Internet

14/04/2015 14h01 - Atualizado em 14/04/2015 14h01

Truque no Google Maps mostra 'esconderijo de Snowden' na Casa Branca

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Se você pensava que o analista da CIA Edward Snowden estava asilado na Rússia, pense de novo. De acordo com o Google+, pelo menos, ele está escondido em um dos locais mais improváveis: na Casa Branca. Esta informação pode ser conferida pesquisando pelo prédio no Google Maps e ocorre devido a uma brincadeira feita por um usuário, explorando uma possível falha no cadastro de mapas do Google.

Google Maps começa a testar novo visual para facilitar uso

Localização falsa de Edward Snowden foi adicionada no Google Maps (Foto: Reprodução/Google)Localização falsa de Edward Snowden foi adicionada no Google Maps (Foto: Reprodução/Google)

Trocadilho com nome de loja

O truque é possível devido a um trocadilho. Do jeito que foi escrito, o nome “Edwards Snow Den” pode ser traduzido como “Toca da neve do Edward” e foi adicionado ao sistema do Google Maps como sendo de uma loja de snowboard. O passo seguinte foi definir o endereço da loja como Avenida Pennsylvania NW, 1600, o mesmo endereço da Casa Branca.

A loja também possui uma página no Google+ (plus.google.com/105108012), onde indica que está aberta todos os dias das 5h da manhã até às 11h da noite. A conta está atrelada a um número de telefone que também está registrado em outra conta na mesma rede social. Esta última, pertence a um caixa eletrônico localizado no Hotel Marriot, em Seattle, Estados Unidos. 

Qual lugar você gostaria de ver no Street View? Comente no Fórum do TechTudo.

O card da loja que era exibido no Maps já foi removido, e continha reviews provavelmente deixadas por usuários que perceberam a brincadeira no início. Um dos comentários dizia que o local era uma grande fonte de informações confidenciais e completava a brincadeira "Não sei como eles fizeram para vazar desta forma, mas com certeza eu daria asilo”.

A marcação da loja no mapa, entretanto, continua visível e não há expectativa de quando ela será removida. Para visualizá-la basta acessar a página do Google Maps, digitar o endereço da Casa Branca.

Edward Snowden é analista de sistemas e ex-funcionário da CIA e da NSA. Snowden tornou público detalhes de vários programas de vigilância global feito pelos Estados Unidos e, desde estão, é procurado. Atualmente, vive em asilo político na Rússia. O direito foi concedido desde agosto de 2013.

Via The Next Web e Google Maps

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jdugalde
    2015-06-26T14:39:54

    Os caras entram aqui pra falar de futebol, são uns recalcados mesmo.

  • Sem Grenal
    2015-05-12T09:41:01

    inter campeão de novo ... gremio lixo

  • Adilson Petti
    2015-04-14T18:21:29

    Corinthians 2 x 0 Parmalat