20/04/2015 06h00 - Atualizado em 20/04/2015 06h00

Bicicleta de titânio impressa em 3D é totalmente personalizável; conheça

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Uma bike impressa em 3D promete ser o sonho dos amantes de ciclismo. A chamada DFM01 foi criada por designers japoneses e inova por utilizar titânio, material pouco usual em processos de impressão 3D. O modelo é rico em detalhes e pode ser customizado de acordo com o gosto do consumidor. O preço para tanta tecnologia e sofisticação, no entanto, é alto. 

Impressora 3D reproduz miniatura ‘perfeita’ de pessoas queridas; veja

DFM01 permite personalização de altura e tamanhao (Foto: Divulgação/Triple Botton Line)DFM01 permite personalização de altura e tamanho (Foto: Divulgação/Triple Botton Line)

Criado pelo estúdio Triple Bottom Line, a bike foi construída com uma impressora 3D utilizando uma técnica conhecida como sinterização seletiva a laser (SLS). Isso permitiu, além de fazer cortes precisos, adicionar detalhes no chassi da bicicleta. O projeto foi construído em conjunto com a Akiba, marca especializada em bicicletas de corrida.

Uma vantagem da DFM01 é o seu peso. Apesar de ser construída em titânio ela pesa apenas 6,8 quilos. Isso a coloca como possível concorrente com bicicletas construídas em outros materiais, como a fibra de carbono.

Detalhes só foram possíveis graças a técnica conhecida como SLS (Foto: Divulgação/Triple Botton Line)Detalhes só foram possíveis graças a técnica conhecida como SLS (Foto: Divulgação/Triple Botton Line)

Além disso ela pode ser totalmente customizada. Foi criado um sistema onde o usuário fornece informações como peso e altura. De acordo com os dados coletados, um algoritmo calcula com precisão qual o tamanho ideal para o quadro. O ciclista também pode alterar o projeto de acordo com os gostos pessoais.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

Preço pode passar dos R$ 17 mil (Foto: Divulgação/Triple Botton Line)Preço pode passar dos R$ 17 mil (Foto: Divulgação/Triple Botton Line)

Tantas possibilidades de personalização é lógico que se refletiria no preço. A DFM01 ainda não tem valor definido, mas acredita-se que apenas o quadro custe entre US$ 4.200 (cerca de R$ 12,7 mil em conversão direta) e US$ 5.900 (cerca de R$ 17,9 mil).

Via 3DP, Geeky-GadgetsTriple Bottom Line


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Angelo Fernandes
    2015-04-20T14:37:02

    E quando sai mesmo a cura para a AIDS e o Cancer ?!

  • Luca Neto
    2015-04-20T11:17:25  

    continua sendo uma bicicleta. prefiro uma moto.

    recentes

    populares

    • Luca Neto
      2015-04-20T11:17:25  

      nossa que distância 3 km kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Luca Neto
      2015-04-20T11:17:25  

      a não ser que vc tenha que subir 3 km no morro de bicicleta rssss

  • Leandro Brunetto
    2015-04-20T11:43:51  

    17 mil é mais barato do que uma bike decente da mesma categoria .

    recentes

    populares

    • Leandro Brunetto
      2015-04-20T11:43:51  

      Garfo com amortecedor??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é uma Speed vei, nao uma MTB.. sabendo legal!

    recentes

    populares

    • Leandro Brunetto
      2015-04-20T11:43:51  

      Sensato a eu num coloco, bike é massa, mas pagar o preço de um carro num,a so se a grana n tiver valor mesmo.

  • Thiago P
    2015-04-20T19:12:06

    essas impressoras 3d podem ser o futuro, futuro das guerras, e destruição, os governos tem q começar urgente a tomar atitudes qto a quem e onde pode se usar esses equipamentos, pois em mãos erradas, vai da ruim demaissssssssssssssss, vai ser q nem o avião, foi criado pra facilitar o transporte e se tornou uma arma de destruição em massa.

  • Alexandre Juliano
    2015-04-20T17:00:59  

    Impressora 3D existe para imprimir protótipos. E não para produzir produto final. E o mérito é para o autor do modelo 3d no computador. A impressora só imprime o que for enviado para ela.

    recentes

    populares

    • Alexandre Juliano
      2015-04-20T17:00:59  

      Se é personalizada, vai ser produzida apenas uma ao gosto de cada fregues, não é para produção em série pois cada pessoa tem um corpo único.

  • Jackson Espíndola
    2015-04-20T11:46:59  

    Vou começar a imprimir carros em casa...kkk

    recentes

    populares

    • Jackson Espíndola
      2015-04-20T11:46:59  

      Na verdade, isso já é feito. Há duas semanas o Auto Esporte mostrou uma matéria sobre isso. Há projetos de construção de casas com impressoras 3D. Já vi uma animação sobre isso. É o futuro. Acho essa tecnologia sensacional. De peças e próteses a construções inteiras, com cada detalhe feito com precisão.

    recentes

    populares

    • Jackson Espíndola
      2015-04-20T11:46:59  

      Ja existe a muito mais tempo que isso. Todos nós fazemos coco por uma impressora 3d.

  • Presidente Universo
    2015-04-20T18:11:25

    fazem coisas legais, mas como tudo q inventam no futuro vão usar pro mal imprimindo bazookas, cv-47, desert eagle etc

  • Fabio
    2015-04-20T17:42:54

    quanta gente preguiçosa falando a mesma coisa! Se fosse moto seria melhor, se colocasse um motor ficava bom.... por isso tem tanto GORDO nesse país!!!!

  • Gustavo
    2015-04-20T16:24:04

    Não confio comprar uma dessa. Aqui no Brasil esta que nem o bairro do brooklyn no seriado "todo mundo odeia o chris": o bandido quebra o vidro do carro com um tijolo pra pegar outro tijolo dentro do carro. kkkkk

  • Gustavo
    2015-04-20T16:14:39

    Pode ser uma bicicleta moderna, mas ainda sim utiliza propulsão humana e não é facil subir uma ladeira com ela. Melhor comprar uma Ducati de 17 mil mesmo.

  • Theflash
    2015-04-20T13:25:46  

    Noutro dia, imprimi um par de muletas e fui passear... resultado, roubaram minhas muletas!! Está insuportável viver no Brasi do petêl! Estou mentindo?

    recentes

    populares

    • Theflash
      2015-04-20T13:25:46  

      Não estás mentindo! kk

  • Roseline Jesus
    2015-04-20T16:04:50

    PREFIRO OUTRO ASSUNTO.....

  • Coliforme Fecal
    2015-04-20T14:20:14

    Se colocar um motor, aí fica show !!

  • Regina
    2015-04-20T12:42:14  

    n sou muito fan de biçicleta eu prefiro e carro mesmo mas confortavel

    recentes

    populares

    • Regina
      2015-04-20T12:42:14  

      E menos ainda da língua mãe. "fan, biçicleta"?

  • Mateus Souza
    2015-04-20T13:43:58

    ai os pião das montadoras pira o Cabeção malukoo\O/

  • Jadson Vidal
    2015-04-20T13:42:34

    Seria perfeita se........ Tivesse pedais...

  • Anderson Lelis
    2015-04-20T12:57:27

    E assim se cria o desemprego no mundo...

  • Gato Bermuda
    2015-04-20T12:36:27

    Sair com uma bicicleta dessa no Brasil é um convite a morte. Tenho um Fox cross 2006 pouquíssimo rodado, só não compro um zero por não me sentir seguro em rodar com carro zero nesse país. A que ponto chegamos.

  • Celso Silva
    2015-04-20T12:06:56

    queria saber se daria pra imprimir uma bomba atômica pra jogar lá em Brasília.

  • Jose Souza
    2015-04-20T11:48:10

    Queria saber como anda o desenrolar das mutretas do PT no governo, como estão as investigações? cade o dinheiro do povo que foi levado do Brasil? quero ver o Lula ver o sol nascer quadrado!

  • Paulo Oliveira
    2015-04-20T11:59:42

    Lindíssima, show a bike

  • MARCELO CASQUEIRO
    2015-04-20T11:58:36

    O preco do quadro esta dentro do preco dos quadros vendidos de fibra de carbono, para um quadro perssonalizado esta bem bom.

  • Alex Santos
    2015-04-20T11:48:49

    LINDA A BIKE.. SHOW SHOW.. MAIS O PREÇO PARECE SER GIGANTE EM KKK.. MAIS QUEM GOSTA DE BIKE TA NEM AI PRO PREÇO...

  • Diego Barbosa
    2015-04-20T11:17:29  

    Dá uma voltinha com ela aqui no Brasil significa ficar sem ela, e talvez não voltar pra casa!

    recentes

    populares

    • Diego Barbosa
      2015-04-20T11:17:29  

      Pura verdade!!!!