Produtividade

20/05/2015 07h00 - Atualizado em 20/05/2015 08h25

Sete vantagens dos relógios com Android Wear sobre o Apple Watch

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Apple Watch vendeu em um dia mais que do que qualquer modelo com Android Wear em um ano, mas isso não quer dizer que a plataforma do Google não leve vantagem em alguns aspectos. Conheça a seguir os quesitos nos quais smartwatches com o sistema Android se saem melhor que o gadget da Apple.

Google lança seu primeiro aplicativo para Apple Watch; confira

Veja lista com 7 vantagens do Android Wear sobre o Apple Watch (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Android Wear tem algumas vantagens quando comparado ao Apple Watch (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Tela sempre ligada

O Apple Watch tem um recurso interessante que faz acender o display só quando o usuário vira o pulso para olhar. Porém, o Android Wear é capaz de programar o aparelho para se manter ligado o tempo inteiro, como um relógio convencional. Essa funcionalidade tenta economizar o máximo possível de energia para exibir a hora a todo instante, o que certamente facilita o manuseio no dia a dia.

Conexão Wi-Fi independente

O Android Wear também sai na frente quando o assunto é independência do smartphone. Com a última versão do sistema instalada – e desde que haja suporte de hardware – é possível conectar-se à Internet via Wi-Fi, assim como no Apple Watch, mas com um diferencial: não é necessário que o relógio esteja na mesma rede que o smartphone. Com isso, donos de smarwatches com Android são livres para receber notificações mesmo quando o celular não está por perto.

Interfaces customizadas

Android Wear é o único que suporta interfaces customizadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Android Wear é o único que suporta interfaces customizadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Smartwatch: será que essa moda pega? Opine no Fórum do TechTudo

Uma das conhecidas vantagens do Android sobre o iOS é seu poder de customização. Embora no Apple Watch haja algumas opções de interfaces de relógios, as chamadas watch faces, só o Android Wear permite fazer download de mais itens por meio da Play Store.Isso porque a Apple mantém, ao menos por enquanto, essa funcionalidade fechada para desenvolvedores. Ou seja, no Apple Watch você só pode colocar na tela o design que a própria fabricante disponibiliza.

Desenho de emojis

Tela do Apple Watch mostra emoji animado (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Tela do Apple Watch mostra emoji animado (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

A Apple implementou um sistema de comunicação por desenho um tanto diferente no seu relógio. Com um desenho sobre a tela, é possível enviar carinhas animadas em 3D para um amigo. Já no Android Wear, a função se parece mais com algo que se vê no dia a dia, especialmente em apps de mensagens: ao desenhar um sorriso no relógio, o sistema converte automaticamente em emoji antes de enviar, o que pode tornar a comunicação mais prática.

Controle por gestos do pulso

Com a versão 5.1.1 do Android Wear, o Google implementou uma maneira nova de interagir com seu smartwatch. Agora, é possível navegar pelos cards do Google Now – ou seja, por boa parte do sistema operacional – com um movimento dos pulsos. Assim, se sua outra mão estiver ocupada, não é preciso tocar na tela para rolar a página e ver mais notificações. O gesto não é tão simples assim de se aprender, mas, uma vez que você se acostumar, as chances de o uso se tornar mais simples e rápido são grandes.

Android Wear aceita gestos do pulso para rolar páginas (Foto: Reprodução/Mashable)Android Wear aceita gestos do pulso para rolar páginas (Foto: Reprodução/Mashable)

Bloqueio com padrão (desenho)

O bloqueio com pontos na tela é conhecido em smartphones e tablets Android, e também está presente no Android Wear. Com ele, é possível travar o uso do dispositivo o padrão na tela. Vale ressaltar que o Wear só bloqueia caso detecte que você tenha tirado o relógio do pulso, deixando-o seguro de desconhecidos.

Preço

Embora não tenha muito a ver com o sistema operacional, é possível dizer que quase todos os smartwatch com Android são mais baratos que um Apple Watch. A Apple comercializa a versão Sport, a mais simples, a partir de US$ 349 nos EUA, o equivalente a mais de R$ 1 mil em conversão direta, enquanto o Moto 360 é vendido no Brasil pela Motorola por R$ 899. Se considerarmos que o Apple Watch deverá chegar no país por bem maior que R$ 1 mil, essa diferença deve ser ainda maior.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Assis
    2015-05-21T11:06:03  

    Esse watchs são bem inúteis ao meu ver!!! tem até uma boa vontade dos usuários de dar algum sentido pra eles, mas só compram pelo bom e velho consumismo!

    recentes

    populares

    • Leandro Assis
      2015-05-21T11:06:03  

      Sou professor de Yoga e Pilates. Sou motorista também. Não é que um smartwatch seja imprescindível, mas me ajuda a aumentar / baixar o volume de uma música, passá-la, ignorar uma ligação, responder ou não com prontidão alguém... me ajuda a ficar mais próximo do paciente, numa mesa de restaurante posso dar uma espiadela rápida e decidir ou não responder com voz, com o celular ou voltar / manter a conversa. Acredite, há quem use e se se beneficie com estes itens.

    recentes

    populares

    • Leandro Assis
      2015-05-21T11:06:03  

      Até mesmo poupar bateria estes gadgets ajudam bem, pelo simples fato de possibilitar utilizar menos a tela do celular.

  • Hudson Santos
    2015-05-29T09:25:06

    Cada um tem o redondo (relógio) que merece!!!!!!

  • Hudson Santos
    2015-05-29T09:24:15

    CADA UM SEJA FELIZ COM O SEU E PRONTO .

  • Mauricio Vb
    2015-05-20T15:07:31  

    mas vai vender igual ao da apple ?

    recentes

    populares

    • Mauricio Vb
      2015-05-20T15:07:31  

      Apple vende mais por causa da fama adquirida anos atrás.....hoje perdeu a ponta, mas adquiriu fans. Apple foi uma marca que produzia os melhores produtos. Foi....

    recentes

    populares

    • Mauricio Vb
      2015-05-20T15:07:31  

      FELIPE SOLER não gosto da Apple pq é mto cara mas se ela ganha dinheiro com a fama né fazer oq ?

  • Paulo Lima
    2015-05-25T12:14:15

    o preço que eu pago no watch eu compro um ótimo celular que faz tudo e muito mais, além da tela maior

  • Carlos Freire
    2015-05-20T17:18:26  

    Não quero polemizar , mais uma coisa eu ressalto ; aquele que fala que um Samsung ou Motorola é melhor que APPLE , de fato nunca possuiu um produto da marca. Eu tenho iPhone desde do 2 , e nem de longe penso em pegar outra marca!! Ai me vem a pergunta ; ? Android Wear melhor que o Apple Walch?? Eu não ARRISCO !! Olha os iPads da um show em qualquer outra marca. Ai muitos irão falar do valor , eu só respondo uma coisa ;; Ja viu Ferrari dando problemas ?? Meu iPhone uma vez deu problema na saída de áudio , eles nem perderam tempo com assistência meu deram outro zerado .

    recentes

    populares

    • Carlos Freire
      2015-05-20T17:18:26  

      Quem dizer que só come maçã e não gosta de uva nem de pêssego porque nunca provou? Já tive smartphones com iOS e com Android, hoje estou MUITO feliz com meu Windows Phone - sistema robusto, profissional, totalmente compatível e integrado com meu PC e com meu Surface, e com câmera de 20MP. O melhor de tudo: custou a METADE de um iPhone.

    recentes

    populares

    • Carlos Freire
      2015-05-20T17:18:26  

      Fernando Martins os windows phone pra mim são os melhores do mercado, preço bom, não trava e tem tudo que é preciso

  • Jacques
    2015-05-20T14:39:06  

    FATO: Inteligente e esperto compra iPhone ou Lumia. Burro e pobre compra Samsung ou Motorola. Desculpe por a verdade aqui. Estude e seja feliz... Obrigado

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-05-20T14:39:06  

      Leandro Assis, Deus me livre dessa desgraça!!! Eu estudei... Android é coisa de camelô.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-05-20T14:39:06  

      Maria Tremedeira lumia 520 é muito bom pro preço, não trava e tem milhares de funções, não troco por nenhum android de mesmo preço, iphone é caro dmais pro celular que é.

  • Jacques
    2015-05-21T18:01:45  

    Android = LIXO DE POBRE. Apenas isso.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2015-05-21T18:01:45  

      Jacques android de pobre mas bem que sua querida apple usa recursos criados pela empresa "pobre" chamada google sem contar o hardware com peças da samsung e Sony sem contar que é montado na China a custa de exploração de mão de obra.

  • Ana Oliveira
    2015-05-20T13:59:24

    O tempo vai mostrar quem é quem. Pena que você demorou para perceber que Apple é sinônimo de qualidade.

  • Monsenhor Razão
    2015-05-20T13:12:02  

    Se você procurar o significado de "trouxa" no dicionário vai estar escrito: "Aquele que acredita que Android Wear é melhor do que o Apple Watch".

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2015-05-20T13:12:02  

      Se você procurar o significado de "trouxa" no dicionário vai estar escrito: Fanboy da Apple

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2015-05-20T13:12:02  

      Bando de invejosos que não tem dinheiro ou inteligência para comprar aparelhos da Apple.

  • Daniel Raimundo
    2015-05-21T10:29:19

    Sendo bem sincero, os watchs ainda não tem nenhuma utilidade prática. As pessoas até tem boa vontade com relação a esta novidade,mas ainda não conseguimos nos convencer por atributos, afinal eles fazem muito pouco.

  • Rogério Alditore
    2015-05-20T14:23:10  

    ATENÇÃO!!! O Ministério da Saúde adverte: Inveja dos produtos da Apple provoca impotência sexual e hemorroidas! Procure um bom medico, mas se o problema persistir continue dando à bunda e vá pro diabo que te carregue!

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-05-20T14:23:10  

      Tinha um iPhone 5S, preto de 32GB, ainda gosto muito dele, tem um sistema operacional próprio que nunca trava. Mas vendi pelo dobro do preço que paguei e comprei um iPhone 6 Plus de 128GB. Estou super satisfeito. Apple é Apple!

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-05-20T14:23:10  

      e quem te perguntou?

  • Matheus
    2015-05-21T07:37:41  

    Apple jamais será vencida ! POBRE compra android RICO compra apple

    recentes

    populares

    • Matheus
      2015-05-21T07:37:41  

      Paga 5000$ aí então ricão!! KKK Além de rico é bur.r*o

    recentes

    populares

    • Matheus
      2015-05-21T07:37:41  

      quer dizer q 1 idevice que nego compra q nem apartamento a 60x dita o quão vc é rico? hahahahaha brasileiro conta cada piada, q vou t contar... kkkkk um celular ditando condição financeira kkkkkkk

  • Rafael Souza
    2015-05-21T09:31:07

    Tem gente que vai comprar no carnê em 24x sem juros pra dizer que tem um da APPLE e dizer que é rico só isso tenho dinheiro não compro pq é um lixo só status .. android domina o mundo muito melhor ..

  • Maria Tremedeira
    2015-05-21T09:17:59

    IPhone = Status. Apenas isso.

  • Fábio Mello
    2015-05-21T09:10:06

    É uma boa solução pra quem não gosta de andar com um tromboio dentro do bolso, pra depois ficar falando no facebook e whatsapp, O futuro, de quem não tem tempo a perder! Muito melhor...Adoro relógios.... e o Moto 360 será meu futuro relógio...

  • Thammyr Melo
    2015-05-21T08:04:25

    Vejo aqui muitos "defensores" da Apple, creio que todos estão recebendo um bom salário da mesma!!! Estou disponível para testar os dois modelos, é só me contactar!!!

  • Mike Paschoal
    2015-05-21T07:42:53

    Nos dias de hoje, smart watch pra mim, tem a mesma funcionalidade de uma internet no microondas. Não sei mais pra frente, mas hoje é isso que eu acho. (minha opinião).

  • Alberto Machado
    2015-05-21T06:19:09

    Dois aparelhos que atualmente são completamente inúteis, o do apple ainda mais com todas as restrições em cima dele e o preço que não condiz com o produto em si, infelizmente algo que a industria esta tentando colocar goela a baixo em cima do consumidor (pratica comum no caso da apple), guarde o seu dinheiro para o seu teste de sanidade mental você vai precisar

  • Fabio Araujo
    2015-05-20T17:40:26  

    Todos ficam a brigar por qual aparelho ou sistema operacional é o melhor, o que não compreendem é que ambos tem suas vantagens sejas elas pela praticidade e liberdade que o sistema lhe dá (Android) ou pela "segurança" e Status que se obtém (Iphone)!! Briga inútil, qualquer um pode ter ambos aparelhos não importa a classe social!! Enquanto se "matam" para saber qual é o "melhor" quem ganha mesmo são as empresas que vendem os produtos!!

    recentes

    populares

    • Fabio Araujo
      2015-05-20T17:40:26  

      Comentário mais sensato daqui

    recentes

    populares

    • Fabio Araujo
      2015-05-20T17:40:26  

      Eu comprei os dois, assim posso variar segundo a ocasião e roupa que vou usar.

  • Ronaldo Ramires
    2015-05-20T22:54:48

    Putz, aceitem que o Apple Wath é melhor que dói menos. Nem de relógio eu gosto, não uso nem pulseira, mas se eu precisasse, a ultima opção na face da terra seria alguma coisa que rode Travóide...

  • Seupiroca
    2015-05-20T21:34:18

    Quanta pobreza, é o ruim falando do horroroso.

  • Tiago
    2015-05-20T21:09:03

    essa foi sem duvida o pior titulo e a pior reportagem que ja li

  • Bruno Guimarães
    2015-05-20T20:50:39

    Não troco meu Hublot, nem mesmo meu Tag Heuer por smartwatch nenhum! Isso ai lembra aqueles relógios cassio que tinham calculadora, tanto faz se é da apple ou da samsung.

  • Felipe Freitas
    2015-05-20T12:44:02  

    Nunca vi algo que venda bem menos "humilhando".

    recentes

    populares

    • Felipe Freitas
      2015-05-20T12:44:02  

      Concordo! Um vendeu em um dia o que o outro não vendeu em nem mais de um ano. kkkkk

    recentes

    populares

    • Felipe Freitas
      2015-05-20T12:44:02  

      Uma ferrari humilha um gol, que vende muito mais.