05/02/2015 17h51 - Atualizado em 05/02/2015 17h53

Novo spyware bizarro para iOS rouba contatos, fotos, mensagens e mais

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Trend Micro encontraram um spyware projetado especificamente para espionar dispositivos iOS. Conhecido como Operation Pawn Storm, o ataque tem como alvo governos, meios de comunicação, instituições militares e outras entidades do tipo. O objetivo é roubar dados, gravar áudio e fazer screenshots para fins de espionagem econômica e política.

Conheça o truque que ajuda a apagar arquivos desnecessários no iOS

Estrutura do código do XAgent, spyware de iOS (Foto: Reprodução/ Trend Micro)Estrutura do código do XAgent, spyware de iOS (Foto: Reprodução/ Trend Micro)

Os agentes da Pawn Storm primeiro infectam vários perfis próximos a seus alvos reais. Quando finalmente atingem com sucesso um alto perfil, o malware usado abre as portas para uma versão mais danosa.

Os malwares encontrados no iOS pela Trend Micro pertencem ao grupo dos avançados. Um deles é chamado XAgent (detectado como IOS_XAGENT.A) e o outro usa o nome de um jogo legítimo, MadCap (detectado como IOS_ XAGENT.B).

Acredita-se que o spyware para iOS é instalado em sistemas já comprometidos. Ele se comporta de forma muito semelhante aos SEDNIT, encontrados em sistemas Windows. Uma vez instalado no sistema, a transmissão de informações acontece em tempo real.

No iOS 7, o XAgent é executado em segundo plano e o app fica oculto. Ao tentar finalizar sua execução, ele reinicia imediatamente. Já no iOS 8, o ícone fica visível e o programa não reinicia sozinho, o que indica que o malware foi projetado antes do lançamento desta versão do sistema, em setembro de 2014.

Qual é o seu sistema operacional móvel preferido? Comente no Fórum do TechTudo

Via Trend Micro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Rodrigues
    2015-02-05T21:09:50  

    Nessa quinta-feira, o grupo que se identifica por @AnonymousGlobo publicou um documento com aproximadamente 13.000 combinações de nome e senha, mais números de cartões de crédito e datas de vencimento de usuários de Android. Só que esse vazamento reúne dados que já estavam disponíveis na web há tempos. O sistema Android nunca possuiu qualquer segurança.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-02-05T21:09:50  

      cala a boca,,,alguewm te perguntou essa baboseira seu estrume

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-02-05T21:09:50  

      O Android é um lixo sem qualquer segurança. Verdade ou mentira?

  • Linguador
    2015-02-05T22:14:07  

    Diz a sabedoria popular que nada da Apple é caro quando satisfaz nossos desejos. Em contrapartida, a mesma sabedoria rebate que existem outras situações em que qualquer smartphone com Android (mesmo de graça é caro demais), uma vez que nem todos percebem a baixa qualidade dos aparelhos de asiáticos.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-02-05T22:14:07  

      sabedoria seu gay??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sabedorianão ,,burrice,,o ios alem de bugado ta ficando com virus..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ui ui tiaguinha,,,me fale>..de metal vibra mais???? KKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-02-05T22:14:07  

      Amigo, Apple é Apple o resto é lixo de camelô... barato, mas sem qualidade.

  • Linguador
    2015-02-05T22:10:57

    Qualquer pessoa que usar um smartphone com Android depois de uma semana vai pedir pelo amor de deus para voltar para o iPhone! hehehe Já fiz isso algumas vezes com Galaxy S2, S3, Moto G e X, durou uma semana cada, não adianta... voltei pro iPhone correndo!

  • William
    2015-02-05T18:51:48  

    Quero ver os fan boys da Apple se gabarem dizendo que no iOS não tem vírus nem spyware e que por isso é mil vezes superior que o Android... kkkkkkkkkk chupa Apple!

    recentes

    populares

    • William
      2015-02-05T18:51:48  

      Felipe Freitas SUPERIOR EM PREÇO???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • William
      2015-02-05T18:51:48  

      Bom se isso for verdade, quanto tempo tem mesmo i IPHONE? HUMMM, e agora aparece um possível vírus e os outros sistemas a quanto tempo tem?kkkkkkkk

  • Carlos Santos
    2015-02-06T11:13:47

    uia mano cade??

  • Renan Souza
    2015-02-06T10:45:56

    Tem CM Security para IOS?

  • Jacques
    2015-02-06T10:21:27

    Ue iphone com vírus??????? Achei que era só Android que pegava.

  • Arildo Silva
    2015-02-06T06:42:17  

    Uai ,o sistema não é blindado,imune a qualquer vírus?

    recentes

    populares

    • Arildo Silva
      2015-02-06T06:42:17  

      Nenhum sistema é 100% seguro, agora, a chance de você ser infectado utilizando um Android é muito superior, assim como o Windows. Porque a grande massa usa esses sistemas, logo a galera que desenvolve códigos nocivos se preocupa mais com elas.

    recentes

    populares

    • Arildo Silva
      2015-02-06T06:42:17  

      Felipe Freitas A CHANCE É MAIOR PARA QUEM É MANÉ. NÃO SABE NAVEGAR. EU NUNCA PEGUEI VIRUS,,SEI ONDE POSSO CLICAR OU NÃO. MESMA COISA NO MEU PC,,COM WINDOWS. POR ISSO ESSE NEGOCIO DE ANDROID É SISTEMA DE VIRUS É BABAQUISSE. SENDOEXPERTO NAO PEGA.

  • Caio Chaves
    2015-02-06T09:37:19

    Uma coisa é ameaça ao usuário comum, outra coisa é ameaça ao governo. "Para fins de espionagem econômica e política" O pessoal faltou na aula de interpretação de texto. rsrs

  • Wagner Andrade
    2015-02-06T08:43:24

    MENINAS DA APPLE, REPITAM COMIGO,,,NO FUTURO TODOS SISTEMAS TERÃO VIRUS. NÃO EXISTE NENHUM SISTEMA 100% SEGURO. OS CARAS INVADEM ATE O SITE DA NASA,, QUEM DIRA UM IOS DA VIDA. APRENDERAM BONECAS?????? ENTÃO TEMOS IOS BUGADO = COM VIRUS = ANDROID OU SEJA TUDO IGUAL..APRENDERAM???

  • Taguchi
    2015-02-06T05:03:41

    Diziam se a maioria que o sistema IOS era imune aos virus, me parece que que essa tese foi por agua abaixo.. Agora que comecou vai ter muitos mais virus eh soh esperar.

  • Rogério Alditore
    2015-02-05T22:17:21

    Nenhum sistema é inviolável. Só os fagboys acreditavam nisso. E olha que existem muitos outros vírus por ai.

  • Brunno Clementino
    2015-02-05T19:22:11

    Ué o IOS não era contra vírus ? PIADA!

  • Adailton Santiago
    2015-02-05T18:15:07

    E tem virus e spywere para OIS??? kkkkkkkkkk Pensei que apenas nós, burros, usuarios do Android corriamos o risco. Reclamações, justificativas e xingamentos em 3,2,1