16/06/2015 08h31 - Atualizado em 16/06/2015 08h31

Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual sistema inovou mais?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Enquanto as versões prévias do iOS 9 e do Android M foram apresentadas nas últimas semanas, o Windows 10 Mobile continua a todo vapor em fases de testes. No entanto, qual dos três sistemas operacionais trará mais novidades no lançamento final? O TechTudo compara as novas plataformas para smartphone do Google, Microsoft e Apple. Confira!

iOS 9 ou Android M: qual sistema trouxe mais novidades?

Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual é o sistema operacional mais inovador? (Foto: Arte/TechTudo)Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual é o sistema operacional mais inovador? (Foto: Arte/TechTudo)

Interface: Windows 10 Mobile

Um dos pontos que mais chamam a atenção dos usuários em um novo sistema é o visual da plataforma. Nesse ponto, tanto Apple como Google foram mais conservadores e mantiveram o que já pode ser encontrado nas versões atuais dos sistemas operacionais.

No caso do Android, isso é bastante compreensível, já que o Material Design foi apresentado no último ano com a versão Lollipop e caiu no gosto do público. Sendo assim, o Google deve apenas fazer alguns ajustes e correções para tornar alguns aplicativos mais intuitivos na plataforma.

Windows 10 Mobile chegará com uma grande reforma no sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 Mobile chegará com uma grande reforma no sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O iOS 9, por outro lado, continua com a mesma interface versão 7, lançada em 2013. A Apple também adicionou mudanças ao sistema, como a tela de pesquisa integrada com a Siri, que lembra bastante o Google Now, novos atalhos ao teclado do sistema e renovou o visual de alguns aplicativos específicos, como o de notas.

Já o Windows 10 deve trazer uma reforma quase que total. Para começar, a tela inicial terá papéis de parede também atrás das live tiles, que também terão novos tamanhos. Além disso, a maior parte do aplicativos do sistema foi completamente reformulada, o que inclui o discador, calendário, aplicativo de e-mails, contatos e até as configurações.

Qual o seu sistema operacional favorito? Comente no Fórum do TechTudo

Funcionalidades: Android M

Google, Apple e, especialmente, Microsoft tentam diminuir as lacunas entre as suas plataformas e atrair mais usuários. De forma geral, o Android é aquele que mais apresentou novas funcionalidades, com 55 no total, seguido pelo iOS 9. O Windows 10 ainda é uma incógnita, já que o sistema ainda encontra-se em desenvolvimento.

Para a sua nova plataforma, o Google adotou algumas medidas similares à concorrência, como o Android Pay para pagamentos via NFC, novo controle de privacidade e o suporte nativo a leitores de digitais. As novidades inéditas ficam por conta do Doze, que reduz o consumo de bateria em stand-by, o backup nativo de dados de apps e o Direct Share, que memoriza os contatos com o qual o usuário mais compartilha.

Android M chega com função Android Pay para pagamentos via NFC (Foto: Divulgação/Google)Android M chega com função Android Pay para pagamentos via NFC (Foto: Divulgação/Google)

Já a Apple também pegou algumas funcionalidades dos rivais, como o modo de economia de bateria, mapas com transporte público, funções multi janelas para o iPad e um aplicativo de notícias nativo. As exclusivas ficam por conta do trackpad virtual embutido no teclado e pela adoção do aplicativo Wallet para cartões de fidelidade e promoção.

A Microsoft também já fez boas mudanças no Windows 10 Mobile visando se aproximar dos rivais, como o suporte ao padrão USB-C, o uso de pendrive, ditado de texto por voz e outros. As funções inéditas ficam por conta dos apps universais e do modo Continuum, capazes de readaptar a interface do sistema para transformá-lo em um PC.

Assistente virtual: iOS 9

A Apple dedicou grande parte do seu tempo no WWDC 2015 para explicar as mudanças preparadas para a Siri. E não foram poucas. Além de uma nova interface, a assistente virtual ficará mais inteligente, sendo capaz de fazer buscas e executar comandos mais complexos, se integrar totalmente com o novo Apple Music e o Maps. Fora isso, a Siri tornou-se capaz de entender melhor o contexto do usuário para fazer sugestões e foi integrada à nova página de pesquisa do iOS 9.

Siri ganhou diversas novidades no iOS 9 e deve ficar mais esperta (Foto: Reprodução/Apple)Siri ganhou diversas novidades no iOS 9 e deve ficar mais esperta (Foto: Reprodução/Apple)

No Android M, o Google Now também ganhará melhorias como a função “Now on Tap”, que fará com que a assistente do Google seja acessível em pouco tempo, oferecendo respostas mais rápidas. O Now também fará uma análise contextual e baseada em localização do usuário, podendo até mesmo responder perguntas complexas como o nome do local onde o dono do smartphone está.

A Cortana, por sua vez, não teve grandes novidades apresentadas no novo Windows 10 Mobile. Por enquanto, a Microsoft parece focada em levar a sua assistente virtual não só para os computadores como também para celulares com Android e iOS, conforme revelou a empresa recentemente.

Disponibilidade para testes: Windows 10 Mobile

Os três sistemas operacionais estão em fase de testes e devem demorar alguns meses para serem lançados. O Android, nesse ponto, é o que mais decepciona, já que estará disponível apenas para desenvolvedores e em dispositivos específicos da linha Nexus.

Android M está disponível na versão prévia e para apenas alguns smartphones (Foto: Reprodução/Google)Android M está disponível na versão prévia e para apenas alguns smartphones (Foto: Reprodução/Google)

O iOS 9 também encontra-se em testes para desenvolvedores, mas a Apple já confirmou que fará o lançamento de uma versão beta pública em julho. Outro ponto que conta muito a favor do sistema é a confirmação de quais aparelhos serão capazes de receber a atualização.

A Microsoft, por outro lado, vem chamando a atenção com o programa Windows Insider, que permite que qualquer usuário instale a versão prévia do sistema. Embora seja uma versão mais crua do que as dos rivais, a ferramenta usada para o Windows 10 coleta as opiniões e sugestões dos testadores e as usa no desenvolvimento do sistema.

Conclusão: Windows 10 Mobile

Apple, Google e Microsoft já botaram suas cartas na mesa com o que preparam para os seus smartphones. De forma geral, o Android e iOS receberam mais melhorias e aperfeiçoamentos do que mudanças radicais como nos últimos anos.

Windows 10 é o sistema que mais muda esse ano e promete funcionar junto com PCs (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 10 é o sistema que mais muda esse ano e promete funcionar junto com PCs (Foto: Divulgação/Microsoft)

Já o Windows 10 Mobile é aquele que apresenta maiores mudanças em relação à versão atual, o que é natural, já que a Microsoft ainda luta para ganhar espaço em alguns países. Além disso, o sistema ainda pode receber maiores mudanças, tendo em vista que a empresa deve focar nos celulares após o lançamento da versão para PC, em 29 de julho.

A escolha do Windows 10 Mobile como o sistema que mais inovou, porém, não quer dizer que ele seja melhor do que o iOS 9 ou Android M. A escolha foi baseada apenas nas mudanças apresentadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robson
    2016-04-28T14:55:51

    Windows 10 Mobile com certeza é o melhor, já usei o android em aparelhos top de linha, não gostei do sistema trava muito e é muito vulnerável, uso Windows desde a versão 8, e agora com Windows 10 ta excelente!!!!!!!!

  • Matheus Santos
    2016-02-01T21:20:40

    adroid M ta fichinha perto do W10, a nova versao da Microsoft ta muito mais interativa e dinamica compara a outras versões, e tambem um interligamento de diversos aparelhos

  • Roney Duarte
    2015-12-21T00:34:28

    Eu prefiro o Windows 10 Mobile, tá lindão :)

  • willian silva
    2015-06-16T11:23:18  

    Windows 10 Mobile, com toda certeza vai ser o melhor SO, porem a MS demorou para entrar no mercado com o grande diferencial e agora vai ter que correr atrás. Sou usuário da plataforma Windows e estou torcendo para que realmente o Windows 10 Seja um SO de respeito. Mas para isso a MS tem que voltar os olhos também para o desenvolvimento dos aplicativos.

    recentes

    populares

    • willian silva
      2015-06-16T11:23:18  

      O Android tem muito mercado por causa das várias marcas que adotam o SO. A Apple tem o apelo financeiro (aparelho de ricos). Mas o WP tá muito bem posicionado, já superou o IOS em números. Com o W10 haverá um aumento significativo nos apps e assim vai ter engolir o Android. Os Smart da Samsung e Moto ainda mantem o SO da Google na liderança folgada, mas com um grande apelo os Lumia já estão subindo em vendas. Isso só nos favorece com a melhoria das plataformas e de recursos

    recentes

    populares

    • willian silva
      2015-06-16T11:23:18  

      William, estou usando WP 10 através do Insider e já estou apaixonada, usando WP desde o 7, é incrível perceber a diferença e vou ser bem sincera com esse pessoal que diz que falta aplicativo, mas nunca usou pra saber...Não sinto falta de nenhum.

  • William Duarte
    2015-06-16T11:48:32  

    IOS sempre nao contra outro sistema esta a frente do Windows porem de ser bom ele não tem apps ....o Android e um que infecta com virus ...foi um dos sistemas que mais disseminou o virus do Facebook ... O IOS ainda melhor ...porem bom e o telefone que fala... não mais caro.

    recentes

    populares

    • William Duarte
      2015-06-16T11:48:32  

      Charles Silva Não HSUDGHASDGAD

    recentes

    populares

    • William Duarte
      2015-06-16T11:48:32  

      IOS sempre. Nada contra outro sistema que esta a frente: o Windows, ele pode ser bom, porém, não há muita variedades de aplicativos. O Android é o que mais apresenta casos de infecção... Foi um dos sistemas que mais disseminou o virus do ''Facebook''. Mas o IOS ainda continua sendo o melhor ...Porem bom e o telefone que faz ligação... não mais o caro.

  • Fabio Santos
    2015-06-16T17:40:33  

    O bom do Lumia que o Maps funciona Offline e o Android e IOs te deixa na mão..quando vc mais precisa....quando está viajando e não tem internet.....

    recentes

    populares

    • Fabio Santos
      2015-06-16T17:40:33  

      A nova versão do APP já tem a opção offline

  • Igor Dutra
    2015-10-23T01:35:38

    Apple gasta 86 dólares num Iphone e vende por 6.000MIl isso sim é ser burro quem compra

  • Renato Ec
    2015-06-16T11:09:52  

    iPhone é iPhone, o resto é apenas "celular".

    recentes

    populares

    • Renato Ec
      2015-06-16T11:09:52  

      Nunca vi tanto pobre junto comentando e negativando meu comentário.

    recentes

    populares

    • Renato Ec
      2015-06-16T11:09:52  

      Lumia, O melhor! Deixa o tetris pra mim que eu to curtindo e muito. Pode ficar com o super Android e o galáctico IOS... Vem aí o WP10. Se for tão bem quanto é no PC vai ser show!!!

  • Jose Bosco
    2015-06-16T14:38:14  

    Já passei por xperia, S3, S4 e agora tenho um galaxy alpha e um lumia. Além disso, minha esposa teve um iphone 3, 4S, 5 e agora um 6. Pior dos 3, lumia com WP disparado. Uso apenas o básico, fone, sms e whatsapp, sem mais nada nele. Vive lento quando não trava. Não recomendo a ninguém. Iphone, já foi top até o 4, hoje, continua ainda bom. Dias atuais, android superou e muito o ios, além do hardware dos galaxys ser muito melhor que o produto da apple.

    recentes

    populares

    • Jose Bosco
      2015-06-16T14:38:14  

      e o iphone sempre será superior às duas...

    recentes

    populares

    • Jose Bosco
      2015-06-16T14:38:14  

      João Bosco, basta você elogiar o Android e dizer que ele é o melhor, pronto. Sua opinião. Agora inventar que o Lumia é ruim, é demais. Tenho Nokia desde sempre (3310, 6020, N70, N900... até os Lumia 630dual Dtv, 830 e 930) e todos de ótima qualidade. A falta de apps nestes tempos de Smartphones é o único problema. Compare faixas. Não da pra comparar o L930 com o pocket... Compare IPhone 5, S5, Moto X com o L1520 ou L930!

  • Betinhosep
    2015-09-29T17:51:03  

    Gostaria muito de comprar um celular Android..... mas onde é mesmo a loja fisica oficial da Android ?

    recentes

    populares

    • Betinhosep
      2015-09-29T17:51:03  

      Comentariozinho idiota o seu.Existe loja fisica do Windows phone?Ou loja do Ios?Falo de loja do Ios e nao da Apple???Querer loja fisica de um sistema operacional e idiotice demais.

  • Dênio Ferreira
    2015-06-16T11:25:59  

    Das 10 novidades no IOS, 9 a Apple importou do Android, algumas existem desde 2012. 1- Assistente Pessoal: Proactive Assistant x Google Now. 2- Sugestões: Spotilght x Google Now. 3- Informações de Trânsito: Transit x Google Maps. 4- O sistema aprende com usuário: Siri x Google now. 5- Janelas Multiplas. 6- Modo de economia. 7- App de gerenciamento da Nuvem: iCloud drive x Google drive, que existe desde 2012. 8- App nativo de notícias: New x Google play Banca, desde 2013. 9- Janela pop-up para streaming 10- Apple Music x Google Play Music Apple vem adequando ao que já existe no mercado.

    recentes

    populares

    • Dênio Ferreira
      2015-06-16T11:25:59  

      O INVEJA DA APPLE !!!

    recentes

    populares

    • Dênio Ferreira
      2015-06-16T11:25:59  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!! ANDRÓIDE... RIDÍCULO!!!

  • Gustavo Oliveira
    2015-07-31T10:06:15

    A diferença entre sistema operacional hoje em dia vai de gosto pessoal, tanto para o iOS, Android e Windows Phone. Cada um possui a sua vantagem e falha. Você tem que pesquisar em qual você se adequada mais. Assim também na escolha do Smartphone top de linha. Todos são bons e todo sistema possui falha.

  • Ênio Martins
    2015-07-14T08:05:06

    Uso o windows phone e não sinto falta de nada não, acho um sistema muito completo e que vem se renovando cada vez mais, sou estudante de sistemas de informação e tecnico em eletromecânica, tenho um conhecimentos nos outros sistemas também, e garanto que quem usa wp não sente faltas desses outros.

  • Joel Junior
    2015-06-17T04:20:09  

    Morava nos EUA. Logo que lançou o iphone, ganhei de presente. Troquei por versões mais novas... até adquirir um android! Já era, nunca mais quis voltar ao iOS. Volte ao Brasil, me mantive preso ao Android... quebrou, 1 ano de uso, sangsung. Lumia 635, por 399 reais? Me parecia tentador demais. Pensei bem, vou comprar esse... situação ta difícil... vai ser um quebra galho..." Acabei descobrindo que, hoje em dia, o Windows Phone É O MELHOR entre os concorrentes. Ponto final. Sou agora fiel cliente do windows phone!

    recentes

    populares

    • Joel Junior
      2015-06-17T04:20:09  

      Tenho um Lumia 930 com o Windows phone 10 e meu pc tb com Windows 10. A interação entre pc e telefone é perfeita, tudo que baixo no telefone, abre direto no pc e vice-versa. Sem precisar de nenhum aplicativo ou meio que faça essa interação.

  • Victor Silva
    2015-07-13T16:04:45

    Tenho Windows Phone desde quando era o Windows Mobile desde então não quero outro sistema tenho um Lumia 930. Um amigo tem o iPhone 6 e ele ficou impressionado com a qualidade das foto e a fluidez do Windows. Conclusão Windows melhor sistema.

  • Rodrigo
    2015-06-17T13:41:48

    O que me fará decidir pelo meu novo aparelho será o que o iOS9 será capaz. Não que eu esteja esperando uma revolução, mas se cumprirem o que estão prometendo, será decisivo para comprar meu primeiro iPhone.... NOS EUA! No Brasil não sou maluco de gastar mais de 3000 reais num celular.

  • Carlos Reis
    2015-06-16T16:40:28

    Tenho Lumia 820 (Para testar as novidades do Windows 10 Mobile) e um Lumia 830 e não troco por nenhum outro sistema! :D

  • Luiz
    2015-06-16T14:24:28

    Com essa crise, qualquer economia é valida. Dica é só comprar pela internet com cupom de desconto. Digitando cuponizado no google, vc consegue cupons em várias lojas do Brasil

  • Jessica Carvalho
    2015-06-16T14:07:35

    O bizoo .com .br está dando quase R$ 100 de reembolso em dinheiro na compra de um Galaxy S6!!

  • Zaim Talib
    2015-06-16T13:57:51

    Ja tive um Iphone 5 e Galaxy S5...Agora tenho um Lumia 640 xl com com Windows Phone...cada um tem suas particularidades...ai depende mesmo do usuário...da necessidade e da utilização do mesmo...por enquanto não troco meu Lumia...

  • Daniel Correa
    2015-06-16T13:51:34

    Se for olhar pela "marca" de cada SO o Windows leva. Enquanto isso Jobs revira no túmulo ao ver aquele "9" cheio de gradiente.

  • Dilma Mentirosa
    2015-06-16T13:12:02

    Falou para quem? Para os coxinhas?

  • Jessica Carvalho
    2015-06-16T13:03:00

    Novo Moto X por R$ 1.055 no bizoo . com .br

  • Luis Nogueira
    2015-06-16T12:56:03

    Todos os 3 são bons ! Cada um com seus recursos , seus pontos fortes e negativos ! Bobeira de quem fica defendendo um ou outro, tenho um galaxy note 3 e um iphone 6 , e todos 2 são excelentes !!

  • Gustavo Dutra
    2015-06-16T12:55:01

    Tá difícil falar de valores após o anuncio dos Galaxys S6's