Internet

19/03/2015 09h28 - Atualizado em 19/03/2015 10h24

Entenda o VoIP, tecnologia que permite apps ligarem pela Internet

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Cada vez mais surgem aplicativos que permitem que os usuários façam chamadas telefônicas pela Internet, mas poucos conhecem o VoIP, a tecnologia por trás desse benefício. Pensando nisso, o TechTudo resolveu explicar como funciona o recurso e quais são as suas vantagens e desvantagens. Confira!

'O Facebook não é inimigo das operadoras', diz Zuckerberg após críticas

Entenda a tecnologia VoIP (Foto: Reprodução/Annabec)Entenda a tecnologia VoIP (Foto: Reprodução/Annabec)

O que é o VoIP

VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet. O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.

Apesar de ter ganhado destaque no mercado recentemente, a tecnologia surgiu no início da década de 1990 e chegou a ser considerada um fracasso por causa da baixa velocidade de transmissão de dados da época. Porém, com a popularização da Internet banda larga, a tecnologia passou a ganhar mais espaço e foi investido em qualidade de serviço para que o método se tornasse viável.

Como funciona

Para que esse método seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados que podem ser enviados por qualquer protocolo TCP/IP. Sendo assim, o primeiro passo é instalar algum software que permita a ação. Na prática, a transmissão pode ser feita de duas formas, de um computador para outro ou de um computador para um telefone convencional.

Conector ATA (adaptador telefônico analógico) da Cisco (Foto: Divulgação/Cisco)Conector ATA (adaptador telefônico analógico) da Cisco (Foto: Divulgação/Cisco)

Quando a transmissão é feita entre computadores ou demais dispositivos com Internet, como smartphones, tudo que é falado no headset ou microfone é transformado em informação binária e transmitido através da Internet. Essa é certamente a maneira mais fácil e econômica de usar a tecnologia, já que você não paga nem pelas ligações internacionais de longa distância. Tudo o que você precisa é um app que execute a função, microfone, alto-falantes, placa de som e conexão com a Internet, de preferência a cabo ou com modem DSL.

Já se você usa o computador para fazer uma chamada para um telefone convencional, a voz também é transformada em informação, que passa pela Internet e é alterada para sinais analógicos, o que será recebido nas ligações, nas centrais telefônicas. Caso você queira usar o seu próprio telefone convencional para realizar chamadas com a tecnologia VoIP, também é possível.

Ilustração de como funciona a rede com o dispositivo ATA (Foto: Reprodução/Savacom)Ilustração de como funciona a rede com o dispositivo ATA (Foto: Reprodução/Savacom)

Nesse caso, você irá precisar de um dispositivo de chamada ATA (adaptador telefônico analógico), um conversor analógico-digital que permite que você conecte um telefone comum ao seu computador ou sua conexão de Internet para poder usar o VoIP. O dispositivo pega o sinal analógico do seu aparelho telefônico e converte em dados digitais para transmissão pela Internet. Alguns provedores distribuem o ATA gratuitamente, enquanto, em outros, você precisa contratar o serviço.

Qual é o melhor aplicativo para fazer chamadas pela Internet? Comente no Fórum do TechTudo

Telefones IP

É muito comum a confusão entre VoIP e Telefonia IP, mas vale lembrar que eles são diferentes. Enquanto no VoIP utiliza equipamentos convencionais para fazer a transmissão de dados via Internet, os telefones IP são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz, dados e imagens. Eles se parecem com os telefones  comuns, mas utilizam conectores RJ-45, os mesmos das placas de rede de computadores, em vez do padrão telefônico RJ-11.

Os telefones IP se parecem com os convencionais, mas utilizam os conectores RJ-45 (Foto: Divulgação/Cisco)Os telefones IP se parecem com os convencionais, mas utilizam os conectores RJ-45 (Foto: Divulgação/Cisco)

Vantagens e desvantagens

São várias as vantagens da tecnologia. Além de baratearem o custo das ligações telefônicas, o VoIP ainda permite que várias chamadas ocupam o mesmo espeço que é preenchido somente por um na telefonia tradicional. Na rede convencional, 10 minutos de ligação consumiam 10 minutos de transmissão a uma taxa de 128 Kbp/s, enquanto com VoIP a mesma ligação pode ocupar somente 3,5 minutos do tempo de transmissão a 64 kbp/s, deixando o restante livre para outras chamadas.

Porém, apesar dos benefícios, há também algumas desvantagens do método, como a dependência de Internet, que provoca diversos contras. Por exemplo, a qualidade da chamada irá depender de uma boa conexão e isso pode acabar atrapalhando, além de não poder contar com a tecnologia em situações de emergência nas quais não temos como ficar online. Ainda assim, o VoIP tem se tornado cada vez mais popular e mostra que vale a pena.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), órgão responsável pela regulamentação de telecomunicação no país, esclareceu que um provedor VoIP não que fornece a rede, não precisa de licença para funcionar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ateu Vix
    2015-03-20T10:36:07  

    coisa de deus

    recentes

    populares

    • Ateu Vix
      2015-03-20T10:36:07  

      coisa de alá

    recentes

    populares

    • Ateu Vix
      2015-03-20T10:36:07  

      Coisa da mente humana.

  • Daniela Sá
    2015-03-19T14:17:36  

    As operadoras vão aumentar os preços dos planos de internet, quer apostar?

    recentes

    populares

    • Daniela Sá
      2015-03-19T14:17:36  

      Agora eles querem limitar. (Vim do futuro).

    recentes

    populares

    • Daniela Sá
      2015-03-19T14:17:36  

      kkkkkkkkkkkk

  • Ateu Vix
    2015-03-20T10:45:11  

    coisa de jeová

    recentes

    populares

    • Ateu Vix
      2015-03-20T10:45:11  

      coisa de javé

    recentes

    populares

    • Ateu Vix
      2015-03-20T10:45:11  

      Coisa da mente humana.

  • Leandro Santos
    2016-04-11T14:15:03

    por culpa desta tecnologia, as empresas de telefonia estão inserindo os limites de velocidades nas banda lagas Fs.Ds.Ps.

  • Riam Santos
    2015-03-19T10:59:39  

    Quem quiser convite...

    recentes

    populares

    • Riam Santos
      2015-03-19T10:59:39  

      Alguém faz favor de deletar os NOOBS da Internet? ... !!!!!

    recentes

    populares

    • Riam Santos
      2015-03-19T10:59:39  

      Com todos esses aumentos a solução mesmo é Telefonia IP e Produtos que funcionam com a Energia do Sol. rsrsr!!!

  • Edelvan Sa
    2015-03-20T09:05:48

    bem, num futuro próximo internet será tão banal que até nos lugares mais remotos irá ter, tecnologia sempre é bem vinda, pra melhoria dos cidadãos é claro, uso a chamada de voz pelo whatsapp com internet do próprio chip, já testei 2G e 3G e funciona normal, as vezes muito remotamente dá um erro de conexão, mas é só ligar novamente, quem nunca passou por isso com essas operadoras ai? quando estou na conexão wi-fi sempre dar certo, consigo ligar para qualquer celular que tenha whatsapp atualizado, mesmo quando estes não está ainda habilitado para fazer ligações.

  • Fabiano Costa
    2015-03-19T19:17:37  

    A GALERA NÃO PEGOU O ESPÍRITO DA COISA, O VOIP EMBORA TENHA SIDO USADO HÁ MUITO TEMPO PELO SKYPE ELA PRECISAVA DE UM COMPUTADOR PARA REALIZAR AS LIGAÇÕES, HOJE VOCÊ FAZ ISSO COM UM SMARTPHONE, ESSA É A GRAÇA, A NÃO SER QUE VOCÊ ANDE COM UM TABLET NO BOLSO PARA REALIZAR AS LIGAÇÕES, HOJE EMBORA O SKYPE TAMBÉM FAÇA ISSO NOS APARELHOS SMARTPHONE O WHATSAPP É VIRAL E POR ISSO A REPORTAGEM, O NÚMERO DE USUÁRIOS ATIVOS É MUITO MAIOR

    recentes

    populares

    • Fabiano Costa
      2015-03-19T19:17:37  

      Precisava gritar?

  • José Junior
    2015-03-19T15:37:36  

    Viber tem essa funcao desde 1900

    recentes

    populares

    • José Junior
      2015-03-19T15:37:36  

      Essa é a unica funcionalidade que o viber tinha de interessante... O resto (incluindo a Popularidade) o Whats App tem há décadas... vc pode até não querer... Mas modinha também é um refernecial de mercado. Queria eu continuar usando a minha vida inteira o icq... Mas usar sozinho nao funciona...

    recentes

    populares

    • José Junior
      2015-03-19T15:37:36  

      Ivan, com certeza, só disse que o Viber sempre teve essa função !

  • Mário Magalhães
    2015-03-19T19:18:16  

    Que b-o-s-ta de informação! Provando que é, mais uma vez, uma boataria idiota das redes sociais.

    recentes

    populares

    • Mário Magalhães
      2015-03-19T19:18:16  

      pra vc a informacao e antiga... pra outros é novidade...

    recentes

    populares

    • Mário Magalhães
      2015-03-19T19:18:16  

      Tony Lago, como vc é detalhista, garota! Hum, bê, kkkkkkk. Seu namorado deve adorar suas colocações, não é, passivinho? Olha, as pessoas daqui sabem que vc é gay, mas eu não sou não, então esquece os heteros e vá cuidar da sua vida.

  • Paula Rego
    2015-03-20T05:28:42

    belfie é minha bengala globo. parem de inventar nomes

  • Jefferson Andrade
    2015-03-19T19:02:59  

    O MSN (atualmente Skype) já tem isso desde o século passado.

    recentes

    populares

    • Jefferson Andrade
      2015-03-19T19:02:59  

      E faz melhor.. posso ligar pra qualquer pessoa, independente de ela ter ou nao o Skype instalado...

  • Mário Magalhães
    2015-03-19T19:19:40

    Que b-o-s-ta de informação! Provando que é, mais uma vez, uma boataria i-d-i-o-ta das redes sociais.

  • Alisson Carvalho
    2015-03-19T18:50:45

    Se a internet 3/4G funciona-se no brasil, até seria bom, o skype faz isso a muito tempo, antes mesmo de existir smartphone. WhatsApp só tó copiando.

  • Joel Lemes
    2015-03-19T16:24:50  

    Eu fiz tudo correto; atualizei para a ultima versão, recebi uma ligação de um amigo pelo whats app mas o simbolo do telefonezinho não aparece para eu fazer as ligações. Alguém pode ajudar?? Uso um Galaxy Gran prime.

    recentes

    populares

    • Joel Lemes
      2015-03-19T16:24:50  

      está funcionando sim, eu ja tenho, no caso do Android tem que ser a versão 5.0 pra frente, versões anteriores não funciona

    recentes

    populares

    • Joel Lemes
      2015-03-19T16:24:50  

      Você não está conseguindo porque o serviço foi temporariamente "bloqueado". Ou seja, por se tratar de fase Beta, quem atualizou...atualizou. É possível fazer e receber ligação, mas nada de aparecer o ícone para quem ainda não tem o ícone. Nos próximos dias eles devem estar liberando novamente. A única saída é aguardar.

  • Vanair Guerra
    2015-03-19T14:01:24

    Tomará que acabe a dependência das operadoras, pois nenhuma presta!

  • David Silva
    2015-03-19T13:38:15

    Com essa internet móvel custando os olhos da cara, melhor ficar no skype do computador. Faz mais de quatro meses que não coloco um real se quer de crédito.

  • Robenilson Silva
    2015-03-19T12:01:05

    tá bloqueado os convites do whats.....eu liguei pra varios é não ativo os deles,mesmo atualizado o whats...........quiser tenta..dar um oi no whats que ligo....11965227842

  • Caio Assis
    2015-03-19T11:43:25

    A pessoa vai tentar ligar utilizando o 3G, e a ligação pode ficar ruim. Qual o primeiro pensamento do leigo? 'Aplicativo criou uma função porcaria, não dá pra ligar'. VoIP é dependente da internet, e mesmo com uma internet doméstica, a ligação pode picotar. Isso porque as provedoras de internet liberam menos do que o contratado, Download pouco, e Upload menor ainda. VoIP utiliza ambos Download e Upload, ou seja, ambos tem que ser bons.

  • Bruce Nolan
    2015-03-19T11:02:46

    ja existe a tempo em outros aplicativos, ICQ é um deles!!

  • Samuel Oliveira
    2015-03-19T10:42:11

    Boa matéria Juliana Pixininepor. :)