Internet

13/03/2015 14h35 - Atualizado em 13/03/2015 14h35

Google Code vai acabar; saiba exportar códigos para o GitHub

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Google Code, o serviço de hospedagem de projetos do Google, está sendo desligado. Segundo o Google Open Source Blog, a empresa percebeu que o recurso simplesmente não é mais necessário e portanto, será desativado. Quem possui projetos hospedados lá, deve usar uma ferramenta do próprio Google para migrar para o GitHub, outro importante celeiro de projetos de código aberto.

GitHub: uma 'rede social' dos programadores

Github Google code (Foto: Arte/TechTudo)Saiba como exportar seus projetos do Google Code para o Github (Foto: Arte/TechTudo)


Lançado em 2006 para abrigar projetos de código aberto, o Google Code tem existido sob a sombra do GitHub nos últimos anos. O Google alega que está fazendo isso porque muitos projetos migraram para esse repositório e ultimamente, a carga administrativa do seu serviço consistia quase que exclusivamente de gestão de spam e abusos.

De acordo com o cronograma da empresa, em agosto deste ano, o site se tornará somente leitura.Isso quer dizer que ninguém mais poderá atualizar seus projetos, mas o acesso para visualização e leitura de fonte de código, questões e wikis permanecerá ativo.

Qual o melhor buscador: Google ou Baidu? Comente no Fórum do TechTudo.

Após essa primeira etapa, exatamente no dia 25 de janeiro de 2016, o serviço será encerrado. Depois disso, você será capaz de baixar arquivos compactados com o conteúdo dos projetos - essa função só estará disponível até o final de 2016.

Quem quiser começar a migrar seus projetos, deverá usar a ferramenta Google Code Export to GitHub.

O recurso é muito simples: basta digitar o endereço do projeto em uma caixa de texto e depois clicar no botão “Export”. Para quem já está navegando no seu projeto Google Code favorito, é mais fácil ainda, basta clicar no mesmo botão, na barra de cabeçalho.

O processo é bem completo e exporta o repositório de um projeto de código, “issues” e wikis.A seguir, com as devidas credencias do GitHub, em pouco tempo seu projeto já estará no novo serviço.

Vale lembrar que apenas issues públicas serão exportados para o GitHub e que embora os projetos hospedados no Google Code possam usar Subversion, Mercurial ou Git, no GitHub, apenas Git está disponível. Portanto, repositórios Subversion e Mercurial serão convertidos para Git, como parte da exportação.

O mais importante desse final de vida do Google Code é que ele fez a sua parte ao contribuir com projetos, que na época, não tinham local para ficar. Agora é hora de seus usuários fazerem a mudança, se você ainda não fez, mexa-se.

Exportando um projeto do Google Code para o GitHub (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Exportando um projeto do Google Code para o GitHub (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares