18/03/2015 09h02 - Atualizado em 19/03/2015 10h38

FireWire: entenda a tecnologia, quais suas principais funções e preço

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Conexões USB podem ser as mais populares entre usuários de computadores, mas não significa que ela é a melhor opção. FireWire é um padrão de conexão a cabo criado pela Apple para ser superior ao USB de várias maneiras e, embora seja difícil de ser utilizada por fabricantes, ainda se mostra uma alternativa interessante para criar redes ad-hoc ou para, simplesmente, conectar uma câmera ao computador em alta velocidade.

USB 3.1 se revela 27% mais rápido que a versão atual 3.0

Conheça tudo sobre a conexão FireWire (Foto: Reprodução/Creative Commons)Conheça tudo sobre a conexão FireWire (Foto: Reprodução/Creative Commons)

O FireWire, na verdade, era muito mais rápido que o USB no início de sua vida, no final dos anos 1980, quando chegava a alcançar transmissão de dados na casa dos 400 Mbit/s, enquanto o USB 1.0 ficava limitado a 12 Mbit/s. Mesmo com a chegada do USB 2.0, que passou a oferecer 480 Mbit/s de taxa de transferência, o FireWire já havia superado os 800 Mbit/s.

Apesar da diferença histórica de rapidez entre FireWire e USB, a principal vantagem da conexão criada pela companhia dona do iPhone é a sua capacidade de fazer duas máquinas se comunicarem com mais eficiência. Ao contrário do USB, que só permite transferência de arquivos de uma via de cada vez, o FireWire oferece comunicação multilateral simultânea.

Isso a torna ideal para criação de redes ad-hoc (rede de computadores na qual todos os terminais funcionam como roteadores, ou seja, eles encaminham de forma igualitária as comunicações de terminais vizinhos) com compartilhamento de conexão e para envio e recebimento de arquivos em tempo real. No geral, se os dispositivos que você quer conectar via USB tiverem porta FireWire, opte por ela. Afinal, cabos do tipo que aceitem velocidade de 800 Mbit/s podem ser adquiridos por cerca de R$ 35.

Fim do FireWire?

Criadora da tecnologia, Apple ainda comercializa o MacBook Pro no Brasil com FireWire (Foto: Reprodução/Apple)Criadora da tecnologia, a Apple ainda comercializa o MacBook Pro no Brasil com FireWire (Foto: Divulgação/Apple)

A velocidade alcançada por ambas as conectividades se equiparou com o lançamento do USB 3.0, já que os padrões mais recentes de FireWire que superam essa geração são pouquíssimo encontrados no mercado - antes de morrer, Steve Jobs decretou o fim do FireWire, forçando a Apple a investir em alternativas como o Lightning e o Thunderbolt.

Por que meu pen drive não pode ser formatado? Participe no Fórum do TechTudo.

A Microsoft parou de oferecer suporte à tecnologia desde o Windows Vista, deixando a conexão limitada ao Linux e ao Mac OS X. A Apple continua a oferecer a porta FireWire somente no MacBook Pro sem tela Retina, vendido no Brasil por R$ 6400. Portanto, se você deseja ter essa conexão e não quer gastar muito, vale mais a pena montar seu próprio PC incluindo a entrada e equipar a máquina com Ubuntu ou outra distribuição do Linux.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Allex Carvalho
    2015-03-18T14:10:12  

    Quando eu tiver filho o nome dele vai ser Ulisses Silva Barrose vou fazer ele seguir carreira no exército só pra chamarem ele de Cabo USB?

    recentes

    populares

    • Allex Carvalho
      2015-03-18T14:10:12  

      Confesso que vocês mitaram em suas frases, parabéns pela criatividade hahaha :D

    recentes

    populares

    • Allex Carvalho
      2015-03-18T14:10:12  

      Essa piadinha do Cabo USB é mais velha que andar pra trás!

  • Marcos Araujo
    2015-03-18T12:52:00  

    Paulo Alves, poucas vezes vi uma matéria tão tendenciosa, a partir do título. Se o cabo "humilha" porque não foi utilizado pelos grandes fabricantes/grandes indústrias? Porque quem utiliza redes não usa este cabo? Porque você não cita que a taxa de transferência do USB 3.0 atinge 4,8Gbps? Se as taxas entre firewire e o 3.0 se equiparam, onde está o "humilha"? Porque o próprio Steve Jobs "decretou" o fim do firewire? Sua matéria é totalmente superficial e você perdeu uma chance de fazer uma boa matéria se tivesse a intenção realmente de informar e não, como foi o caso, bajular uma marca.

    recentes

    populares

    • Marcos Araujo
      2015-03-18T12:52:00  

      Raphael Silva, se tu tá falando isso pra mim, vc precisa rever seus conceitos. O fato é que o USB, mesmo sendo 3.1, é mais "antigo" que o Thunderbolt, porque USB 3.1 é uma REVISÃO do projeto original, que começou com o USB 1.0. Ou seja, a base é a mesma desde os primórdios, por isso é RETROCOMPATÍVEL e por isso a evolução é mais lenta que um dispositivo criado a partir do zero. Já o Thunderbolt é um projeto totalmente novo, sem o legado de compatibilidade do USB, exigindo os usuários adquirirem hardware específico. Sacou o que eu quis explicar ali em cima?

    recentes

    populares

    • Marcos Araujo
      2015-03-18T12:52:00  

      Marcos Lucas Você usa USB ? Ah, tá!!!

  • Roberto Junior
    2015-03-18T13:42:37  

    Sou usuário de um MAC Mini que possui a conexão FireWire. Utilizo uma placa de som M-audio Solo como conexão FireWire. Infelizmente, não houve uma boa "aceitação" de mercado à este tipo de conexão. Utilizo para gravações em Home Studio e para execução em tempo real dos plugins de instrumentos virtuais. Vejo MUITOS artistas utilizando em seus sets de som computadores com conexão FireWire. É uma pena que não deu certo este tipo de conexão. Creio que se fosse mais divulgado teríamos muito mais qualidade e velocidade nas transmissões de dados. Sempre utilizo esta conexão. Fica a dica!

    recentes

    populares

    • Roberto Junior
      2015-03-18T13:42:37  

      Meu amigo, não sei o que aconteceu com o seu computador, tenho também um mac mini e um pc de backup utilizando o cabo firewire para o mesmo objetivo a diferença que minha placa é a Onyx da Mackie e funciona perfeitamente, acredito que o problema pode ser no seu sistema operacional que é bem comum acontecer (se estiver atualizado), por isso é melhor não ficar atualizando sempre que sai uma nova versão do OS da Apple, tenta atualizar o drive da sua M-Audio, tive o mesmo problema quando troquei o meu Mac Mini. Boa sorte!

  • THIAGO BRAGA
    2015-03-20T11:16:33

    Cara, poderia melhorar a materia! Entramos procurando achar dados sobre o hardware em si e o funcionamento diferencial e o que encontramos são muita informação superficial.!

  • Alan Marques
    2015-03-18T13:49:26

    Ué, pelo o que eu sei, é meio batata fazer essa comparação, em dizeres "brutos" o FireWire foi criado com um pensamento diferente do USB que é, comunicação direta entre dispositivos (tipo de um para outro saca?), devido a isso, a finalidade muda a causa(?) o USB foi plenamente projetado para transferência de dados em PCs (não que n tenha como "fazer isso" pelo FireWire, recomendo ler o inicio do meu texto caso esteja dando rage já, finalidade, caro). (E para mim o thunderbolt é o mesmo que FireWire com características diferentes tipo ...foi desenvolvido pela a Intel e mais outros paranaues)

  • Alexandre Careca
    2015-03-19T12:11:53

    Para todo o segmento de Audio visual, essa conexão foi fundamental, podendo conectar HDS em cascata, Câmeras, Leitores de cartão e varios Gadgets !!

  • Astrojonas Mascarenhas
    2015-03-18T20:33:18  

    A primeira FireWire era chamada de 400 essa foto é a FireWire 800 Mbit/s, eram muito boas principalmente para nós que trabalhavamos com edição de vídeo, mas tinha um problema muito sério, se você conectasse o cabo FireWire ligado ao computador com a Camera de vídeo ligada ela queimava a FireWire da camera, e a camera não servia mais pra nada.

    recentes

    populares

    • Astrojonas Mascarenhas
      2015-03-18T20:33:18  

      Isso ainda ocorre nos dias de hoje, pois de vez em quando tenho que capturar as famosas fitas miniDV de produtoras que ainda conseguem queimar as placas firewire das cameras HVR-Z5, a Z1, a HDR-FX1000 e outras! o perigo ainda existe!

    recentes

    populares

    • Astrojonas Mascarenhas
      2015-03-18T20:33:18  

      Não sabia deste detalhe, por isto queimou a fire da minha filmadora e achei que fosse defeito, que tecnologia e esta que trás preju para os leigos que são a grande maioria.

  • Gabriel Campos
    2015-03-19T10:55:06

    Apple é Apple! O resto é clone!

  • Barão Iguassú
    2015-03-19T10:43:40

    Realmente, já está ficando chato ler umas matérias que querem ditar "tendências" e esquecem da informação propriamente dita! Poderia ser feita uma comparação mais técnica pelo menos...

  • Ojapa
    2015-03-19T08:59:42  

    Um cabo é sempre ruim se foi mal soldado.

    recentes

    populares

    • Ojapa
      2015-03-19T08:59:42  

      Que trocadalho do carilho, meu!

  • Thiago Silva
    2015-03-19T09:03:42

    O final da matéria foi uma piada. Defendendo essa porcaria de porta até o fim, só por que foi a Apple que fez.

  • Walisson Franklin
    2015-03-19T08:58:38

    TechTudo para de babar na Apple u.u

  • Dercilio Santos
    2015-03-19T08:19:17

    Trabalho com video, e o fire wire é essencial para meu trabalho, porem a ponta de 6 pinos se inverter a posição e forçar um pouco ela entra na tomada fire do PC, isso é fatal para o disposito que conecta. tive um problema assim, um funcionário meu cometeu este erro estúpido conectou um a um meus dispositivos no PC!!! Prejuizo de mais de R$10.000,00 reais em portas fire wire queimada em menos de 30 minutos de trabalho, fora o atraso na linha de produção.

  • Sergio Souza
    2015-03-19T08:11:21

    Anselmo ?!...... estava pensando a mesma coisa que vc, rs.

  • Marcelo Campos
    2015-03-19T08:06:10

    Odeio cabos...

  • Anselmo Filho
    2015-03-19T07:40:03

    Só falta agora ele fazer uma matéria sobre como o Betamax "humilha" o VHS.

  • Cuca Beludo
    2015-03-18T19:13:07

    quando eu tiver um filho vai se chamar wagner andrade, só pra ele dá bastante a bunda como o wagner andrade...!!!

  • Presidente Universo
    2015-03-18T14:10:44  

    vale destacar uma omissão q nos anos 80 os HD tinham muito menos q 1 GB, talvez nem 500 MB tinham, a taxa do Firewire de 400 Mbit = 50 Mbytes/s nao seria tão significativa para uso domestico em vista q dificilmente existiam arquivos com Mbytes de tamanho

    recentes

    populares

    • Presidente Universo
      2015-03-18T14:10:44  

      nos anos 80, os HDs tinham em média, 16, 24 ou 32 MB

    recentes

    populares

    • Presidente Universo
      2015-03-18T14:10:44  

      Lá por 1995 ganhei do meu pai meu primeiro computador, era um 486 dx 100, se não me engano ele tinha um hd com 60mb, e era a maior sensação porque o Windows já carregava automático, você não precisava digitar no MSDOS, "win.exe" ahahahhahahha bons tempos...

  • Miguel Lima
    2015-03-18T23:24:09

    QUANTA BESTEIRA.......EM 1991 MEU HD TINHA 210MB MEU COMPUTADOR ERA UM 486DX.

  • Luiz Nogueira
    2015-03-18T20:53:47

    Compre qualquer gadgets ou item de tecnologia agora, pague caro e veja 6 meses depois nçao valerem nadaaaaa.Inclui celulares e computadores.

  • Ronaldo Ribeiro
    2015-03-18T22:58:50

    Thunderbolt nem bem nasceu e o Tim Cook já jogou uma pá de cal em cima dele com o novo padrão USB-C que por ser muito mais versátil, barato e não proprietário da Apple, vai dominar o mercado e em pouco mais de 18 meses, não ouviremos mais falar em padrões alternativos.

  • Andre Silva
    2015-03-18T22:32:16

    A pergunta que não quer calar. Se ele é tão bom, por que não vingou?

  • Alan Santos
    2015-03-18T20:21:16

    Vou testar...

  • Jones Silva