Internet

09/02/2015 14h31 - Atualizado em 09/02/2015 14h31

Google Maps faz 10 anos: confira a linha do tempo da plataforma online

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Google Maps completou 10 anos no último domingo (8) e, para comemorar essa data, nada melhor do que relembrar os momentos mais marcantes do serviço de mapas. Afinal, quem nunca recorreu ao Maps para traçar rotas de viagens ou pediu aquela ajudinha ao serviço para descobrir como chegar até determinado endereço? Lançado em fevereiro de 2005 na versão desktop, o serviço evoluiu bastante com o tempo, ganhou aplicativos móveis e mais; confira sua trajetória na Internet nesta linha do tempo. 

Passeie por dentro de dez lugares 'escondidos' com o Google Street View 

Google Maps: relembre os dez momentos mais marcantes (Foto: Divulgação) (Foto: Google Maps: relembre os dez momentos mais marcantes (Foto: Divulgação))Google Maps: relembre os momentos mais marcantes do serviço de mapas online (Foto: Divulgação/Google)


1) Google Maps para smartphones – Abril de 2005

Em 2005, foi lançado o aplicativo móvel do Google Maps para smartphones, nos Estados Unidos. A partir desse momento o acesso aos mapas não estava mais limitado à conexão fixa com um computador. O modo de uso do programa foi completamente reconfigurado com essa mudança. Atualmente o aplicativo oferece interface em português e uma série de serviços locais. 

2) Google Earth – Maio de 2005

Ainda em 2005, o Google Maps tomou outro rumo decisivo: o lançamento do Google Earth, serviço de mapeamento com base em imagens de satélite. Com essa iniciativa, a navegação virtual por, basicamente, qualquer lugar geográfico ficou disponível ao usuário em apenas um clique. 

3) Google Street View – Maio 2007

Após dois anos de dominação do mapeamento por satélite, a Google resolveu se expandir por terra: foi lançado o Google Street View. Com ele, o usuário consegue "caminhar" pelo endereço escolhido através de imagens em 360° registradas por equipamentos alocados em carros. Mais recentemente, para locais de mais difícil acesso, as fotografias passaram a ser registradas por pessoas

4) Google Maps Maker – Junho de 2008

Em 2008, a Google lançou o Google Maps Maker, um serviço que permite que qualquer pessoa atualize informações de um local. Dessa forma, os mapas estão sendo sempre atualizados e a plataforma está cada vez mais completa. 

5) Navegação Turn-By-Turn – Outubro de 2009

Em outubro de 2009, a navegação turn-by-turn foi adicionada aos dispositivos móveis para facilitar a navegação. O recurso permite que o usuário planeje rotas, designando o ponto de partida e o de destino. O serviço, então, aponta o tempo da viagem, os caminhos disponíveis e até a presença de pedágios. 

6) Expansão do Street View  - Setembro de 2010

Três anos após a sua criação, o Street View foi expandido para todos os sete continentes. A atualização do sistema o tornou mais completo e melhor para o usuário. Atualmente até um camelo já serviu como forma de locomoção para o registro de imagens no deserto de Abu Dhabi.

 7) Google adquire o Zagat – Setembro 2011

Para expandir seus serviços, o Zagat foi adicionado ao leque do Google. Os dados da empresa especialista em guias de restaurantes e locais em todo o mundo foram implementados nos mapas.

A partir de então o Google Maps passou a oferecer dicas de hotéis, bares, assim como reviews dos usuários para esses estabelecimentos. A ferramenta é ideal para viajantes e é oferecido de forma simples na interface do Google Maps.

8) Lançamento do Trekker – Junho de 2011

Para tornar o registro de imagens do Street View mais preciso, em 2011 foi lançado o Trekker. Através dele o usuário pode conhecer "de perto" diversos pontos turísticos ao redor do mundo.

Isso acontece já que o equipamento é carregado na mochila de um dos funcionários da empresa enquanto registra imagens de alta resolução em 360°. O aparelho pesa 18 quilos, tem quatro metros de altura e é controlado por um smartphone Android.

Trekker é implementado ao Google Maps (Foto: Divulgação/Google)Trekker é implementado ao Google Maps em junho de 2011 (Foto: Divulgação/Google)

9) Compra do Waze – Junho de 2013

Em 2013, o Maps passou a exibir notificações de acidentes, trânsito e acontecimentos naturais. Essa mudança foi possibilitada pela compra do Waze, e aplaudida pelos motoristas. Os usuários passaram a usar o Google Maps para encontrar a rota mais rápida para seguir com seu carro. O aplicativo ainda pode ser baixado e instalado separadamente no seu smartphone. 

10) Google Maps chega para iOS – Dezembro de 2012

Por muito tempo o serviço de mapas móvel do Google foi exclusivo do seu sistema operacional, o Android. Mas, em 2012, os usuários do iPhone (Apple) comemoraram a chegada do Maps para iOS. Atualmente o aplicativo está disponível também para o Windows Phone, sistema da Microsoft.

Curiosidade:  O Google Trekker navega em Veneza –  Novembro de 2013

Com uma ajudinha do Trekker, que nessa época comemorava seus 2 primeiros anos, o Maps chegou também em Veneza. Em novembro de 2013, o  serviço de mapas do Google atravessou os canais da famosa cidade italiana e forneceu a todos os seus usuários a possibilidade de fazer um passeio digital de gôndola pela cidade alagada. 

Google Maps chega em Veneza com passeio de gôndola (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Google Maps chega em Veneza com passeio de gôndola (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora que você já conhece dez os fatos mais marcantes do Google Maps, vale conferir mais curiosidades sobre o serviço com uma navegação nos mapas. Saiba Tudo Sobre o Google Maps no TechTudo.com.

Infográfico da trajetória do Google Maps (Foto: Divulgação/Google)Infográfico revela a trajetória do Google Maps nos seus dez anos (Foto: Divulgação/Google)

Qual é o melhor serviço de mapas: Here vs Google Maps?  Veja no Fórum do TechTudo.

Via Google Maps

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ariane Lopez
    2015-07-28T08:14:20

    Muitos endereços em Guarulhos - SP, na Busca do maps / Street View várias fotos das ruas que antes apareciam hoje não aparecem mais o que houve?

  • Serginho
    2015-05-02T08:58:26

    SO FALTA APARECER O GOOGLE ESPION

  • Geraldo Gomes
    2015-02-09T18:12:41

    A Google tem feito um trabalho maravilhoso para a humanidade. Tiro o chapéu.

  • Marcus Ribeiro
    2015-02-09T16:38:35

    Faltou dizer que o Google Earth na verdade era o Earth Viewer, da KeyHole Inc., adquirida pela Google em 2004. O programa foi modernizado e relançado como Google Earth, sem necessidade de pagamento pelas imagens de melhor qualidade, o que ocorria com a aplicação original. O DNA da KeyHole ainda pode ser visto no Google Earth, que utilizaa extensão .kml (keyhole makup language) em seus arquivos.