25/02/2015 07h30 - Atualizado em 25/02/2015 07h30

Foxit ou Adobe Reader? Descubra qual o melhor para seu PC

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Enviar e receber PDFs é uma prática cada vez mais comum entre os internautas. Mas, como a oferta de programas para edição e visualização desse tipo de arquivo é muito grande, o usuário pode ficar confuso na hora de escolher um software. O TechTudo comparou o Adobe Reader e o Foxit PDF Creator para descobrir qual dos gigantes se sai melhor em cada categoria e para o que você precisa. 

Como pesquisar texto dentro de vários arquivos PDF de uma só vez

Foxit-Adobe Reader (Foto: Arte/ TechTudo)Interface, funções e leveza, veja qual dos programas se sai melhor nas categorias (Foto: Arte/ TechTudo)

Interface: Empate

Com interfaces organizadas e intuitivas, os dois programas são fáceis de usar e configurar. Para quem usa o Windows, o Foxit apresenta uma vantagem: a similaridade com o Pacote Office.  

Interfaces são intuitivas (Foto: Reprodução / Laura Martins)Design intuitivo rende empate para os dois programas (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Funções: Foxit

O Foxit ganha do Adobe por ser, além de um visualizador, um criador de PDF. Com ele é possível criar, editar e organizar arquivos desse tipo. Os dois programas permitem que o usuário faça anotações e grife o texto. O Adobe Reader, entretanto, possui muitas limitações na versão grátis, como a impossibilidade de exportar um arquivo para outra extensão e de converter arquivos para PDF. 

Usuários de Adobe têm que pagar por funcionalidades (Foto: Reprodução / Laura Martins)Usuários de Adobe têm que pagar por funcionalidades extras (Foto: Reprodução / Laura Martins)

O Foxit ainda permite o compartilhamento de arquivos no Facebook, e-mail ou Evernote. Os dois programas possuem a opção de armazenamento em nuvem, cada um com seu serviço próprio: Foxit Cloud ou Adobe Cloud.

Cloud ajuda no armazenamento de PDFs (Foto: Reprodução / Laura Martins)Cloud ajuda no armazenamento de PDFs (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Em nenhum dos dois programas, entretanto, é possível importar arquivos que não sejam extensão PDF.

Leveza: Adobe

Nesse quesito, o vencedor é o Adobe. O programa é significativamente mais rápido que seu concorrente - talvez pelo número reduzido de funcionalidades. Um usuário com necessidades mais básicas não se arrependerá de defini-lo como seu programa padrão de visualização de PDFs. 

Conclusão

As diferentes funções de cada programa garantem um empate, se o usuário não tem prioridades. Para quem deseja apenas visualizar um arquivo de maneira rápida e simples a opção óbvia é o Adobe Reader. Se o seu objetivo, entretanto, for alterar e compartilhar o PDF é melhor ter o Foxit Creator em seu computador. Agora que você já sabe mais sobre cada programa, escolha e comece a usar. 

Como converter um PDF em documento Word? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Santos
    2017-07-15T19:06:00

    muito bom.