Fabricantes

17/02/2015 12h03 - Atualizado em 15/03/2015 14h30

HDs de marcas famosas teriam spyware instalado; veja 'lista de espiões'

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A fabricante de antivírus e segurança online Kaspersky revelou que pelo menos seis HDs de marcas famosas podem conter um software espião instalado no dispositivo com segundas intenções. O anúncio feito nesta terça-feira (17) durante a Kaspersky Security Analyst Summit e indica uma ação da NSA. O spyware foi detectado em máquinas de mais de 30 países, incluindo Irã, Rússia, Paquistão e China.

Hackers roubam milhões de 100 bancos em mais de 30 países com malware

hd-detalhe-close-1 (Foto: Wikipedia)HDs de marcas famosas teriam spyware espião a mando da NSA, diz agência (Foto: Wikipedia)

Entre as seis marcas populares de HDs (Discos Rígidos), que integram grande parte dos computadores mundiais, estão a Western Digital, Seagate, Toshiba, IBM, Micron Technology e Samsung. A Kaspersky indicou a presença de uma série de backdoors nessas marcas de HDs, ou seja, “brechas” de segurança que permitem a instalação de diferentes malwares e o uso da máquina por acesso remoto.

Para agência Reuters, Seagate e Micron disseram que não tinha conhecimento do spyware. Toshiba e Samsung se recusaram a comentar. A IBM não respondeu ao pedido de comentário.

Em comunicado enviado ao TechTudo, a WD (Western Digital) afirmou que não tinha conhecimento do programa de "cyberespionagem", e que iria apurar as denúncias. "Estamos constantemente avaliando a melhor forma de proteger a integridade de nossos discos e dos dados de nossos clientes. Estamos no processo de revisão do relatório da Kaspersky Labs e dos dados técnicos ali referidos." 

Um dos destaques é que esse spyware foi detectado em computadores de mais de 30 países, incluindo instituições de grande importância mundial como centros de governos e militares, companhias de telecomunicação, bancos, empresas de energia, centros de pesquisas nucleares, centros jornalísticos e mais.

Apesar da Kaspersky não ter mencionado a NSA, Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, o software integrados dos HDs está ligado ao Stuxnet – o malware que atacou instalações nucleares iranianas que tem como possível fonte a ação da agência NSA. Além disso, um ex-funcionário da NSA confirmou à agência Reuters que “havia desenvolvido a técnica de ocultar spywares em discos rígidos”. A NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) se recusou a comentar sobre esse assunto.

Equation Group

A agência de segurança Kaspersky denominou os backdoors em discos rígidos como “Equation Group” (O grupo da equação, em português) já que fazem o uso de algoritmos avançados de criptografia. O software malicioso pode estar em ação desde 2001, o que significa que muitas máquinas podem estar infectadas. O spyware é instalado nos HDs, sendo iniciado toda vez que o computador é ligado.

O software permite infectar o mesmo computador diversas vezes, conseguindo o acesso necessário ao código-fonte. Segundo os estudos da agência de segurança, os autores do malware buscam infectar principalmente os computadores de órgãos de importância mundial, e não usuários simples.

Via The NextWeb e Kaspersky

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mascarenhas
    2015-03-27T12:21:40

    Só uma forma de não ser vigiado ou seus dados nao serem roubados, é somente nunca usar internet no computador, só mais nada.

  • Cristiano Palmer
    2015-02-17T23:45:08  

    Ta, mas qual o protocolo? Eu consigo ver toda a movimentação que minha placa de rede faz, como que isso funciona? Falar até papagaio fala, mas quero saber qual protocolo que usa!

    recentes

    populares

    • Cristiano Palmer
      2015-02-17T23:45:08  

      Pedro Martins kkkkkk, isso sim é call center eficiente!! hehe

    recentes

    populares

    • Cristiano Palmer
      2015-02-17T23:45:08  

      sabe de nada inocente

  • Rodolfo
    2015-02-18T11:43:50

    Ha niveis de backdoors com tecnologias tão avançadas que só um governo para estar por tras deles. É muito dificil acusar uma nação de ter desenvolvido o que temos hoje apenas para saber tudo sobre seus inimigos, a curiosidade em todos os locais do mundo criaram os protocolos e comunicações que usamos...NOSSA própria entrega da privacidade que nos acusa, nós juntamos MUITO mais dados do que lixo... as nações do mundo todo estão espionando agora... gostaria de saber o que o Brasil faz.

  • Oráculo Silva
    2015-02-18T08:36:04  

    Se estiverem monitorando meus dados eu já aviso. Aquela cabra pediu pra aquilo acontecer.

    recentes

    populares

    • Oráculo Silva
      2015-02-18T08:36:04  

      Tarado!!!!!! KKKKKK

  • Talokomeu
    2015-02-18T09:45:28

    Alguma novidade? somos vigiados afinal o mundo esta sendo vigiado por nações como EU ,Russia China e demais paises lideres em tecnologia.

  • Renato Carlos
    2015-02-18T08:28:27

    Coloquem uma coisa na "sua" cabeça, se vc esta conectado na internet, vc esta sujeito a tudo e mais um pouco!!!

  • Luciano Rodrigues
    2015-02-18T07:33:03

    Já sabia disso a muito tempo! Espionagem internacional existe não é de hoje! Só quero ver até onde isso vai!

  • Paulo Nunes
    2015-02-18T03:19:23

    The Big Brother is watching you.

  • Marco Gomes
    2015-02-18T01:37:42

    A internet hoje é igual telefone, estamos grampeados 24 horas pela operadora.

  • Pedro Martins
    2015-02-18T00:45:22

    Mas o que que tem isso? Todos sabemos que quando ligamos o computador na net... automaticamente estamos sendo vigiados. Podem ter mil antivirus instalados no pc que não vai adiantar nada.

  • Ronaldo Silveira
    2015-02-17T23:49:23

    hardware e alguns software importantes tem isso ai de ter acesso remoto inclusive windows e linux,quem acha que esta seguro nesse ramo e bom rever seus conhecimentos ........

  • Lino Stoco
    2015-02-17T22:56:20

    Eu já imaginava algo assim há muito tempo, nada impede que as fabricantes colaborem com qualquer pessoa ou grupo para invadir a privacidade os outros, indiscriminadamente, é ingenuidade achar que alguém esta livre de espionagem deliberada. Isso acontece desde os tempos antigos e só agora que foram descobrir. 2001 nada tem acontecido isso desde que a internet surgiu, tá acontecendo neste momento e vai continuar com ajuda das grandes corporações logico...

  • Gabriel Marcondes
    2015-02-17T14:44:35  

    Qual a nacessidade desse alerta se não tem um modo de remoção algo para fixar esse bug?

    recentes

    populares

    • Gabriel Marcondes
      2015-02-17T14:44:35  

      A necessidade de se precaver e evitar certas marcas!

    recentes

    populares

    • Gabriel Marcondes
      2015-02-17T14:44:35  

      Não é porque não há cura para o câncer que não devemos discutir a respeito.

  • Kadu Ramos
    2015-02-17T22:11:01

    Está na hora dos brasileiros buscarem sua independência tecnológica!

  • Carlos Moreira
    2015-02-17T17:31:11  

    Em tempos difíceis como os de hoje com tantos terroristas decapitando e queimando pessoas inocentes vivas, eu acho super válida essa espionagem. Quem não deve não teme.

    recentes

    populares

    • Carlos Moreira
      2015-02-17T17:31:11  

      Eu não devo mas minha privacidade é particular! Só porque não tenho nada a temer minha vida deve se tornar um livro aberto para o mundo todo? Isso é crime e não tem desculpa. Engana o comprador fazendo-o comprar gato por lebre e ainda corre o risco de ter sua privacidade exposta.

    recentes

    populares

    • Carlos Moreira
      2015-02-17T17:31:11  

      Minha privacidade é inviolável, aturar invasões como essa com a justificativa de proteger a liberdade, logo, logo estaremos iguais ao que preconiza o livro 1984.

  • Washington Yohan
    2015-02-17T18:37:26

    minha pergunta é: o que se pode fazer? algum procedimento que detecte ou limpe? grato

  • Thiago Gonçalves
    2015-02-17T14:28:11

    Como verificar e/ou fazer essa remoção?

  • Thiago Salvatico
    2015-02-17T17:06:08

    Kaspersky tem sede na Rússia que por sua vez abriga o herói da segurança da informação Edward Snowden. Apenas especulações...

  • Haroldo Ribeiro
    2015-02-17T15:01:16  

    isso deve explicar porquê os HD's de 1 tera por ex: vem com 931gb's ! e por aí vai !

    recentes

    populares

    • Haroldo Ribeiro
      2015-02-17T15:01:16  

      Não, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Isso aí é matemática de bits

    recentes

    populares

    • Haroldo Ribeiro
      2015-02-17T15:01:16  

      vai com calma nas conspirações ai cara!!

  • Geraldo Gomes
    2015-02-17T15:23:12

    Ficou claro a participação dos fabricantes nesta ação. Recentemente a Sangsung revelou que espiona os usuários de suas TVs. Acho tudo isto um desrespeito ao cidadão.

  • Gabriel Marcondes
    2015-02-17T14:44:54

    Necessidade** perdão.