Fabricantes

26/02/2015 09h00 - Atualizado em 26/02/2015 11h43

Nova série de APUs móveis da AMD foca na economia de energia

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A nova geração de processadores acelerados (APUs) da AMD, voltados para notebooks, promete um salto bastante significativo em termos de economia de energia. Os processadores, da família batizada de Carrizo, serão capazes de, num cenário de uso em que estejam operando com a mesma velocidade dos antecessores Kaveri, atingir uma economia de 40% de energia.

Conheça os melhores processadores AMD para jogos disponíveis no Brasil

Além de economia, aposta na tecnologia HSA pode garantir uma batalha interessante entre AMD e Intel no segmento de notebooks (Foto: Reprodução/PC World)Além de economia, aposta na tecnologia HSA pode garantir uma batalha interessante entre AMD e Intel no segmento de notebooks (Foto: Reprodução/PC World)

APUs são processadores da AMD que unem, em um mesmo chip, a CPU comum e uma GPU. No caso dos novos Carrizo, a AMD buscou privilegiar a autonomia. Embora os processadores apresentem melhorias de performance, o grande destaque é o apetite reduzido, conquistado graças a tecnologias que integram o funcionamento de CPU e GPU no sistema e à nova arquitetura Exacavator, aplicada nos cores do processador, e que oferece um salto de 5% de performance sobre a arquitetura Piledriver.

Apesar do destaque na economia, as novas APUs apresentarão saltos de performance interessantes, desde que os softwares utilizados pelos usuários tirem proveito da integração que existe entre CPU e GPU. Com os modelos Carrizo, a AMD coloca em prática a tecnologia HSA, que basicamente permite que os dois processadores compartilhem a mesma memória, reduzindo tempos de espera e agilizando o processamento (desde que os softwares tomem partido desse recurso).

A chegada da nova série Carrizo de APUs promete recolocar a AMD no mercado de notebooks. Desde o surgimento dos ultrabooks da Intel, as soluções da AMD para computadores portáteis acabaram sendo colocadas em segundo plano por fabricantes e consumidores. Espera-se que os primeiros notebooks com APUs dessa nova geração surjam na metade do ano.

Via Engadget e PC World

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares