13/05/2015 10h39 - Atualizado em 14/05/2015 08h28

Tecnologia SSD se supera com modelo de 6TB e apenas 2,5 polegadas; veja

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

A empresa Fixstars anunciou recentemente um SSD de 6 TB. A novidade não é a grande capacidade de armazenamento deste dispositivo, visto que há outros modelos com até mais espaço do que esse. O que surpreende neste novo produto é que ele possui apenas 2,5 polegadas. Assim, este é o primeiro SSD de 2,5 polegadas a comportar tanto espaço de armazenamento.

Ruídos no Notebook? Veja as possíveis causas e como solucionar o problema

Este é o primeiro SSD de 2,5 polegadas com 6 TB (Foto: Divulgação/Fixstars) Este é o primeiro SSD de 2,5 polegadas com 6 TB (Foto: Divulgação/Fixstars)

O produto chega ao mercado visando atender o público que precisa de grande espaço de armazenamento mas sem abrir mão do desempenho da máquina. HDs tradicionais são mais lentos, tanto na leitura quanto na escrita dos dados. Um SSD tem a capacidade de aumentar, e muito, a performance do computador. Além do mais, ele pode ser usado na indústria gamer, como por exemplo na fabricação de ultrabooks extremamente finos e rápidos.

O Fixstars SSD-6000M mede apenas 10 mm de espessura. É tão fino quanto alguns celulares à venda no mercado. Nas especificações técnicas podemos ver que ele tem velocidade de leitura de 540 MB por segundo. Já para gravar os dados ele é um pouquinho mais lento, apresentando taxas de 520 MB por segundo de escrita.

Infelizmente, a empresa não anunciou o preço do SSD produto, mas podemos ter certeza que ele não será exatamente barato. Por exemplo, o SSD de 1 TB desta empresa não sai por menos de US$ 1 mil nos Estados Unidos (cerca de R$ 3.045 em conversão direta). Portanto, o modleo Fixstars SSD-6000M deve custar ao menos o dobro disso. O lançamento no mercado americano está agendado para julho, mas ainda não foi divulgado se ele chegará ao Brasil.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Participe no Fórum do TechTudo.

Via Phys.org

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Klayton Kelvin
    2015-05-14T14:05:39

    Pela regra de três ia dar uns 18 mil, porém aqui é brasil kkk vai chegar aqui em 30 mil