Sistemas Operacionais

15/06/2015 16h01 - Atualizado em 15/06/2015 19h42

Como o feedback e as críticas dos usuários influenciam no Windows 10

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Através do Windows Insider, a Microsoft utiliza a força da sua comunidade para moldar o Windows 10. Mas, como efetivamente o feedback dos usuários impacta nas ações de melhorias do novo sistema operacional? No blog oficial da desenvolvedora, Samer Sawaya, líder do programa de feedback do Windows, detalhou como as críticas e opiniões são utilizadas para o aperfeiçoar o sistema operacional.

Microsoft vai unificar apps do Skype para Windows; entenda o que muda

Opinião dos usuários impacta diretamente no aprimoramento do sistema (Foto: Reprodução/Microsoft)Opinião dos usuários impacta diretamente no aprimoramento do sistema (Foto: Reprodução/Microsoft)

A Microsoft tem um grande equipamento para colher e decifrar a opinião dos usuários. Desde o primeiro preview do Windows 10, lançado em outubro de 2014, foram recebidas mais de três milhões de contribuições da comunidade através do Windows Feedback App. 

Para conseguir dar ‘forma’ às opiniões, um software avançado compila todas as informações repassadas pelos usuários. Um papel importante deste programa é tornar a leitura dos feedbacks mais ágil, agrupando em palavras-chave os termos mais utilizados. Assim, sempre quando uma nova versão é lançada, os engenheiros conseguem identificar rapidamente quais são os problemas mais comentados. O sistema também identifica o hardware e dispositivo dos usuários.

Software cria nuvem de palavras-chave com principais termos dos feedbacks (Foto: Reprodução/Microsoft)Software cria nuvem de palavras-chave com principais termos dos feedbacks (Foto: Reprodução/Microsoft)

As informações colhidas ficam salvas em um banco de dados. Com isso, todas as pessoas envolvidas na construção do sistema conseguem pesquisar os erros mais comuns e as sugestões enviadas pela comunidade. 

O Windows Feedback app tem parte fundamental na elaboração desse banco dados. O outro pilar do colhimento de informações são os mini-questionários criados pelas equipes de desenvolvimento. É através das perguntas repassadas aos usuários que os engenheiros conseguem medir se as alterações estão agradando. Já foram elaborados mais de 13 milhões de questionários, com uma taxa de resposta de 18,5%. 

Feedback de todas as partes do mundo

Quadro de contribuições por linguagem de versão preview do Windows 10 para smartphone (Foto: Reprodução/Microsoft)Quadro de contribuições por linguagem de versão preview do Windows 10 para smartphone (Foto: Reprodução/Microsoft)

Não há dúvidas que a Microsoft é conhecida mundialmente. Para se ter ideia, apenas quatro países de todo o mundo não tem participantes do programa de testes do Windows 10. Por isso, a empresa recebe um feedback em todos os idiomas e tem um cuidado especial com a tradução do sistema. 

No quadro acima é possível ver a quantidade de feedbacks recebidos por cada idioma. As informações foram computadas após o lançamento da Build 10080 para smartphones. O português do Brasil está na terceira posição com mais contribuições, atrás do chinês simplificado e do inglês. 

Obviamente, as pessoas envolvidas no desenvolvimento do sistema não sabem todos os idiomas. A tradução dos feedbacks é feita no Bing Translator, mas ainda sim é possível visualizar o comentário na língua original. 

Alterações baseadas nas contribuições 

O Windows 10 já recebeu alterações significativas com base no feedback dos usuários. Uma delas está no posicionamento do ‘expandir’ nas janelas abertas do Modern Apps. No início, para visualizar a janela em tela cheia era preciso apertar o botão ‘…’ e selecionar ‘Full Screen’.

Evolução do Expandir na barra de título baseado na contribuição dos usuários (Foto: Reprodução/Microsoft)Evolução do 'Expandir' na barra de título baseado na contribuição dos usuários (Foto: Reprodução/Microsoft)

Novo botão e Cortana com pausa

Com base nas contribuições, na Build 9926 o botão ‘expandir’ foi adicionado do lado esquerdo do botão ‘fechar’. No entanto, os usuários reclamaram que o ‘expandir’ estava sendo apertado acidentalmente, já que ficava na posição do ‘maximizar. Na Build 10041 isso foi corrigido e o ‘expandir’ foi posicionado no lado esquerdo de ‘minimizar’. 

Outra modificação com base no feedback dos usuários foi no comando inicial usado para ativar a Cortana. No início, para ativar a assistente virtual era preciso dizer “Hey Cortana” e de uma vez falar o recurso. A comunidade identificou que esse comando muitas vezes era confuso. Agora, para ativar a assistente não precisa dizer a frase do comando inteira, bastando utilizar apenas o comando inicial e depois de uma pausa falar o recurso. 

Baseado nas perguntas específicas enviadas pela Microsoft, os usuários puderam opinar sobre o modo de impressão do Windows 10. Foi identificada a necessidade de colocar impressão nativa à PDF. Na Build 10041 esse recurso foi adicionado.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Morais
    2015-06-16T10:13:20

    Top. A cada ano que passa o Windows evolui.

  • Jorge Santos
    2015-06-15T20:15:57

    Depois de um ano o que acontece com a atualização, tem que pagar alguma taxa?