Internet

23/06/2015 14h41 - Atualizado em 23/06/2015 14h41

Facebook vai reconhecer pessoas até em fotos que não mostram seu rosto

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Facebook está trabalhando em uma tecnologia para identificar pessoas em fotos mesmo que não seja possível reconhecer o rosto delas. O algoritmo, apresentado em uma conferência de computação visual, nos Estados Unidos, vasculha a imagem e consegue fazer o reconhecimento através do corte de cabelo, silhueta do corpo e até mesmo pela roupa utilizada. Ou seja, será impossível fugir de tags.

See First: Facebook testa destacar no feed o que você quer ver primeiro

Facebook vai reconhecer pessoas usando outros detalhes e identificação biométrica (Foto: Pond5)Facebook vai reconhecer pessoas usando outros detalhes e identificação biométrica (Foto: Pond5)

A ideia para a criação do algoritmo é fazer com que o sistema de reconhecimento facial da rede social seja mais próximo da forma como os humanos conseguem identificar as pessoas, não apenas pelo rosto. Nós somos capazes de reconhecer um amigo mesmo que ele não esteja de frente para nós, seja pela forma do corpo ou pela cor e penteado do seu cabelo. 

No teste realizado, cerca de 40 mil fotos do Flickr foram analisadas por uma rede de computadores sofisticados. As amostras continham fotos onde era possível visualizar o rosto das pessoas e outras que não tinha como identificar, seja pelo posicionamento ou por não estarem olhando diretamente para a câmera. O sistema conseguiu fazer o reconhecimento com uma precisão de 83% das imagens analisadas. 

Ainda não se sabe quando esse novo sistema de identificação estará disponível para os usuários. É esperado que a tecnologia seja utilizada no Moments, aplicativo lançado este mês que compartilha fotos com amigos de forma automática. Polêmica em torno da margem de erro e privacidade não vai faltar.

Via New Scientist e Android Authority

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares