20/04/2015 08h00 - Atualizado em 20/04/2015 08h00

O que é CPU? Entenda qual é o significado da sigla e sua importância

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

CPU é a sigla inglesa de “Central Processing Unit”, ou “Unidade Central de Processamento”, em português. Ela recebe este nome porque, de fato, é onde todas as operações do computador são processadas. Por causa disso, o chip onde ficam localizados os elementos da CPU é chamado de processador, popularmente conhecido como o “cérebro do computador”.

Tudo para montar um PC gamer: confira tutoriais especiais

CPU é a sigla em inglês para Unidade Central de Processamento (Foto: Divulgação/AMD)CPU é a sigla em inglês para Unidade Central de Processamento (Foto: Divulgação/AMD)

As operações são tratadas em diferentes componentes, conforme sua natureza. Na ULA (Unidade Lógica Aritmética) são processados cálculos como adição, subtração, multiplicação e divisão, assim como operações booleanas (testes lógicos). Já a UC (Unidade de Controle) é responsável por lidar com as demais, além de controlar o funcionamento da unidade central de processamento como um todo.

Além destes dois, a CPU ainda conta com os Registradores, uma memória de baixa capacidade e super velocidade. Ela guarda as instruções, ou valores em registros, que serão usadas no processamento de cada comando.

Dicas para montar um PC Gamer compatível. Participe no Fórum do TechTudo

À velocidade com que as informações são transmitidas é dado o nome de “clock”. Essa taxa é medida em Hertz (Hz) e sempre vem expressa no modelo do processador. Cada 1Hz equivale a uma instrução por segundo. Assim, o Intel i7-5550U de 2 GHz, por exemplo, consegue executar 2 bilhões de instruções a cada segundo.

Processadores ou CPUs têm velocidade medida em Hertz (Foto: Divulgação/AMD)Processadores ou CPUs têm velocidade medida em Hertz (Foto: Divulgação/AMD)

Diferença entre CPU e gabinete

Um erro muito comum é chamar o gabinete de CPU. É verdade que o processador fica dentro da peça, mas ela também comporta disco rígido, leitor de CD/DVD e uma série de outros itens de hardware que não desempenham função no processamento dos dados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Antonio
    2018-02-27T09:37:55

    Desculpa dizer mais você andou lendo para que ser o processador não oque é CPU, como todos sabem a CPU é o gabinete com as peças para efetuar todo processamento que usuário utiliza. Oque foi dito nesse tópico foi a funcionalidade do processador.