24/06/2015 14h24 - Atualizado em 24/06/2015 14h24

16º Fórum Internacional Software Livre acontece em julho em Porto Alegre

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Fórum Internacional Software Livre (FISL), o maior encontro sobre o tema da América Latina, já tem data marcada para sua edição de 2015. A 16ª edição do evento acontece entre os dias 8 e 11 de julho, em Porto Alegre, e vai tratar do tema ”Privacidade e segurança no contexto das redes federadas”.

Netflix chega oficialmente ao Ubuntu via Chrome; fãs de Linux, comemorem

FISL chega a 16 edição (Foto: Divulgação/FISL)FISL chega a 16ª edição e mascotes Fox, da Mozilla e Tux e GNU, da turma do Linux (Foto: Divulgação/FISL)

Entre os outros assuntos abordados estão a importância do desenvolvimento de soberania tecnológica nacional, o Marco Civil da Internet, os perigos do vigilantismo na Internet e a necessidade de reaproximação com as raízes do movimento software livre. Ao todo, serão mais de 400 horas de atividades, divididas em discussões, palestras e novidades nacionais e internacionais.

O que são redes federadas? 

As redes federadas, que serão o assunto principal do FISL, são redes onde os usuários são os donos de seus dados. Os serviços são separados em servidores que se comunicam através de um protocolo encriptado, ao contrário de sites comuns, em que a informação fica armazenada em servidores de propriedade de uma mesma empresa - o que torna o sistema eficaz contra monitoramento de dados. 

A rede federada usa software em código livre, o que permite que qualquer pessoa possa instalar seu próprio servidor e fazer parte da rede, garantindo anonimato e também privacidade. Um software livre é aquele em que o usuário tem liberdade para executar o programa, estudá-lo e redistribuir suas cópias originais ou modificadas - como o conhecido sistema operacional GNU/Linux e suas distribuições.

Inscrição e preços

O Fórum também terá atividades gratuitas para o público, que dispensam a inscrição. Elas estão relacionadas às áreas de cultura, educação, robótica e hardware livre. Haverá também um espaço para negócios entre empreendedores e investidores de Informática ou Tecnologia da Informação.

As inscrições para o FISL podem ser feitas diretamente no site oficial do fórum e custam R$ 320 por pessoa até o dia 30 de junho, com meia entrada garantida para estudantes. Também é possível registrar caravanas de no mínimo seis pessoas, com a inscrição custando R$ 160 por pessoa e grátis para o organizador. As inscrições podem ser feitas no site (softwarelivre.org/fisl16) do evento.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares