31/03/2015 08h00 - Atualizado em 31/03/2015 08h00

‘Formigas robôs’ podem ser futuro do trabalho em fábricas; entenda

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Uma empresa alemã desenvolveu “formigas robôs” que podem transformar o futuro do trabalho, apresentando alta eficiência em fábricas. O modelo, chamado de BionicANT, cujo corpo é criado através de impressora 3D, tem aproximadamente o tamanho de uma mão e funciona imitando o comportamento cooperativo dos insetos de verdade.

Braço biônico impresso em 3D se conecta com smartphones

BionicANT promete transformar o trabalho em fábricas no futuro (Foto: Divulgação/Festo)BionicANT promete transformar o trabalho em fábricas no futuro (Foto: Divulgação/Festo)

O grande objetivo do projeto é a criação de agentes inteligentes que podem trabalhar de forma eficiente em fábricas do futuro, pois se adaptam a diferentes necessidades de produção. Desenvolvidas pela Festo, uma empresa de engenharia alemã, as formigas artificiais são capazes de tomar decisões individuais que se relacionam com um objetivo comum, assim como acontece no Reino Animal.

Comprar, alugar ou baixar filmes em 3D. Qual a melhor forma de consumir essa tecnologia? Opine no Fórum do TechTudo.

Os insetos robôs possuem um design único, com corpo de plástico impresso em 3D com circuitos eletrônicos sobrepostos no topo com uma máquina. As seis patas e garras das formigas são feitas de forma que permitem se dobrar com rapidez e precisão, usando pouca energia e mantendo-se compacta.

formiga 3d  (Foto: Reprodução/Youtube)Batas e garras das formigas se dobram com rapidez (Foto: Reprodução/Youtube)

Cada formiga conta com uma câmera estéreo na cabeça, para ajudar a determinar sua localização e identificação de objetos que podem ser agarrados com pinças abaixo do seu queixo. Sensores de pavimento também ajudam a ter uma noção do seu entorno, enquanto usam redes sem fio para se comunicar.

Ainda, o trabalho em equipe permite que elas concluam tarefas complexas que não conseguiriam realizar por conta própria, como mover um objeto grande. Dessa forma, prometem ser importantes e capazes de revolucionar o trabalho de produção em fábricas no futuro. As formigas biônicas serão apresentadas na Hannover Messe, maior feira de tecnologia industrial do mundo, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de abril.

Confira um vídeo das BionicANTs:

Via NewScientist e Festo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wellington Santos
    2015-04-01T12:08:15

    O ser humano procria sem planejar, não educa e depois reclama de desemprego e violência.

  • Glauber
    2015-04-01T10:56:01

    No futuro haverá leis para regulamentar a trabalho dos robôs que ocuparão o lugar de humanos, as empresas eliminarão riscos que hoje tem com funcionários, como doenças, mortes, estresse, eliminarão gastos que hoje tem para manter uma produtividade maior dos funcionários, serão práticos e objetivos. Mas um humano é muito mais complexo e um robô nunca substituirá um humano. O que eu fico imaginando é onde e como serão usados, e se realmente tornará o mundo melhor. Mas isso é inevitável, é o futuro.

  • Glauber
    2015-04-01T10:53:58

    No futuro haverá leis para regulamentar a trabalho dos robôs que "ocuparão" o lugar de humanos, as empresas eliminarão riscos que hoje tem com funcionários, como doenças, mortes, estresse, eliminarão gastos que hoje tem para manter uma produtividade maior dos funcionários, serão práticos e objetivos. Mas um humano é muito mais complexo e tem coisas que um robô nunca substituirá em um humano. O que eu fico imaginando é onde e como serão usados, e se realmente tornará o mundo melhor. Mas isso é inevitável, é o futuro.

  • Radames Silva
    2015-03-31T12:54:54  

    Adeus empregos! Mais gente desempregadas e mais caos e miséria no mundo tudo em nome da ganancia de poupar tempo pra ganhar mais dinheiro.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2015-03-31T12:54:54  

      Deveríamos nos preocupar em fomentar a qualificação para que o trabalhador pudesse desenvolver o seu potencial criativo e intelectual desempenhando funções onde seria melhor remunerado, essa é a ideia. Trabalho repetitivo e braçal, quando possível, dever ser feito por máquinas pois além de não ser bem remunerado também é uma atividade castradora e limita o potencial humano.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2015-03-31T12:54:54  

      Todos dos dias milhares de empregados são dispensados mesmo sem formigas robôs. E mesmo assim, sabemos que isso não se daria do dia para a noite, até termos um exército de formigas robôs( ou humanóides mesmo) ia levar um tempo, nenhuma empresa muda radicalmente seu modo de produção em dias, é ao longo de um período.Além disso não existe direito à estabilidade, então o risco de desemprego sempre irá existir para os trabalhadores, independente de mecanização, essa segurança empregatícia que vc insinua não existe.

  • Susana Fernandes
    2015-04-01T08:08:35

    Tenho visto boa parte dos conceitos considerados ficção científica há décadas atrás se tornarem realidade. Realmente eram mentes a frente de seu tempo.

  • Jose Junior
    2015-03-31T22:35:01  

    E quando chover?

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2015-03-31T22:35:01  

      Não tem problema, ela usa capa de chuva e galocha!!!

  • Rodrigo Ramos
    2015-03-31T17:57:54

    Skynet é você? huahua

  • Marcelo Vaz
    2015-03-31T17:11:29

    "Ai que dó da formiguinha...". Procurem no youtube.

  • Leomir Andrade
    2015-03-31T16:21:29

    Em breve para uso militar, espionagem e terrorismo... se já não veio disso...

  • And Luz
    2015-03-31T14:41:24

    Para quem não quer ficar desempregado é só pisar em cima das malandras kkkk

  • Andre Czpak
    2015-03-31T14:20:54

    "Mãeeeeee pisei num formigueiro de formiga biônica!"

  • Flavio
    2015-03-31T14:08:52

    o futuro ta ai bons para uns e ruim para outros