Jogos de RPG

24/06/2015 13h00 - Atualizado em 24/06/2015 13h00

The Elder Scrolls Online: confira as primeiras horas de PS4 e XOne

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

The Elder Scrolls Online é um MMORPG lançado originalmente para PC. Desenvolvido pela ZeniMax Online e publicado pela Bethesda, o título foi anunciado para PS4 e Xbox One. Porém, as versões para console foram adiadas em mais de um ano. Descubra agora se vale a pena jogar TESO: Tamriel Unlimited nas plataformas da atual geração.

The Elder Scrolls Online abandona modelo de assinatura e será grátis

The Elder Scrolls Online: confira as primeiras horas de PS4 e XOneThe Elder Scrolls Online: confira as primeiras horas de PS4 e XOne

As primeiras horas foram turbulentas. Enquanto muitos jogadores conseguiam explorar o imersivo universo de Tamriel, outros foram impedidos de entrar por inimigos externos: os servidores.

O servidor norte-americano, que é a melhor opção para os usuários brasileiros, ficou praticamente inacessível. A superlotação fez muito aventureiros desistirem antes mesmo de experimentarem a jornada. Por outro lado, o servidor europeu apresentava uma estabilidade maior, embora houvessem filas de espera para jogar.

Já dentro do mundo aberto de Tamriel, a experiência é completamente satisfatória. Graficamente falando, não há como negar a superioridade da edição para PC, que apresenta um maior número de camadas de texturas e efeitos de iluminação com mais sombras. Isso proporciona maior densidade na vegetação.

The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited apresenta diversas melhorias (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited apresenta diversas melhorias (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Mas as versões para console também estão incríveis, mesmo com um visual mais cartunesco que o de The Elder Scrolls V: Skyrim. A engine utilizada, de fato, é a mesma de Skyrim, porém, TESO proporciona um universo maior e mais detalhado, ainda que não possua um gráfico que defina a atual geração.

Em pouco mais de 30 horas de jogo, as melhorias feitas pela ZeniMax ficaram explícitas: os grandes problemas iniciais da versão de PC foram corrigidos, como bugs de cenário e NPCs, além de inimigos e personagens que desapareciam e brotavam nos ambientes de forma aleatória. Todas os aperfeiçoamentos realizados até a última atualização da versão de PC estão presentes, sem exceções.

Em termos de jogabilidade, a dinâmica de batalha adaptou-se perfeitamente aos controles. A possibilidade de utilizar os gatilhos para esquivar e defender torna o gameplay muito mais fluido e responsivo. Não há dúvidas de que o sistema de combate é mais acessível nos consoles, graças ao esquema simplificado de comandos.

Jogabilidade de TESO adaptou-se perfeitamente aos controles(Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Jogabilidade de TESO adaptou-se perfeitamente aos controles(Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Não é preciso estar muito familiarizado com The Elder Scrolls para saber que um fã assíduo da franquia prefere aniquilar monstros no modo em primeira pessoa. Contudo, a visão em terceira pessoa foi lapidada com diferentes focos de câmera, além de desempenho aprimorado para entregar uma maior fluidez na movimentação dos personagens. Dependendo da classe escolhida pelo jogador, o modo em terceira pessoa pode ser a melhor alternativa para realizar ações bem-sucedidas.

Assinatura caiu e o jogo melhorou

Em março deste ano, o modelo de assinatura de The Elder Scrolls Online deixou de existir. Os planos tornaram-se opcionais e transformaram-se em uma alternativa premium. Tanto nos consoles como no PC, agora, basta pagar o valor do game para desfrutar de todos os combates épicos de Tamriel.

Porém, TESO não melhorou como consequência do modelo de assinaturas abolido, mas pelo suporte contínuo da ZeniMax, que trabalhou duro durante meses para corrigir as falhas iniciais da edição para PC.

The Elder Scrolls Online é um MMORPG feito para fãs do genero e da icônica franquia (Foto: Reprodução/VIctor Teixeira)The Elder Scrolls Online é um MMORPG feito para fãs do genero e da icônica franquia (Foto: Reprodução/VIctor Teixeira)

Na versão intitulada de Tamriel Unlimited, o usuário pode jogar com qualquer raça de qualquer aliança. Você tem mais liberdade para criar um combatente único. Isso significa que um personagem da raça Khajiit, por exemplo, agora pode pertencer a aliança Daggerfall Covenant.

Vale a pena?

A versão inicial de The Elder Scrolls Online nos consoles é indiscutivelmente superior à edição inaugural para PC. O game ainda oferece vários conteúdos ao jogador, com centenas de atividades, missões e dungeons. Embora esteja longe de ser um primor visual, digno de nova geração, TESO é um ótimo MMORPG, feito unicamente para fãs do gênero e da franquia.

As melhorias e o gratificante sistema de combate muito bem adaptado para os controles tornam o título um MMO perfeito. 


Com qual aliança você gostaria de jogar em TESO? Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Celso Gomes
    2015-09-25T18:59:18

    Tem alguma previsão de incluírem o idioma português e/ou espanhol?

  • Hugo Fraga
    2015-06-24T18:21:06  

    Alguém jogou esse jogo vale a pena e legal? Acha muito br?

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2015-06-24T18:21:06  

      Acha BR facilmente, Hugo. Principalmente no servidor norte-americano. Além disso, existem diversas guildas com a tag BR por lá.

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2015-06-24T18:21:06  

      Não encontrei br. Realmente é uma boa opção para quem quer jogar um MMO no PS4.

  • Rodolfo Chaves
    2015-07-17T16:25:16

    Estou jogando no PS4 e não encontrei nenhum br. =/

  • Leandro David
    2015-06-24T13:19:01

    Gráficos q nao condizem com a geração atual ? então prefiro esperar pelo TES VI