba o que muda (Foto: Reprodução/Microsoft)


Isso será possível porque a assistente é inteligente, e aprende com a forma como é mais usada. Com o tempo, ela identifica as preferências do usuário, ganhando a habilidade de encontrar informações relevantes com mais velocidade e de fazer recomendações de acordo com seus gostos.

A Cortana também será capaz de guardar o contexto das informações e se adaptar a cada situação. Por exemplo, ela é capaz de saber em que tipo de dispositivo está sendo utilizada, smartphone ou PC, e reagir de acordo. 

O usuário do software também vai poder programar um comando no celular, como um lembrete, que será executado mais tarde enquanto ele estiver no computador. A assistente também poderá fazer pesquisas no Bing e em todos os dispositivos e contas do OneDrive associadas, além de procurar e reproduzir arquivos em todos os devices do usuário. 

É possível migrar do Windows 7 para o Windows 10? Veja no Fórum do TechTudo.

Segundo a Microsoft, o foco ao criar a Cortana é melhorar a produtividade do usuário. Quando alguém está ocupado com um projeto e precisa enviar uma mensagem a outra pessoa, basta falar um comando a assistente virtual em vez de abrir um outro aplicativo de mensagens e perder tempo. 

Cortana terá ícones contextuais para interagir com usuários (foto: Reprodução/Microsoft)Cortana terá ícones contextuais para interagir com usuários do Windows 10 (foto: Reprodução/Microsoft)

No futuro, a expectativa é que a Cortana aprenda cada vez mais com o usuário e seja capaz de 'pensar sozinha'. Se ela aprender onde o usuário mora, por exemplo, poderá mostrar informações de tráfego relevantes. Atualmente, a assistente já pode ser testada por membros do Windows Insider, que utilizam a versão preview do sistema operacional. Saiba como instalar o Windows 10 Technical Preview.

No vídeo abaixo, a Microsoft mostra um pouco mais do funcionamento da Cortana em computadores e smartphones, ainda mais inteligente. Ative as legendas em português no YouTube, se necessário:


Via Microsoft

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Soares
    2015-02-17T03:45:26

    Prevejo mais do que a metade das pessoas indo para Ubuntu. Windows 10 não me parece que vai ser seguro, pois essa cortana vai saber de tudo que o usuário vai fazer e enviar para a Microsoft, possivelmente sofrendo uma interceptação da NSA. :/

  • Geraldo Ferreira
    2017-09-09T20:58:41

    cortana na verdade em nada melhorou o Windows 10, é somente uma forma de markiti da maicrosof, existe vários outros sistemas de inteligência artificial a preço popular rodando na internetm100% melhor, com muito mais integração com o usuário, principalmente sem a necessidade de estar sempre repetindo a frase hei cortana, é só instalar e ativar e pronto, está sempre ouvindo, sem contar que além das mais de 10. 000 funções iniciais, propicia ão usuário acrecemtar quantas mais forem suas necessidades.

  • Elton Freitas
    2015-02-11T12:51:29

    É assim que aquele computador do filme Eu Robô nasceu