15/04/2015 12h43 - Atualizado em 04/01/2016 10h10

Facebook: 5 coisas que você precisa saber sobre a parceria Dilma e Zuckerberg

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O governo brasileiro fechou uma parceria com Facebook que deve impactar a rotina de milhares de pessoas. O objetivo da colaboração é aumentar a inclusão digital no país, garantindo que mais gente tenha acesso a serviços nas áreas da saúde, educação, cultura, trabalho e tecnologia. O acordo foi fechado entre a presidente Dilma Rousseff e Mark Zuckerberg, em encontro ocorrido na última sexta-feira (10), na Cidade do Panamá, capital da República do Panamá.

Facebook quer te ajudar a encontrar o sentido da vida e outras coisas

Dilma Rousseff e Mark Zuckerberg fecham acordo para ampliar inclusão digital no Brasil (Reprodução/Facebook)Dilma Rousseff e Mark Zuckerberg fecham acordo para ampliar inclusão digital no Brasil (Foto: Divulgação/Facebook)

O primeiro fruto desta colaboração será desenvolvido na favela de Heliópolis, em São Paulo. “Este é um local de baixa renda com cerca de 200 mil pessoas na maior cidade do Brasil. Nós vamos entregar Wi-Fi rápido e gratuito para todos nesta comunidade, para que eles possam acessar serviços básicos de internet em seus celulares”, anunciou Zuckerberg.

Dilma explicou que o planejamento será feito em conjunto. “A partir de agora, nós vamos fazer estudos em comum até que, quando chegar em junho, possamos desenhar um projeto comum cujo objetivo fundamental é a inclusão digital”, disse.

Agora o mundo também é iluminado, só que pelo acesso ao conhecimento.
Dilma Roussef

“Consideramos que o Facebook é um dos grandes produtos que geraram essa revolução, que é similar ao que aconteceu com a energia elétrica quando o mundo foi iluminado. Agora o mundo também é iluminado, só que pelo acesso ao conhecimento”, completou a presidente.

Entenda no que consiste a parceria.

Qual foi a ocasião do encontro?

O fundador do Facebook e a presidente do Brasil se encontraram em função da VII Cúpula das Américas, que aconteceu nos dias 10 e 11 de abril, no Panamá. Ambos participaram do Fórum Empresarial das Américas, que aconteceu previamente ao evento principal. Criada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), a cúpula reúne os chefes de Estado do continente americano.

No que consiste o projeto realizado pelo Facebook e governo brasileiro?

A ideia é que o Facebook disponibilize o aparato tecnológico para instalação de uma rede de Wi-Fi gratuita em locais carentes. Assim, as pessoas podem ter acesso a serviços como informações sobre postos de saúde, atendimento legal e bibliotecas online, a partir de seus smartphones.

No que isso vai beneficiar a inclusão digital?

Pessoas que atualmente não têm acesso à Internet poderão navegar com conexão de boa qualidade. Nas palavras de Zuckerberg: “A presidente e eu acreditamos que todos devem compartilhar dos benefícios sociais e econômicos da conectividade.”

Assim, quanto mais pessoas conectadas, uma camada maior da população terá acesso a serviços básicos.

Favela de Heliópolis será o primeiro local beneficiado com parceria (Reprodução/Facebook)Favela de Heliópolis será o primeiro local beneficiado com parceria (Reprodução/Facebook)

Onde o programa será implementado?

Neste primeiro momento, o único lugar definido para receber o programa foi a favela de Heliópolis, na cidade de São Paulo. No entanto, a parceria firmada entre o governo brasileiro e o Facebook pode gerar outros projetos no futuro.

É parte do Internet.org?

Durante o Fórum Empresarial das Américas, o CEO do Facebook apresentou o projeto “Internet.org”, que tem por finalidade promover acesso à Internet em áreas emergentes ao redor do mundo. O programa estima atingir cerca de 3 milhões de pessoas.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Vários países já estão incluídos, entre eles Panamá, Colômbia, Guatemala, Tanzânia, Zâmbia e Quênia. Mas o Brasil não faz parte do projeto. A ação desenvolvida na favela de Heliópolis foi classificada pela rede social como uma “extensão do Facebook na Comunidade”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Phelipe Gomes
    2015-04-18T21:13:14  

    Aparato tecnológico, leia-se, uma antena para receber o sinal e algumas para retransmitir.

    recentes

    populares

    • Phelipe Gomes
      2015-04-18T21:13:14  

      e é claro profissionais qualificados para manter a rede em funcionamento não é apenas colocar uma antena para receber e algumas para retransmitir.

  • Daniel
    2015-04-17T11:25:11

    Pura demagogia inútil.

  • Hilton Lima
    2015-04-17T11:06:49

    Talvez a grande reflexão que um projeto desse proporcione é a seguinte: Por que numa metrópole como São Paulo, nas periferias, ainda não existe oferta de banda larga de qualidade? Pra quem tem acesso às fibras óticas da vida, aos combos com muitos megas, não deve imaginar o que é, nos dias de hoje, uma conexão de míseros 1,2 MB com 4, 5 dispositivos pra compartilhar. 3G então, nem vou comentar porque é uma vergonha, já diria um certo jornalista!

  • Bruce Nolan
    2015-04-15T18:10:29  

    A ideia é que o Facebook disponibilize o aparato tecnológico para instalação de uma rede de Wi-Fi gratuita em locais carentes. Assim, as pessoas podem ter acesso a serviços como informações sobre postos de saúde, atendimento legal e bibliotecas online, a partir de seus smartphones. locais carentes que não tem wifi hj em dia , é muito pobre ,como vai ter um smartphone?

    recentes

    populares

    • Bruce Nolan
      2015-04-15T18:10:29  

      próximo projeto da Dilma meu smartphone minha vida não perceberam rs

    recentes

    populares

    • Bruce Nolan
      2015-04-15T18:10:29  

      vai no asfalto roubar

  • Daniel Cunha
    2015-04-16T08:29:19  

    Não tem agua, moradia, saude, mas term Wi Fi e Internet gratis! Não seria mais "produtivo" um centro de capacitação? Com diversos cursos gratuitos?

    recentes

    populares

    • Daniel Cunha
      2015-04-16T08:29:19  

      Capacitar a população é algo que os PTralhas não querem nem ouvir falar, pois se educarem o povo, eles vão começar a pensar, e pensando irão perceber o mal que esses bandidos fazem pro país e não votarão mais neles, por isso eles praticam essa politica de migalhas, deixando o povo burro, sem saúde e com fome, ai é mais fácil de manipular e fazer o povo pensar q

  • Clayton Santos
    2015-04-16T09:00:46

    Ótima iniciativa de ambas as partes!

  • Celso Junior
    2015-04-16T08:39:15

    Acho que antes da implementação disso, poderiam verificar a condição estrutural das escolas primeiro. Depois de ter condições de uso para que os professores possam dar melhores aulas.

  • Juliano Menegazzo
    2015-04-16T08:09:22

    Piada , internet de qualidade Brasil tem uma das piores internet do mundo. Nós pagamos por qualidade de primeiro mundo e recebemos internet BRASIL. Zuckerberg não conhece as cidades Brasileiras nem a piada que é nosso sistema de internet. Quero ver dar internet de graça e com qualidade Oi .. Desculpe o transtorno estamos com a rede em manutenção. Nossas escolas ainda nem tem computadores suficiente pra inclusão digital e tamos dar wifi FREE

  • Iohan Zukeram
    2015-04-15T20:58:27

    Puro golpe de publicidade e dinheiro publico muito mal aplicado, existem empresas brasileiras capazes de fazer isso mas governo prefere mandar dinheiro pra fora... Galera nas favelas não tem nem saneamento básico mas vão ter wi-fi... e é claro eles podem acessar em seus smartphones, engraçado população carente mas tem smartphone, afinal tá barato pra caramba... Jesus tira essa Dilma da presidência.

  • Eduardo Conceição
    2015-04-15T18:38:52

    Caramba, tem que ser um americana para instalar uma estrutura de rede wi-fi aqui no Brasil ? Qualquer empresa meia boca teria condições de fazer isso, Brasil realmente precisando de esmolas.

  • Carlos Silva
    2015-04-15T18:15:46

    Mizeravis!!!

  • Fabricio P
    2015-04-15T17:59:38

    e água encanada e esgoto

  • Paulo
    2015-04-15T17:42:54

    Idéia boa! Só não ficou claro o quê o Mark Zuckerberg receberá em troca?!

  • Douglas Rodrigues
    2015-04-15T17:35:59

    Petista querendo fazer a política do pão e circo mais uma vez... Pois dêem ao povo pão (bolsa família) e o circo (internet gratuita) e fica tudo na boa, ao menos aos mais necessitados que não veem saúde, educação, saneamento e segurança como algo prioritário. Agora quem deve ter ficado pilhado com esse encontro foi o Eduardo Saverin.

  • Valbert Marins
    2015-04-15T15:54:32  

    Internet hoje é serviço basico ? acho que pode até ser necessário, porem basico, educação e saúde ambos geram segurança, devido a não ter os dois anteriores tem que considerar segurança como um serviço basico.

    recentes

    populares

    • Valbert Marins
      2015-04-15T15:54:32  

      muito inteligente, sua resposta meu caro @Valbert Marins além do mais é a mais pura verdade, SAÚDE E EDUCAÇÃO, na falta dos mesmos SEGURANÇA!