Sistemas Operacionais

29/04/2015 19h01 - Atualizado em 29/04/2015 20h01

Entenda como Windows 10 vai rodar aplicativos para Android e iPhone

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma das grandes críticas ao Windows Phone é o número reduzido de aplicativos se comparado ao universo do Android e do iOS (iPhone). Entretanto, a Microsoft parece ter a solução para mudar esse cenário. Durante a Build 2015, foram anunciados novos recursos que permitirão que os desenvolvedores criem apps para Windows 10 - que vai rodar em PCs e smarts - usando e importando as versões feitas paras outros sistemas, com algumas poucas adaptações.

Microsoft Edge: nome do sucessor do IE no Windows 10 é revelado na Build 2015

Veja, no vídeo abaixo, as principais novidades do Windows 10 apresentadas pela Microsoft


Tecnicamente, a Microsoft irá oferecer uma ferramenta de desenvolvimento que permitirá aproveitar boa parte de códigos já criados para outras plataformas, como Java e C++ no Android e Objective C no iOS, para gerar versões compatíveis com smartphones, tablets e computadores equipados com a nova versão do Windows.

Windows 10 e Office rodam em smartsphones e computadores com o mesmo visual (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 e Office rodam em smartsphones e computadores com o mesmo visual (Foto: Reprodução/Microsoft)


O que você acha que falta no Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

A King, uma das maiores desenvolvedoras de games, já lançou inclusive o jogo Candy Crush Saga para Windows baseado na versão feita para iPhone.

A expectativa é que, com o sistema de reutilização de código, grande parte dos aplicativos hoje disponíveis somente para Android e iOS sejam lançados rapidamente como apps universais do Windows 10. 

O objetivo é atrair grandes desenvolvedores para conquistar mais usuários, com a agressiva meta de 1 bilhão de dispositivos com Windows 10 durante os próximos dois a três anos. A conta considera dispositivos novos e aqueles que hoje rodam versões antigas e até piratas do Windows, mas que poderão ser atualizados de graça.

Desenvolvedores fiéis do Windows, porém, podem ficar divididos entre desenvolver apenas para Windows ou abraçar outras plataformas. O aproveitamento de código pode deixar o Windows 10 em segundo plano, sendo usando apenas com adaptações. Embora a quantidade de apps deva aumentar, há chances de que esses apps não aproveitem todo o potencial do próprio Windows.

Microsoft Build 2015 (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft Build 2015, evento para desenvolvedores dá detalhes do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O futuro ainda é incerto, mas a nova Microsoft, mais aberta do que nunca, mostra que está tentando conquistar os usuários abraçando a variedade e abandonando ideias que fecham o usuário em um único universo. A missão do CEO Satya Nadella é “fazer as pessoas amarem o Windows de novo”, e o que já foi mostrado em 2015 parece ser um bom começo desse novo caminho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everson Oliveira
    2015-06-01T10:45:55  

    MS sendo MS... prevejo mimimi dos LinuxBoys

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2015-06-01T10:45:55  

      Luiz Santos! zero vírus porque pouquíssima gente usa essa bosta. e não chama a atenção dos hackers, se fosse popular feito o Windows vc ia ver os ataques!

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2015-06-01T10:45:55  

      Luiz ninguém usa o Linux, é igual o Chromebook, só serve para entrar no navegador, os ambos não tem vírus, porque poucos usam

  • Mailson
    2016-07-17T20:48:47

    Faltam jogos e aplicativos,além de travar um pouco,precisamos de mais bateria pois a carga acaba rápido de mais. Fora a esses fatos um bom aparelho

  • Daniel Rios
    2015-09-08T13:30:01

    Eu só queria Real Racing 3...

  • willian silva
    2015-04-30T11:08:49  

    Concordo que desenvolvedores fieis do Windows passem a desenvolver para outras plataformas e aproveitar o código para o Windows 10. Porem não concordo que os desenvolvedores iram deixar o windows 10 em segundo plano, pelo contrario a agilidade para ajustes dos aplicativos vai se tornar mais rápido já que não sera necessário escrever o código do zero.

    recentes

    populares

    • willian silva
      2015-04-30T11:08:49  

      Por aí. No mais, estou curtindo essa "reinvenção" do Windows.

    recentes

    populares

    • willian silva
      2015-04-30T11:08:49  

      pagando o preço por demorar a entrar no mercado de smartphones...