10/04/2015 14h22 - Atualizado em 10/12/2015 14h30

Uber x taxistas: entenda a polêmica envolvendo o app de motoristas

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

A briga entre o Uber e os taxistas parece estar distante do fim. Os criadores do app alegam que o objetivo é conectar passageiros a motoristas particulares proprietários de carros pretos. Parte dos taxistas, por sua vez, afirma que se trata de um apicativo ilegal. Os donos de táxis já fizeram protestos em diversas cidades do planeta, entre elas Rio de Janeiro e São Paulo.

No meio deste embate estão os cidadãos – em busca de um serviço de transporte de qualidade, e alguns já se questionando como ser motorista.

Uber: aprenda o que é e como se cadastrar no app

Uber oferece alternativa aos táxis tradicionais (Foto: Divulgação/Uber)Uber oferece alternativa aos táxis tradicionais (Foto: Divulgação/Uber)

Mas por que um aparente inofensivo app pode ser capaz de levantar a fúria de uma classe inteira de trabalhadores? O TechTudo conversou com os dois lados para te ajudar a entender uma equação que envolve de um lado inovação, legislação e muito dinheiro e do outro o seu bem estar como consumidor.

Como o Uber funciona?

A ideia do Uber é bem simples: ajudar quem precisa se locomover pela cidade a encontrar algum carro que a leve ao destino. Por meio do aplicativo, o usuário pode pedir um motorista particular.

Custando em média 5% a mais do que os táxis convencionais, toda a transação é feita pelo app, desde o cálculo de preço pelo trajeto percorrido, até o pagamento por cartão de crédito – que fica cadastrado no sistema da empresa.  Os motoristas ficam com 80% do valor e o Uber com o restante (20%).

Fora da lei e/ou disruptivo?

Desde a sua fundação em 2010, a empresa tem causado a ira dos taxistas das cidades onde é o app funciona. Grandes protestos a favor do banimento do Uber paralisaram cidades como Londres e Paris.

Pagamento é feito por cartão de crédito cadastrado ao aplicativo (Foto: Divulgação/Uber) (Foto: Pagamento é feito por cartão de crédito cadastrado ao aplicativo (Foto: Divulgação/Uber))Pagamento é feito por cartão de crédito cadastrado ao aplicativo (Foto: Divulgação/Uber)

Para a classe, o Uber deve ser proibido, já que não possui uma lei específica e não está sujeito as regulamentações que os taxistas são obrigados a cumprir.

“O aplicativo favorece o exercício ilegal da profissão, já que os motoristas cadastrados não têm qualquer licença para prestar serviço de transporte público”, explica Edmilson Americano, presidente da Associação Brasileira das Cooperativas e Associações de Táxis (Abracomtaxi).

Isso se agrava ainda mais já que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, não fornecem mais o alvará. Quem quiser trabalhar legalizado, precisa herdar ou comprar a licença de outro taxista. Em alguns casos, o custo ultrapassa a casa dos R$ 100 mil.

Em contrapartida, o Uber criou um sistema próprio para ‘regular’ a atividade de seus motoristas. Para se cadastrar no Uber como motorista é preciso ter uma carteira com licença para exercer atividade remunerada, ter seguro que cubra o passageiro e o carro precisa ser sedã comprado a partir de 2009. É feita ainda a checagem de antecedentes criminais.

Os usuários também são envolvidos nesse processo. Ao concluir o pagamento, os passageiros são convidados a fazer uma avaliação. Motoristas que são classificados com menos de quatro estrelas são barrados pela empresa.

Crescimento

O Uber tem apetite voraz. Em menos de cinco anos, a empresa já opera em 300 localidades mundo a fora. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília já contam com motoristas cadastrados no aplicativo.

As questões legais envolvendo a empresa parecem não afastar investidores. Ao todo a empresa já recebeu investimentos de US$ 2,7 bilhões (R$ 8,3 bilhões em cotação atual). Em janeiro deste ano, ela estava sendo avaliada em mais de US$ 40 bilhões (R$ 123 bilhões em cotação atual), passando na época até mesmo a Petrobras em valor de mercado.

Os protestos organizados pelo mundo parecem servir de mola propulsora para o crescimento. Em manifestações no primeiro semestre de 2015, em algumas cidades brasileiras, o Uber registrou aumento de cinco vezes na quantidade de cadastros em São Paulo e Brasília. No Rio e em Belo Horizonte, o número de registros triplicou.

O Uber enfrenta, além da guerra com os taxistas, denúncias de estupros envolvendo motoristas cadastrados no aplicativo. Casos que mancharam a reputação da empresa já aconteceram nos Estados Unidos e na Índia.

99Taxis, app que chama táxi, roda no Galaxy Y (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: 99Taxis, app que chama táxi, roda no Galaxy Y (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))99Taxis, aplicativo para chamar taxi, é concorrente do Uber (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

No ano passado, mais uma polêmica: a startup foi acusada de pagar detetives para investigar jornalistas que publicavam matérias negativas sobre a empresa. Travis Kalanick, CEO do Uber, teve de se retratar publicamente via Twitter.

Futuro

Pode ser meio complicado imaginar como uma empresa que não possui nenhum carro pode ser avaliada em bilhões de dólares. Negócios inovadores que exploram a economia colaborativa estão sujeitas a causar alguma tensão em meios tradicionais. O Airbnb, empresa que permite o compartilhamento de quartos, tem sofrido pressão por meio do lobby de hotéis em Nova York.

A estratégia dos taxistas de combater o Uber parece não estar dando certo. No Rio de Janeiro, apesar de a Secretaria de Transportes (SMTR) afirmar que é ilegal, o inquérito que apurava o serviço foi arquivado pelo Ministério Público Estadual ainda em 2014.

“A Uber é legal no país. O que acontece é que ainda não existe uma regulação específica para a economia compartilhada”, defende Fábio Sabba, porta-voz do Uber no Brasil

Ao que tudo indica, ou os taxistas se renovam para oferecer um serviço de excelência, ou terão que pintar os carros de preto e se submeter ao Uber.

Aplicativos para Android: quais os melhores? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Junior
    2015-11-11T12:44:56  

    Aí quando aparece uma empresa pra fazer concorrência esses se desesperam... mas eu levanto uma questão: não me lembro dos taxistas se mobilizarem tanto quanto estão se mobilizando agora contra os motoristas de táxi que rodam clandestinamente!

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2015-11-11T12:44:56  

      Carlos o questionamento feito nas manifestações e contra o serviço clandestino isso englobaliza TDs os serviços ilegais ,os chamados executivos, táxis piratas, doblos fazendo lotações e os ubers Tds estão inclusos

  • Juliano Pereira
    2016-04-12T19:10:08

    todos briga por um lugar melhor ao sol e no fim quem fica com ele é os estrangeiros que viu no Brasil a oportunidade de investir em app que não precisa arcar com as despesas trabalhistas e nem com oq vc faz ou deixa de fazer sua família não importa pra eles eles quer que vcs façam a corrida e se der pra vc ganhar ganhou caso reclamem vão procurar outro serviço seu idiota

  • Juliano Pereira
    2016-04-12T19:14:26

    a maioria uber são bandidos e estupradores vc viu ai na índia

  • Juliano Pereira
    2016-04-12T19:13:05

    defende essa máfia ai que lá na frente vc vai me dar razão nenhuma máfia presta seja taxista ou Uber todos lixos exploradores ,dalson com esse nome tinha que pegar o que vier mesmo kkkkk com certeza nem pra segurança esse nome serve kkkkk sem comentários

  • Leda Santos
    2015-04-10T16:30:38  

    Eu já usei o serviço, quando meu carro ficou na oficina, pelo menos comigo não tive problemas, eu vejo como uma alternativa aos táxis. Agora mesmo, fui entrar na garagem e veio um taxi tentando passar pela direita, bem quando eu ia entrar, quase pegou... depois falam que é motorista profissional... pior é que tinha passageiros... Eu recomendo o serviço do Uber.

    recentes

    populares

    • Leda Santos
      2015-04-10T16:30:38  

      Essa polêmica deve ser por que alguns não podem tirar vantagens em alguma coisa!! Em Salvador o serviço de taxi é um absurdo: se tiver 3 pessoas no taxi, corridas para aeroporto ida ou volta, ar condicionado tudo isto é bandeira 2, a corrida fica ultra cara!!

    recentes

    populares

    • Leda Santos
      2015-04-10T16:30:38  

      Acabou badeira. 2.3.4.5. etc . kkkkkkkk

  • Celso Cavalcanti
    2015-06-19T10:57:20  

    A UBER não é apenas uma plataforma que liga consumidores a fornecedores de serviço. Ela faz parte da cadeia dos fornecedores de serviço. TODAS as regras do serviço prestados são feitas pela UBER. Responsabilidade direta em todo e qualquer problema existente. O Código de Defesa do Consumidor não foi revogado. Qual a forma de tributação na relação havida? Emitem notas fiscais pelo serviço prestado? Qual o retorno efetivo para os municípios, na questão tributária?

    recentes

    populares

    • Celso Cavalcanti
      2015-06-19T10:57:20  

      Esse Governo corrupto quer mais impostos??? Pra que? Pra enfiar no bolso e rir da nossa cara.... NEGATIVO!!! UBER ATÉ A MORTE!!!!

  • Geovanni Venerando
    2015-12-10T01:41:47

    Excelente serviço. Pra quem quiser testar, fique à vontade para usar meu código de desconto: ubervenerando

  • Marcos Dias
    2015-09-25T18:30:18  

    Acorda Brasil! !!!...o país tá em crise....ninguém vai conseguir pagar o preço dinâmico da uber!!!...

    recentes

    populares

    • Marcos Dias
      2015-09-25T18:30:18  

      kkkk

    recentes

    populares

    • Marcos Dias
      2015-09-25T18:30:18  

      Quem não tem dinheiro é nois mas quem usa UBER deixa a limusine na garagem pra não ter que ficar pisando no freio e no acelerador UBER não é para quebrado é pra quem tem... show

  • Marcos Koyott
    2015-11-21T18:51:01

    UBER=inovação show

  • Claudio .
    2015-04-10T17:32:48  

    Serviços de taxi no mundo todo é caro e mal prestado e será muito bom ter mais uma opção de transporte, vejo muito taxista que cobram a mais e acho um absurdo cobrança de bagagem e sem contar os que vivem de aluguel das permissões de taxi, já que a grande maioria dos taxistas pagam diárias.

    recentes

    populares

    • Claudio .
      2015-04-10T17:32:48  

      Sem falar que taxistas compram o carro com um descontão!

    recentes

    populares

    • Claudio .
      2015-04-10T17:32:48  

      E não pagam IPVA.

  • Carlos Junior
    2015-11-11T12:58:10

    Uber neles....

  • Carlos Junior
    2015-11-11T12:51:14

    Resumindo... quem tem que decidir a permanencia da UBER ou não no país é a população que usa não os taxistas! A voz é do povo não deles!

  • Carlos Junior
    2015-11-11T12:47:17

    E ficam fazendo manifestações pelas ruas atrapalhando o trânsito e incomodando a população visando tentar atingir o governo pra ver se conseguem a proibição da UBER no país. Bom..! espero que o Governo não abra as pernas dessa vez e faça com que os taxistas evoluam para poder brigar no mercado!

  • Henrique Santos
    2015-08-16T10:08:02  

    Bom dia, ontem deixei meu carro em casa e fui trabalhar usando o uber, resolvi fazer o teste, o motorista chegou em casa em 10 minutos, muito atencioso de terno, sorriso, carro novo, sedan, cheiroso, agua, refrigerante, amendoim, chocolate, balas, chicletes e muitas coisas que notei de qualidade que em taxi em São Paulo jamais tive esse tratamento.

    recentes

    populares

    • Henrique Santos
      2015-08-16T10:08:02  

      Cheiroso? kkkk, vc quer um macho e não um motorista, amigão.

    recentes

    populares

    • Henrique Santos
      2015-08-16T10:08:02  

      Esse Jeverson Cunha deve ser um daqueles taxistas fedido e mau educado. Que venha a UBER

  • Francisco Benelli
    2015-08-12T07:40:27  

    Matéria ruim e tendenciosa!

    recentes

    populares

    • Francisco Benelli
      2015-08-12T07:40:27  

      justificativa: sou taxista hahahahah

    recentes

    populares

    • Francisco Benelli
      2015-08-12T07:40:27  

      Um aplicativo onde podemos avaliar os motoristas, onde os motoristas não escolhem a corrida mais vantajosa, onde não dão voltinhas para aumentar o ganho, onde os preços são justos, parece até sonho mas isso é a Uber rapaziada

  • Marcos Dias
    2015-09-04T18:14:04  

    uber é clandestino,,,,sp, rio, belo horizonte estão proibido,,,,,fiscalização e o mais de 30.000 taxistas estão auxiliando na fiscalização,,,,,use aplicativos legalizados,,,,o taxi chega em 5 minutos e muitos deles dão desconto,,,,,,

    recentes

    populares

    • Marcos Dias
      2015-09-04T18:14:04  

      Taxista detectado hahahah Se Uber é cladestino, Taxistas são monopólio, máfia?? conte-me mais.

    recentes

    populares

    • Marcos Dias
      2015-09-04T18:14:04  

      O uso do aplicativo só está crescendo, e para deixar claro os motoristas da Uber chegam muito rápido, não dão voltinhas para aumentar os ganhos e o preço e justo, grande parte dos taxistas são desonestos e mal educados, chega de depender dessa corja, viva o futuro!

  • Cristiano Jesus
    2015-09-09T13:27:40

    Infelizmente, durante muito tempo, os taxistas tiveram o monopólio da prestação do serviço. Com isso, atendiam mal, roubavam nos valores das corridas, faziam trajetos maiores com passageiros que não conhecem o caminho, etc... não são todos, mas muitos faziam isso. Com o Uber, chegou a concorrência. Acho que em vez de proibir, deve regularizar, o consumidor decide se quer um taxista convencional ou um Uber. Simples assim.

  • Ricardo Costa
    2015-04-10T19:26:06  

    Sensacional Idéia. Os Taxistas do RJ vão ter que prestar um serviço descente e parar de ficar escolhendo corrida.Agora vão ter que aprender a trabalhar!...TOTALMENTE A FAVOR!..viva o Uber!...e ainda me vem com a justificativa que são motoristas treinados e fiscalizados...bulufas!!!!!

    recentes

    populares

    • Ricardo Costa
      2015-04-10T19:26:06  

      Estou só esperando. o. Aplicativo ser REGULANTADO que eu vou COMPRAR um Corolla ZERO bala.....Afinal vou ter o que é meu para poder trabalhar......até porque. os ALVARÁS de TÁXI. estão nas mãos de poucos.Um taxista devê ser mágico para trabalhar em várias. Permissões ao mesmo tempo:.

  • Leonardo Silva
    2015-07-28T14:19:26  

    Engraçado é que a TELEXFREE não tinha regulamentação no país e logo foi massacrada pelo MP, deixando milhões de brasileiros no prejuízo. Agora o UBER eles arquivaram o processo rápido, alguma coisa tem aí. Certamente membros do MP levando o seu cascalho irregularmente por fora! Cambada de safados!

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2015-07-28T14:19:26  

      De novo isso de TXFree? Era pirâmide

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2015-07-28T14:19:26  

      E o UBER, é legal? Errado por errado, tem que ter o mesmo tratamento.

  • Augusto Galvão
    2015-06-06T14:51:49

    Interessante é que ninguém comenta o quão perigoso é andar com motorista de táxi mal-intencionado no Rio de Janeiro e São Paulo! No aeroporto eles não respeitam os táxis de lá e vão abordando os passageiros oferecendo descontos nas corridas para o centro da cidade! Muitas vezes são cúmplices de assaltantes (RJ) e ou são clandestinos! Verdadeiros clones! Apoio o UBER!

  • Alan Freire
    2015-08-11T20:00:42  

    Porque os taxistas não passam a utilizar o Uber ?

    recentes

    populares

    • Alan Freire
      2015-08-11T20:00:42  

      Já existe isso em outras cidades. É o Uber Taxi. No app tem a opção de chamar um taxi comum também. Vem o que está mais perto, ou o Uber X ou o taxi.

    recentes

    populares

    • Alan Freire
      2015-08-11T20:00:42  

      Só que aí quebraria a 99 taxi aqui no BR huehuehue

  • Douglas Kaucz
    2015-07-24T16:51:46  

    Agora finalmente entendi qual a briga dos táxistas com o Uber, e realmente ele é um app ilegal, pois os táxistas tem que se submeter a todas as leis municipais para poder transportar passageiros enquanto os usuários do Uber estão burlando esse sistema. Isso é um transporte clandestino de passageiros, igual á Vans clandestinas.

    recentes

    populares

    • Douglas Kaucz
      2015-07-24T16:51:46  

      uberrrrrrrrrrrrrrrrrrr jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    recentes

    populares

    • Douglas Kaucz
      2015-07-24T16:51:46  

      Eu quero os taxistas no lugar de arrumar confusão com o Uber , devia melhorar seu serviço , esse lance de oferecer um rango , cafézinho e tal já muda o conceito.

  • Leonardo Silva
    2015-07-28T14:12:40  

    Engraçado é que a TELEXFREE não tinha regulamentação no país e logo foi massacrada pelo MP, deixando milhões de brasileiros no prejuízo. Agora o UBER eles arrebatam o processo rápido, alguma coisa tem aí. Certamente membros do MP levando o seu cascalho irregularmente por fora! Canbada de safados!

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2015-07-28T14:12:40  

      Está somando x com y. Empresas bem diferentes.

  • Leandro Barros
    2015-08-15T14:31:08

    A tecnologia veio pra revolucionar o mercado taxista, porém, acredito que seja necessário uma lei que concilie os taxistas com o "Uber" (ou vice-versa) para que ambos possam se beneficiar desta inovação.

  • Sergio Carvalho
    2015-07-24T15:42:24  

    A pergunta é a seguinte: posso criar um app para substituir linhas de ônibus e contratar vans clandestinas? Posso criar app para utilizar serviços de trem e metro, utilizando as vias existentes ou criando novas? Não! Existe regulação para isto. A idéia original do Uber era unir "caronas", do trabalho, mesmo percurso, e não prestar serviço contrários a regras existentes.

    recentes

    populares

    • Sergio Carvalho
      2015-07-24T15:42:24  

      Ninguém vai substituir ninguém. A rua é um espaço público, e motoristas particulares já existem há décadas, esse mimimi todo é só porque criaram um app que facilita encontrá-los? Se for assim, vamos acabar com os taxis, pois eles roubam os clientes dos ônibus, ou vamos acabar com os metrôs, pois eles roubam os clientes das vans.

    recentes

    populares

    • Sergio Carvalho
      2015-07-24T15:42:24  

      O uber não impede que um taxista o use!! assim ele deixa de pagar a diária para o dono da diária!! e usa o próprio carro e assim!! tem mais dinheiro pra família!! Basta se permitir ser avaliado!!!