03/02/2015 16h55 - Atualizado em 12/05/2016 11h15

Versões falsas do WhatsApp para computador podem ser vírus disfarçados

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O WhatsApp para PC tem sido alvo de cibercriminosos que estão oferecendo downloads falsos, segundo a empresa de segurança online Kaspersky Lab. Em todos, o ataque é sempre o mesmo: os sites prometem instalar o aplicativo no computador, mas na verdade infectam os usuários. Alguns hackers usam os números de telefone para a pessoa ser inscrita em números de SMS premium, que irão cobrar por mensagens enviadas e o usuário sequer saberá que mandou.

Supostas imagens da função de ligação gratuita no WhatsApp vazam na Web

Veja como desligar os sons de notificações no WhatsApp para PC (Foto: Divulgação/WhatsApp) (Foto: Veja como desligar os sons de notificações no WhatsApp para PC (Foto: Divulgação/WhatsApp))WhatsApp para PC está sendo alvo de cibercriminosos (Foto: Divulgação/WhatsApp)



Dá para cadastrar duas contas no WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo

No Brasil, especialistas já dão alerta de uma série de domínios registrados e preparados para serem usados nestes ataques. E não são somente os brasileiros que estão sujeitos a isso, mas também usuários de várias partes do mundo.

Diversos sites maliciosos já foram identificados por analistas da empresa de segurança online e os pesquisadores identificaram ameaças em países árabes e de língua espanhola.

WhatsApp lança versão oficial para computador; vídeo


“Não há dúvidas de que o WhatsApp é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares hoje em dia. Seus 700 milhões de usuários em todo o mundo estavam esperando ansiosamente a prometida versão para PCs anunciada há alguns dias, mas não eram os únicos, já que os cibercriminosos também estavam atentos a expectativa gerada pela nova versão e estão aproveitando a deixa para aplicar seus golpes”, disse Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Para evitar este tipo de problema, a recomendação é simples: só faça o download do WhatsApp a partir de sites confiáveis. Não clique em links recebidos por e-mail, redes sociais ou através de buscadores da web, já que todos eles tem origem duvidosa e podem ser ameaças.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares