Internet

13/03/2015 11h03 - Atualizado em 13/03/2015 11h03

Recebeu um aviso do Facebook? Saiba o que significa e como resolver

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Para manter sua plataforma livre de conteúdo impróprio, o Facebook está sempre analisando o material publicado por seus usuários. Se algum texto, imagem ou vídeo for contra os termos de uso da rede social, ele será apagado e seu autor notificado - o primeiro passo antes do bloqueio total da conta. Confira abaixo os tipos de avisos enviados pelo Facebook e à que infrações e punições se referem. 

Seis mitos sobre o Facebook que a rede social nega; entenda

Recurso 'Contatos confiáveis' ajudam o usuário a recuperar a senha do Facebook (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Recurso 'Contatos confiáveis' ajudam o usuário a recuperar a senha do Facebook (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))Saiba que tipo de conteúdo é proibido no Facebook (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Remoção de conteúdo carregado

Este tipo de aviso é enviado quando o usuário pública algum conteúdo que viole os termos de uso do Facebook. Fotos e vídeos que retratem nudez, uso de drogas, violência, auto flagelação e textos que contenham assédios ou ameaças são exemplos de conteúdos punidos pela rede social. Assim como posts de spam ou que personifiquem terceiros. 

Nesses casos, o Facebook recomenda que as pessoas evitem postar conteúdo impróprio ou sem autorização. As exceções são fotos de mães amamentando ou de mastectomia, já que rede social as considera uma forma de conscientização sobre o câncer de mama.

Uso incorreto de recursos

Essas notificações são destinadas a usuários que abusam de ferramentas da rede social e são enviadas a pessoas que enviam muitas solicitações de amizade ou publicam muitas vezes o mesmo conteúdo, o que é considerado spam.

Membros que usam ferramentas que automatizam ações em aplicativos de terceiros e que tentam acessar links que foram denunciados muitas vezes, também podem receber o aviso. 

Para usuários que gostam de adicionar muitas pessoas em seu perfil, o Facebook explica que o recurso foi criado para pessoas que você conhece, como amigos, familiares e colegas de trabalho e recomenda:

Quais os problemas das redes sociais de hoje? Comente no Fórum do TechTudo

"Caso  pretenda receber atualizações de pessoas que acha interessante, mas não as conhece pessoalmente (por ex: jornalistas, celebridades ou políticos), tente segui-las ao invés de lhes enviar solicitações de amizade”, informa a rede social.

Aviso sobre mensagens

O último tipo de avisos é reservado para usuários que pratiquem spam ou enviem mensagens de assédio. Para o Facebook, o spam é caracterizado pelo envio repetido da mesma mensagem, especialmente quando o conteúdo já foi denunciado por várias pessoas anteriormente.

Já o assédio pode vir de mensagens que contenham discurso de ódio ou sexualmente explícito. A rede social também considera entrar em contato com pessoas que você não conhece pessoalmente uma forma de assédio.

Um dos tipos mais comuns de spam são a promoção de organizações, empresas, produtos ou serviços em grupos ou comunidades. Para contornar este problema, o Facebook sugere que os usuários criem páginas para divulgar seu conteúdo ou usem a plataforma de anúncios da rede social.

Via Facebook

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares