Sistemas Operacionais

13/03/2015 11h00 - Atualizado em 13/03/2015 11h00

Microsoft planeja levar Cortana, rival da Siri, para Android e iOS

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A Microsoft pode estar planejando uma compatibilidade maior da Cortana, assistente de voz do Windows Phone, para ser utilizada também no Android e iOS, em breve. O recurso pode ser uma rival para a Siri, que já tem função semelhante nos iPhones. A novidade sobre a expansão do aplicativo Cortana e uma versão mais avançada para outros sistemas operacionais foi divulgada pelo site Reuters, nesta sexta-feira (13).

Como instalar o iOS 8.3 beta para usar a Siri em português?

Microsoft planeja trazer Cortana para Android e iOS, diz site (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft planeja trazer Cortana para Android e iOS, diz site (Foto: Divulgação/Microsoft)

Para pensar além do Windows Phone, a Microsoft já está trabalhando em levar a assistente Cortana para o Windows 10, o que deve ser liberado para os usuários ainda este ano. E depois dessa expansão da funcionalidade para equipar os computadores, é cogitado levar o aplicativo também para Android e iOS.

Segundo o site, depois do processo de implementação no Windows 10 para desktop, a Cortana estaria disponível como um aplicativo independente, para ser utilizado em telefones e tablets que rodam os sistemas operacionais móveis da Apple, com o iOS, e do Google, no caso o popular Android.

Entre a Apple e a Samsung, qual é a melhor? Opine no Fórum do TechTudo

 Durante uma entrevista com a equipe do Reuters nos Estados Unidos, o diretor-gerente de pesquisas da Microsoft, Eric Horvitz, fez algumas revelações. E um dos assuntos foi elaboração de uma versão mais avançada da Cortana, denominado projeto Einstein, que utiliza funções de inteligência artificial. E pelo jeito a Cortana terá importantes implementações: “Esse tipo de tecnologia, que pode ler e entender e-mails, será o papel central da próxima rodada da Cortana, na qual nós estamos trabalhando para cumprir o prazo”, disse o executivo.

A Microsoft acredita que esse desenvolvimento em reconhecimento de voz, funções avançadas e de pesquisa vão transformar a assistente na primeira agente inteligente que pode até antecipar as necessidades dos usuários, o que seria um desafio e tanto para a Apple e para o Google. “Estamos definindo o cenário competitivo de quem pode oferecer os serviços mais favoráveis para tornar a vida mais fácil, manter o controle das coisas, que complementam a memória humana para nos ajudar a fazer as coisas“, completou Horvitz. Ainda não há previsão confirmada para a liberação desse recurso.

Via Reuters, The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eleandroo Tersi
    2015-03-16T09:04:37

    De longe a cortana bate a siri e o google, vale a pena ou trocar de smartphone pra windows (quem conhece sabe do que falo) ou colocar esta assistente em seus gatgets

  • Danilo
    2015-03-13T13:50:32

    Porque a Google e a Apple aceitariam um rival no próprio S.O para uma ferramenta que é a grande aposta dos dois?

  • Isaias Freitas
    2015-03-13T13:37:18

    Sou fan da MS mas no concordo com a maioria das coisas que ela faz não.

  • Pedro Mauri
    2015-03-13T11:51:22

    Ai vc fala: "Cortana, marcar reunião para 14h", ela responde: "não faça uma promessa se não pode cumpri-la." os bons entenderão kkkkk