04/03/2015 13h47 - Atualizado em 04/03/2015 15h45

Ford apresenta bicicleta smart com sensor cardíaco e conexão com iPhone

Isadora Díaz
por
Do MWC 2015

Uma bicicleta elétrica chamou a atenção dos passantes no estande da Ford , no MWC 2015. Batizada de MoDe:Me, ela pode funcionar em conjunto com um monitor de batimentos cardíacos, que regula quando e o quanto de "ajuda" o ciclista precisa vinda do motor. As e-bikes fazem parte do “Plano de Mobilidade Inteligente” implementado pela companhia, que integra bicicletas e carros elétricos.

Acompanhe os lançamentos ao vivo do MWC 2015

Bicicleta smart ford (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Bicicletas inteligentes monitoram batimentos cardíacos (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



A MoDe:Me consegue as informações dos batimentos cardíacos através de uma faixa peitoral, que passa os dados via Bluetooth. De acordo com informações configuradas no aplicativo MoDe:Link, exclusivo para iPhone por enquanto, o motor de 200 watts é ajustado para dar uma "forcinha" ao usuário. É possível configurar no app limites de frequência cardíaca aceitáveis para que ele seja ativado automaticamente quando um número específicos de batimentos por minuto for atingido.

Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no Fórum do TechTudo.

O motor consegue entregar velocidade de até 25 km/h e a bicicleta conta com uma bateria de 9 amperes/hora. O design é também inteligente, e permite que a bike seja dobrada e possa ser carregada por aí com facilidade. Há, próximo ao guidão, apoio para o smartphone e dois botões, que controlam a aceleração e a buzina.

Bicicleta smart ford (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Bicicleta smart da Ford é compatível com iPhones (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



A MoDe:Me é um protótipo integrante do projeto de mobilidade da Ford com soluções para o trânsito das cidades e os seus testes estão sendo realizados na Europa e Estados Unidos. Ela não deve chegar às lojas tão cedo, mas vale a pena dar uma espiada no que as bikes do futuro nos reservam.

Mas será que esse negócio de bicicleta inteligente vira moda? Até a Samsung, fabricante de dispositivos móveis, já está investindo nessa área. Agora a tecnologia também marca presença na MWC, e a Ford deslancha apresentando suas e-bikes quase finalizadas. Pelo jeito, a tecnologia “smart” deve conectar você com o mundo até nas pedaladas do final de semana, com conectividades avançadas com o celular, monitor cardíaco, além de recursos de segurança durante o trajeto. E isso pode ser bem interessante para os usuários.

*Colaborou Bárbara Mannara.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonatas Neto
    2015-03-04T16:13:15

    Serviço de preguiçoso