Internet

13/05/2015 16h43 - Atualizado em 14/05/2015 11h04

Microsoft Edge ganha ‘captura de mídia’ usando webcam e microfone

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Microsoft anunciou mais uma novidade para o Edge, sucessor do Internet Explorer. Agora, os desenvolvedores de sites poderão inserir códigos para capturar conteúdo de mídia dos usuários. Por meio do browser e via webcam e microfones, eles terão acesso a informações importantes, como o scanner do código de barras da uma conta, por exemplo, entre outros dados de áudio e vídeo.

Microsoft Edge: nome do sucessor do IE é revelado na Build 2015

Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft)

A funcionalidade é baseada na especificação Media Capture e Streams, desenvolvida pela W3C, Web Real-Time Communications Working Group e Device APIs Working Group. Ela é conhecida por muitos desenvolvedores como getUserMedia, uma interface básica de importação de conteúdo multimídia de quem acessa o site.

Se por um lado a nova tecnologia abre caminho para uma série de possibilidades, como facilitar conversas em vídeo e permitir envio de fotos tiradas em tempo real direto do navegador, por outro também pode gerar preocupações. A privacidade do usuário se torna um ponto fundamental. Porém, segundo a Microsoft, isso não será problema.

Edge já está testando recurso de captura de mídia no Windows 10 Technical Preview (Foto: Divulgação/Microsoft)Edge já está testando recurso de captura de mídia no Windows 10 Technical Preview (Foto: Divulgação/Microsoft)

Esta função está ativada como padrão no Windows 10 Technical Preview, mas na versão final os usuários poderão escolher os sites terão liberdade para ver os dados ou não. Em páginas HTTP, a permissão deverá ser dada a cada acesso. Já em sites HTTPS, mais seguros, bastará o usuário já ter autorizado a integração pelo menos uma vez para que ela seja feita automaticamente.

Além disso, a aba em que estiver sendo feita a captura de mídia vai ganhar um ícone indicando que é nela que aquele processo está ocorrendo, deixando tudo o mais claro possível para o usuário. As possibilidades parecem muitas, e animadoras, resta saber no que a tecnologia será mesmo usada e como isso vai impactar, de fato, a vida do usuário do navegador.

Veja mais detalhes sobre o Microsoft Edge, em vídeo:


Via Microsoft

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Crisenellio Fontes
    2015-08-02T10:48:41

    não consigo incluir, ou localizar onde incluir sites no "Configuraçóes do modo de exibição de compatibilidade"