17/03/2015 17h12 - Atualizado em 17/03/2015 17h12

Facebook lança ferramenta para pagamento via mensagem no Android e iPhone

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Facebook apresentou uma nova ferramenta para o seu app Messenger que permite fazer pagamentos. Dessa forma, um novo botão será adicionado no Facebook Messenger, no qual o usuário poderá vincular seu cartão de débito e enviar o dinheiro para um amigo por mensagem, de forma rápida. E esse processo é livre de taxas, sendo disponibilizado para dispositivos com sistema Android e iOS.

Como ativar a função de chamada no WhatsApp para fazer ligações grátis?

Serviço de pagamentos do Facebook Messenger é apresentado (Foto: Divulgação/Facebook)Serviço de pagamentos do Facebook Messenger é apresentado (Foto: Divulgação/Facebook)

O vínculo precisa ser feito com um cartão de débito afiliado com as bandeiras Visa ou Mastercard. Assim, caso precise reembolsar um amigo depois de comprar os ingressos para o cinema, por exemplo, a função permite o pagamento rápido por mensagem.

A função pode ser um concorrente para o PayPal, em uma plataforma independente do Facebook. Para usar, basta observar um botão presentado pelo ícone de cifrão ($), na barra inferior do Facebook Messenger. Ao tocar nele, o usuário precisará adicionar suas informações do cartão de débito, não sendo possível utilizar a função de crédito.

Botão de pagamento no Messenger (Foto: Divulgação/Facebook)Botão de pagamento no Messenger (Foto: Divulgação/Facebook)

Para a segurança, o usuário poderá cadastrar uma senha de confirmação do envio do dinheiro por código ou impressão digital do Apple TouchID, por exemplo. Por fim o dinheiro é imediatamente retirado de sua conta e entregue na conta do destinatário. Os dois contatos receberão uma confirmação dessa transação e será possível acessar o histórico de transferências e mais.

É possível saber quem viu seu perfil no Facebook? Descubra no Fórum

Recibo e histórico dos pagamentos (Foto: Divulgação/Facebook)Recibo e histórico dos pagamentos (Foto: Divulgação/Facebook)

O sistema é mantido em um ambiente seguro, separado de outras funções da rede social Facebook. Dessa forma, a função recebe acompanhamento e controle adicional com uma equipe antifraude, para evitar problemas ou golpes.

Além disso, o gerente de produtos do Facebook, Steve Davis, afirmou que a ideia não é transformar o Messenger em uma empresa de pagamentos: “O objetivo em oferecer pagamentos P2P de forma livre é deixar o Messenger mais útil e expressivo”, completou. O serviço de pagamentos e transferências do Facebook será disponibilizado durante os próximos meses para usuários dos Estados Unidos. Ainda não há previsão para a chegada da função no Brasil.

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares