Internet

10/03/2015 11h10 - Atualizado em 10/03/2015 11h10

LinkedIn cria Guia do Usuário: veja seis dicas para melhorar seu currículo

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

O LinkedIn, maior rede social voltada para o mercado profissional, lançou um Guia do Usuário para ensinar como explorar melhor o potencial da plataforma na construção da sua identidade online. O guia que está disponível no SlideShare é voltado tanto para usuários iniciantes como para os mais familiarizados com a ferramenta, e inclui dicas sobre como criar o melhor perfil e ampliar sua rede.

#aletradaspessoas: postar foto com assinatura pessoal é perigoso? Entenda

Fernanda Brunsizian afirma que o ideal é manter seu perfil sempre atualizado na rede (Foto: Vivian Koblinsky) (Foto: Fernanda Brunsizian afirma que o ideal é manter seu perfil sempre atualizado na rede (Foto: Vivian Koblinsky))Fernanda Brunsizian afirma que o ideal é manter seu perfil sempre atualizado na rede (Foto: Divulgação/LinkedIn)

De acordo com Fernanda Brunsizian, gerente de comunicação do LinkedIn na América Latina, o perfil da rede é dinâmico, acompanha o crescimento de cada pessoa.

"Traz outras informações, além da experiência profissional, que nos ajuda a conhecer o usuário de maneira mais completa", afirma. Ainda de acordo com a executiva, o currículo do LinkedIn pode - e deve - ser atualizado com frequência.

Os interessados em acessar o Guia do Usuário podem encontrá-lo completo e em português no SlideShare (pt.slideshare.net/linkedinbrasil/guia-do-usurio). Veja também seis dicas rápidas para deixar o seu currículo mais atraente na rede social.

Foto corporativa

De acordo com o LinkedIn, um perfil com foto é 14 vezes mais visto que um sem foto. A imagem é responsável por dar credibilidade ao perfil, portanto escolha alguma de boa qualidade e, de preferência, em um ambiente profissional.

O ideal é escolher um foto que demonstre seriedade e profissionalismo, mas que mostre sua essência ao mesmo tempo.

Cabeçalho

Para ter um perfil forte na rede, é importante preencher sua posição profissional atual ou escrever uma mensagem que demonstre sua inspiração profissional. A dica é ser objetivo e citar características que te destaquem.

URL personalizada

Para deixar seu perfil mais fácil de ser encontrado em buscadores online, você pode criar uma URL personalizada para sua página no LinkedIn. Para isso, vá em “Perfil Público” e, em seguida crie uma URL em “URL do seu perfil público”, no canto direito da página. Dessa forma, você destaca o seu perfil público na rede.

Resumo

Outra dica importante para deixar seu perfil mais atraente, é caprichar na hora de escrever o resumo. O ideal é usar aproximadamente 300 palavras e, no máximo, dois parágrafos para falar do que você faz como profissional e suas conquistas. Escreva em primeira pessoa, em forma de narrativa, usando tom pessoal e verbos ativos.

Experiência

Use palavras-chave para descrever sua função e experiência profissional. Isso fará com que seu perfil seja mais visto através dos sites de buscas. Esqueça o “copia e cola”, pois o ideal é evitar fazer uma simples cópia do seu currículo.

Conteúdo

Capriche no conteúdo do seu perfil e procure formas de se destacar na rede. Use apresentações, vídeos ou infográficos para mostrar sua experiência profissional, adicionando conteúdo ao seu perfil como em um portfólio.

LinkedIn criou guia para ajudar os usuários a tirar o melhor proveito da rede (Foto: Reprodução/LinkedIn) (Foto: LinkedIn criou guia para ajudar os usuários a tirar o melhor proveito da rede (Foto: Reprodução/LinkedIn))LinkedIn criou guia para ajudar os usuários a tirar o melhor proveito da rede (Foto: Reprodução/LinkedIn)


Como se apresentar no Linkedin? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares