Internet

26/02/2015 06h45 - Atualizado em 26/02/2015 06h45

Lista ‘denuncia’ apps que mais consomem bateria e dados do Android

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O relatório realizado pela AVG, desenvolvedora de produtos para segurança online, apresentou os aplicativos que mais consomem desempenho, bateria e dados de dispositivos Android. O estudo divulgado na última terça-feira (24) colocou na lista nada vantajosa apps populares como Facebook, Instagram, Spotify e mais.

Descoberto malware para Android que simula desligamento para espiar celular

Relatório da AVG mostra apps que mais consomem bateria, dados e performance (Foto: Divulgação/Avast)Relatório da AVG mostra apps que mais consomem bateria, dados e performance (Foto: Divulgação/Avast)

Os usuários de smartphones estão sempre preocupados com o consumo de bateria, dados e com o desempenho do seu Android. Para ajudar a entender um pouco melhor desse assunto, a AVG divulgou uma análise, o Android App Performance Report Q2014, que compara esses fatores totais e aponta os aplicativos móveis que apresentam os “piores” resultados.

E para a surpresa dos usuários alguns apps bem populares estão no topo dessa listagem. Dentre os apps que se inicializam automaticamente, assim que o smart é ligado, o Facebook para Android está em primeiro lugar, quando o assunto é impacto no desempenho, exigindo mais funções de processamento e RAM, por exemplo. O app da rede social ainda apareceu em terceiro lugar na drenagem da bateria e na mesma posição quando é abordado o tráfego de dados gasto no aparelho.

Sobre o desempenho, a AVG divulgou o top 10 dos apps que mais exigem do hardware do Android. Na liderança não vantajosa está o Facebook, seguido do popular Spotify, serviço de streaming de músicas, e depois o Instagram, rede social de fotos. Continuando a lista estão os apps Path, Amazon Android, Samsung WatchOn, BBM, Line, 8 Ball Pool, Daily Mail.

Apps que mais exigem da performance do Android (Foto: Divulgação/AVG)Apps que mais exigem da performance do Android (Foto: Divulgação/AVG)

Já no quesito de drenagem de bateria, a análise está dividida entre os apps com inicialização automática e os executados pelos usuários. Na primeira lista estão opções como Beaming Service, da Samsung, Security Police Updates, também integrado pela companhia nos smarts, seguidos do Facebook, Waze, Vault-Hide e mais cinco apps. Dentre os inicializados pelos usuários estão o WatchON, OLX Classificados, Telstra, Spotify, Amazon Android, seguido de mais cinco apps.

Drenagem de bateria dos apps que rodam automaticamente (Foto: Divulgação/AVG)Drenagem de bateria dos apps que rodam automaticamente (Foto: Divulgação/AVG)

No consumo de armazenamento interno, alguns apps podem estar ocupando mais espaço do que você imagina. Isso pode acontecer porque o recurso guarda muitos arquivos temporários ou a adição de muitas funcionalidades. No topo desse ranking está o Tango Messenger, Daily Mail e mais uma vez aparece o Facebook, em terceiro lugar. Eles estão seguidos do Spotify, Line Camera, Instagram, Chrome Browser, SoundCloud, 8 Ball Pool e Vine.

Apps que consomem armazenamento interno do Android (Foto: Divulgação/AVG)Apps que consomem armazenamento interno do Android (Foto: Divulgação/AVG)

Também vale a pena ficar de olho no consumo de dados de conexão com a Internet, e nessa listagem aparecem o Daily Mail, Tumblr, Facebook, Instagram, Spotify e mais cinco opções que podem acabar com seu pacote de dados. Isso é importante, já que as operadoras brasileiras estão cortando a conexão 3G e 4G após o cliente estourar o limite, então vale ficar de olho nesses app e economizar.

Está na hora de trocar um iPhone por um Android? Comente no Fórum do TechTudo

Consumo do plano de dados do Android (Foto: Divulgação/AVG)Consumo do plano de dados do Android (Foto: Divulgação/AVG)

O estudo ainda revelou algumas boas notícias para as desenvolvedoras de apps: o WhatsApp foi o mensageiro com maior número de instalações por usuários, seguido do Facebook Messenger, no quesito de comunicação. Sobre rede social, o Facebook aparece como top, e logo depois vem o Instagram.

Via AVG, Relatório AVG Q2014

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ailton Gama
    2015-02-26T11:03:12  

    Não abro mão do meu iphone, com IOS não acontece essas coisas toscas de celulares de fundo de quintal

    recentes

    populares

    • Ailton Gama
      2015-02-26T11:03:12  

      Palhaçada

    recentes

    populares

    • Ailton Gama
      2015-02-26T11:03:12  

      Deve ter parcelado o iphone dele em 36 vezes ....

  • Bruno Silva
    2015-07-03T00:37:02

    Faltou o Spotify pra poder consumir toda a minha bateria hahaha o app é um mau necessário já que é top, mas gasta bateria. Ai pra poder usar ele sem acabar toda bateria eu uso o Psafe app, assim não pesa tanto

  • Bruno Silva
    2015-07-03T00:35:57

    s

  • Samuel Oliveira
    2015-02-26T12:38:12

    Só agora vcs sabem isso? Atrasados hem... kkkkkkkkk

  • Diego Farias
    2015-02-26T12:52:12  

    Diz aê, estagiário! Se coçou pra não colocar "BIZARRO" no título da notícia, não foi? Pode se abrir.

    recentes

    populares

    • Diego Farias
      2015-02-26T12:52:12  

      kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rafael Jacques
    2015-02-27T11:39:23

    Esqueceram do Snapchat no consumo de dados, gasta bem mais que o Spotify

  • Barão Iguassú
    2015-02-26T22:19:58

    Ia comentar, mas desisto...

  • Wellington Reis
    2015-02-26T12:59:16

    android é muito ruim , o celular pode até ser bom , mas o sistema é muito MUITO ruim. Alguém tinha q fazer um outro sistema que se encaixasse bem em fones da sansung , motorola , sony , lg etc.

  • Filipe Croaro
    2015-02-26T12:46:31

    Solução: root + Greenify + 3c Toolbox

  • Marcio Duarte
    2015-02-26T12:09:23

    Eu já sabia. Por isso nunca usei o app do facebook no meu cel. Prefiro abrir o facebook no browser. Só de instalar percebi mudança de desempenho. Essa matéria veio para provar o que eu já sabia por intuição.

  • Marcelo Luis
    2015-02-26T10:58:41

    Existe a lógica de que se ta aberto em segundo plano consume bateria... se não quer que consuma, não instale... ou querem uma bateria "ETERNA"

  • Eduardo Guimaraes
    2015-02-26T10:48:12

    Hey Techtudo, que bizarro isso hein?