Tablet

15/06/2015 06h00 - Atualizado em 15/06/2015 18h22

Ainda vale a pena comprar o iPhone 4S ou iPad 2 mesmo com o iOS 9?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O donos de iPhone 4S e do iPad 2 receberam uma boa notícia da Apple: os aparelhos receberão o iOS 9. Ao contrário do esperado, a empresa resolveu dar uma esticadinha no suporte de ambos e atualizá-los, ainda que com funcionalidades limitadas. Mas fica a dúvida: vale a pena comprar as versões antigas do smartphone e do tablet? O TechTudo traz uma análise para você. 

iPad ou iPhone 6 Plus? Veja se ainda vale a pena comprar o tablet Apple

iPhone 4S tem iOS atualizado até versão mais recente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: iPhone 4S tem iOS atualizado até versão mais recente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))iPhone 4S tem iOS atualizado até versão mais recente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Ainda é possível encontrar?

Lançado em 2011, o iPhone 4S ainda pode ser encontrado em lojas online como uma alternativa “mais acessível” do smartphone da Apple. Mesmo defasado, o aparelho tem um preço médio de R$ 1,1 mil nas principais varejistas do país, o que é bem caro.

Outro ponto importante é que a própria Apple já não comercializa mais o telefone em sua loja oficial há algum tempo. Isso é, claramente, uma indicação que o telefone deve perder o suporte, tornando-se defasado também em software, o que é terrível para quem baixa muitos aplicativos.

iPhone 4S tem melhor tela (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: iPhone 4S tem melhor tela (Foto: Luciana Maline/TechTudo))iPhone 4S tem tela de apenas 3,5 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O que você achou das novidades da Apple para 2015? Comente no Fórum do TechTudo

Já o iPad 2 não foi encontrado na loja oficial da Apple, nem em grandes varejistas do Brasil, indicando que o suporte ao tablet é ainda menor que o telefone. Sendo assim, é possível que muitos usuários encontrem o tablet apenas de segunda mão e sem garantia válida no Brasil, o que é um risco considerável.

Tela: menores e inferiores

A Apple resistiu, durante muito tempo, a apresentar um iPhone com tela maior, mas mudou de ideia no iPhone 5, que tem 4 polegadas, e aderiu de vez à tendencia no modelo 6 e no 6 Plus, que têm 4,7 e 5,5 polegadas, respectivamente. Enquanto isso, o iPhone 4S continua com tela de 3,5 polegadas, apresentada desde o primeiro iPhone.

Embora o tamanho da tela envolva o gosto do usuário, é preciso considerar que os padrões do mercado hoje gira em torno do tamanho do iPhone 6: 4,7 polegadas. Ou seja, a tendência é que os desenvolvedores lancem aplicativos e jogos mais adaptados a displays maiores e difíceis de usar no iPhone 4S ou, simplesmente, não compatíveis.

iPad 2 tem tela com resolução bastante inferior aos modelos recentes (Foto: Divulgação/Apple)iPad 2 tem tela com resolução bastante inferior aos modelos recentes (Foto: Divulgação/Apple)

Já no caso do iPad 2, o tamanho é o mesmo adotado no novo iPad Air 2: 9,7 polegadas. A grande diferença fica por conta da resolução de 1024 x 768 pixels, ou seja, nem chega perto da tela Retina dos modelos mais recentes, que chegam a ter 2048 x 1536 pixels e uma densidade muito maior.

Desempenho: o calcanhar-de-Aquiles

Se tem algum ponto em que usuário deve ter problemas ao comprar o iPhone 4S ou o iPad 2, é no desempenho do aparelho. Diversos donos do modelo já relatam uma queda na produtividade após a atualização para o iOS 8, apresentando lentidão e até travamentos. Embora a Apple prometa uma otimização para a nova versão, é bastante improvável que os aparelhos tenham uma melhora muito significativa.

iPhone 4S e iPad 2 trazem entrada dock antiga e incompatível com novos acessórios (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 4S e iPad 2 trazem entrada dock antiga e incompatível com novos acessórios (Foto: Divulgação/Apple)

O iPhone 4S e o iPad 2 compartilham o mesmo hardware: um processador dual-core Apple A5 de 1 GHz, e 512 MB de memória RAM, o que pode ser bastante atrasado. Com isso, é provável que o iOS 9 chegue aos aparelhos com bastante limitações e poucas funções novas.

Entrada dock: incompatibilidade à vista

O iPad 2 e o iPhone 4S compartilham ainda outra característica: a antiga entrada dock de 30 pinos. Substituído pelo padrão lightining, a partir do iPhone 5, o antigo conector da Apple deixou de ser utilizado gradualmente por fabricantes de acessórios. Isso significa que os donos do smartphone e tablet antigos terão mais dificuldade de encontrar produtos que sejam compatíveis com os seus modelos.

Há também que se considerar que, em caso de quebra do cabo, a substituição tende a ser cada vez mais difícil. Afinal, a Apple já não comercializa o modelo e a tendência é que ela deixe de vender acessórios para eles em breve.

iPad 2 e iPhone 4S podem ser encontrados com preço muito alto para o que oferecem (Foto: Divulgação/Apple)iPad 2 e iPhone 4S podem ser encontrados com preço muito alto para o que oferecem (Foto: Divulgação/Apple)

Afinal, vale a pena ou não?

O desejo de ter um iPhone ou iPad ainda é bastante presente na vida de muitas pessoas, mas é preciso tomar cuidado para não transformá-lo em frustração. Apesar de muitas lojas oferecerem parcelamentos do iPhone 4S em até dois anos e de ser possível achar o iPad 2 por um preço camarada, a compra pode não ser uma boa escolha.

Em primeiro lugar, o valor de R$ 1,1 mil é bastante elevado para um telefone cujo suporte não deve ser estendido novamente. Além disso, é possível encontrar aparelhos com Android e Windows Phone por um preço parecido, mas com configurações bem mais robustas e que vão atender o usuário sem problemas.

Não há dúvidas que a Apple é capaz de oferecer um ótimo atendimento aos seus consumidores e que o iPhone e o iPad têm funcionalidades que vão além da “ostentação”. No entanto, como diz o ditado: o barato pode sair caro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Campos
    2016-08-08T13:21:11

    tenho um iphone 4 e estou muito satisfeito com ele

  • Frederick Fontes
    2015-06-15T12:05:14  

    Furada, sai fora dessa, iPhone somente a partir do 5.

    recentes

    populares

    • Frederick Fontes
      2015-06-15T12:05:14  

      o 5 nem vende mais por causa do hardware com muitos erros, só a partir do 5C mesmo

    recentes

    populares

    • Frederick Fontes
      2015-06-15T12:05:14  

      ??? O hardware do 5c é o mesmo do 5.

  • Rua Mg
    2015-06-15T16:28:54

    Acabei de comprar um iPad Air 2 com essa mudança no ios meu aparelho vai ficar defasado?

  • Leandro Brinckmann
    2015-10-01T09:50:07

    Tenho um iphone 4s e estou satisfeito com ele.

  • Brunner Steinwoff
    2015-06-15T11:11:46  

    Eu comprei o 4S no final de 2012 e tenho ele até hoje. Sem dúvidas é um aparelho de qualidade, mas para os padrões atuais não vai rodar os app mais pesados. O meu se encontra no IOS7. Nem quis atualizar para o 8 por questão de espaço e desempenho, o que dirá atualizá-lo para para o 9! Com certeza não vale a pena comprar um hoje. A não ser que a pessoa se limite a usar apps mais leves, mas mesmo assim pagar mais de mil reais num aparelho defasado só por conta do nome da marca é burrice. Melhor comprar de outra marca com melhor custo/benefício ou desembolsar mais num 5/5S (pra render bastante).

    recentes

    populares

    • Brunner Steinwoff
      2015-06-15T11:11:46  

      o iOS 9 vai ser o menos pesado. serão só 1,4GB enquanto o 8 tem quase 4GB

  • Franklin Figueiredo
    2015-06-15T13:21:31  

    Falo por experiência própria: NÃO COMPRE!!!! Se quiser um Apple "de entrada", parta logo para o iPhone 5S, ou utilize este dinheiro para comprar um android ou windows phone de qualidade por este preço sugerido (R$ 1100,00).

    recentes

    populares

    • Franklin Figueiredo
      2015-06-15T13:21:31  

      O que mata o iPhone 5C é ter o hardware ultrapassado do iPhone 5, e ele pode morrer junto com o 4S.

    recentes

    populares

    • Franklin Figueiredo
      2015-06-15T13:21:31  

      Tenho um iPhone 5c de 8 GB e recomendo , mas acho o iPhone 4s o iPhone mais bonito de todos

  • Thiago Lima
    2015-06-15T13:07:25  

    Essa comparação já está chata demais, falam em preços, Samsung e Sony tem Smart fone no mesmo valor do Iphone 6, agora vou responder porque a grande maioria prefere o sistema Android, simplesmente porque podemos Rootear ele e instalar o que quisemos, no IOS não temos esse acesso, é por isso que a galera fala do Iphone.

    recentes

    populares

    • Thiago Lima
      2015-06-15T13:07:25  

      Vocês são burros ou nunca ouviram falar de JAILBREAK no iphone. Bate qualquer Android.

    recentes

    populares

    • Thiago Lima
      2015-06-15T13:07:25  

      dos donos de iphone que conheço, nem sequer 1% faz jailbreak.

  • Mauricio Laureano
    2015-06-15T14:32:07  

    Pagar 1100 no 4s realmente não compensa, mas paguei 700 no meu em uma promoção e estou bem feliz, melhor que moto G que está quase esse preço.

    recentes

    populares

    • Mauricio Laureano
      2015-06-15T14:32:07  

      meu moto g tambem roda tudo isso na boa. o desse cara deve ta com algum problema, talvez pouco espaço de armazenamento

    recentes

    populares

    • Mauricio Laureano
      2015-06-15T14:32:07  

      O Moto G de vocês está com o Android 5.0.2? Se sim, acho que é este o problema. Quando tiver tempo, vou ver se volto o meu moto G para o Kit-Kat pra ver se melhora.

  • Ricardo Macedo
    2015-06-15T13:57:18  

    Tenho um 4s com o IOS 8.3 Funcionando perfeitamente e mesmo sendo um celular de 2011 , bate um muito celular Android 2015 em desempenho com certeza

    recentes

    populares

    • Ricardo Macedo
      2015-06-15T13:57:18  

      Eu também tenho um 4S e ele está uma carroça.

    recentes

    populares

    • Ricardo Macedo
      2015-06-15T13:57:18  

      Pois o meu 4s com iOS 8.3 roda perfeitamente bem, e me custou 350,00 mais 70,00 de uma bateria nova...

  • Marlem Cunha
    2015-06-15T11:56:26  

    Paguei R$200,00 no iphone 4S com 03 meses de uso, troquei a tela (R$100,00) e o aparelho ficou novo ou seja R$300,00 acho uma boa para esse aparelho.

    recentes

    populares

    • Marlem Cunha
      2015-06-15T11:56:26  

      Acho que vc comprou um HIphone por este preço kkkk

    recentes

    populares

    • Marlem Cunha
      2015-06-15T11:56:26  

      É um preço que eu consideraria justo.

  • Rafael Silva
    2015-06-15T16:13:14

    Só comprarei outro celular na minha vida , quando ele explodir de tanto usar ou quando alguém me roubar, fora isso ficarei com o mesmo, o preço não vale.

  • Eduardo
    2015-06-15T15:43:41

    Eu fico abismado com a falta de capacidade das pessoas interpretarem uma notícia. Me refiro ao quesito valor informado na matéria. Obviamente um aparelho de 4 anos atras custando R$1.100,00 é sem sombra de dúvidas CARO, mas foi uma sugestão máxima de valor informado. Atualmente encontra-se Iphone 4s por R$700,00 FÁCIL. Basta pesquisar... No Carrefour por exemplo tem o 4s 8GB por R$700,00 (caro pela capacidade de memória/ pra mim) mas no Mercado Livre tem de 64GB por R$890,00 (NOVO e com vendedor confiável). Tenho um i4 de 32GB e estou feliz, depois de anos usando Android. Apple = respeito.

  • Alex Ander
    2015-06-15T15:39:44

    Em se tratando de velocidade, não vejo o porque de não ter uma melhora na performance. A título de exemplo, tenho um PC com o processador Pentium Dual Core E6500 2.93 Ghz. Quando o atualizei para o Windows 8.1, ficou bem melhor do que com versões anteriores: Vista e 7. Ou seja, versão nova hoje em dia nem sempre significa requisitos maiores de hardware. Mesmo num outro mercado, se a Microsoft aprendeu isso, por que a Apple também não aprenderia?

  • André Silva
    2015-06-15T15:31:06

    O meu 4s sem duvidas é o melhor aparelho que eu ja tive, sem falar que não está nada de lente, mesmo estando no ios 8.3, e o sistema operacinal é perfeito... Resumindo, não me arrependo nem um pouco da minha compra, um dia quando eu tiver maior condição, eu compro um 6 (da tela menor), mais pretendo comprar nem tão cedo, pois tenho pretenções de passar no minimo mais dois anos com meu iphone 4s.

  • Danilo
    2015-06-15T14:35:26  

    Só pelo fato da Apple informar que vai atualizar um aparelho de 2011 para a ultima versão do sistema,ja mostra o respeito que ela tem pelos clientes. Ficar 4 anos com celular atualizado não é pra qualquer um não..Não digo pra quem comprar agora pois não vale mais a pena,digo pra quem comprou la em 2011 e até hoje tem um aparelho funcional nas mãos.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-06-15T14:35:26  

      Cara, se ta de brincadeira mesmo, um celular de 4 anos atrás, hardware defasado, que pena pra rodar o IOS 8, custando 1,1 mil reais? Quer mais desrespeito do que esse? Só se cuspir na cara...

  • Marcelo Souza
    2015-06-15T15:00:41  

    Nas lojas americanas o iPhone 6 esta sendo vendido por US $305,00, aproveitem pois nas lojas brasileiras está quase R$ 4.000,00....rsrs

    recentes

    populares

    • Marcelo Souza
      2015-06-15T15:00:41  

      kkkkkkkk Boa Carlos Alberto de Nobrega!!!!!

  • Lunay Watson
    2015-06-15T15:06:51

    Tive um 4S e o vendi depois de 6 meses de uso. Não me adaptei ao IOS e achei que o aparelho travava demais a cada atualização.

  • Jayson Matoso
    2015-06-15T14:29:10

    O meu 4s funciona perfeitamente, tem muito android mais novo, que trava !!!

  • Leonardo Fournier
    2015-06-15T14:22:43

    Já tive um, celular muito bom, infelizmente quebrou, comprei um Lumia 630 e funciona perfeitamente para meu uso e custou 400,00. Tenho um IPad 2 e para ler livros, colocar alguns joguinhos para meus filhos, também funciona perfeitamente, mas hoje não pagaria esse valor, tendo opções mais em conta ($$$) e que atendem da mesma forma.

  • Gabriel Souza
    2015-06-15T14:09:15

    Não li a reportagem... Mas não vale a pena!!! É de 5C pra cima!!!

  • Leandro Assis
    2015-06-15T13:46:11

    Triste é pensar que tem nego que gasta R$ 1.000,00 num telefone obsoleto, pelo simples fato de falar por aí que tem um iPhone.

  • Fabiano Paolo
    2015-06-15T13:32:08

    iphone 4s já fica travando com o 8.1 imagina com o 9...iphone 4S já ERA!

  • Eduardo Teodoro
    2015-06-15T13:23:24

    vendo um 5s usado 1400 aceito dslr na troca ,comprei um 6 e esou me desfazendo okkk.

  • Adecio Mascarenhas
    2015-06-15T13:18:03

    detesto essas matérias encomendadas, inúteis

  • Mateus Porfirio