18/06/2015 15h04 - Atualizado em 18/06/2015 17h08

Google, Microsoft e Apple vão deixar navegadores 20 vezes mais rápidos

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Quando Google, Microsoft e Apple se juntam, certamente, é para algo grande. O mais novo projeto que traz a participação das três gigantes é o WebAssembly, nova abordagem para códigos binários na Internet. A intenção é melhorar a performance de navegadores no carregamento de páginas na rede em até 20 vezes. A empresas farão um esforço conjunto de unificação de códigos e novas tecnologias.

Google desenvolve projetos que parecem ficção científica; conheça alguns

Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft Edge, o sucessor do Internet Explorer está chegando aos computadores (Foto: Divulgação/Microsoft)


Atualmente, o padrão é que os browsers usem JavaScript para interpretar seus códigos e permitir que os sites tenham certas funcionalidades, como formas e conteúdo dinâmico. O problema é que os códigos são, basicamente, arquivos de texto baixados de um servidor e compilados pela engine do browser, ou seja, um processo que pode demorar.

Algumas mudanças para otimizar o tempo de carregamento destas informações já vêm sendo feitas. Novos tipos de dados foram adicionados à linguagem e combinados ao asm.js, um padrão de alta performance do JavaScript. Assim, ele consegue chegar a uma velocidade um pouco maior.

Códigos bytecode

No entanto, com o WebAssemply, que usa códigos bytecode, o desempenho fica ainda melhor. Isso porque, com o formato binário, os códigos são comprimidos ainda mais do que os arquivos de texto do JavaScript, fazendo com que os mecanismos de decodificação atuem de forma até 23 vezes mais rápida do que o atual.

O que acontece é que este carregamento é fundamental para o tempo de abertura de uma página na web. Quanto mais rápida for a interpretação dos códigos, melhor a performance de navegação, tornando-a mais eficiente para o usuário final. Termos técnicos à parte, resumindo, o que todas as empresas querem é mais velocidade na hora de abrir um site.

Esforço conjunto

O mais interessante é que todas essas empresas têm as iniciativas próprias de acelerar e de incrementar o JavaScript, como o Typescript da Microsoft, o Native Client do Google e o próprio asm.js, que pertence à Mozilla. Portanto, o WebAssembly promete reunir tudo que há de melhor entre elas.

O objetivo é usar o WebAssembly como padrão em todos os navegadores, garantindo uma performance mais eficiente no carregamento de conteúdo neles. Enquanto isso não acontece, o plano dos desenvolvedores é criar um script JS que seja convertido para o asm.js e possa ser usado em cada browser.

O projeto ainda está bem no começo e nem suas especificações ou design de alto nível foram finalizados por enquanto. Mesmo assim, as expectativas para ele são grandes. Só pelo fato de Google, Microsoft e Apple estarem trabalhando em conjunto, a chance de ele sair do papel é grande.

Via TNW, Ars Technica e TechCrunch

O que ainda precisa ser inventado no mundo da tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jessica Carvalho
    2015-06-18T21:18:00

    Achei o Novo Moto X por R$ 1.055 no bizoo .com.br e ainda você pode ganhar até R$ 39,00 em dinheiro na pechincha.

  • Robson Rodrigues
    2015-06-18T16:54:34  

    No INATEL( BRASIL!!) já temos um professor que está trabalhando intensamente não só em velocidade, mas também em uma nova estrutura para a internet.

    recentes

    populares

    • Robson Rodrigues
      2015-06-18T16:54:34  

      E que professor seria? O Tibúrcio? Ou o Pardal?

    recentes

    populares

    • Robson Rodrigues
      2015-06-18T16:54:34  

      Robson, sem querer depreciar o trabalho do referido professor, mas estes projetos normalmente sao de carater academico/cientifico e nao de mercado.

  • Luciano
    2015-06-18T17:39:48  

    Cara!!! Melhorar a Banda Larga da NET não tem cristo que salve esse negócio... Já fiz simpatia, liguei mil vezes, mudei o DNS, no WiFi já fiz até aquele esquema da latinha de alumínio e não tem salvação...A internet brasileira é um carma maligno!!!! Só entrar no teste da copel que os 10 MEGAS viram 3 Megas e com muito suor passa para uns 5...Pago 150 reais por isso enquanto os Japoneses e sul-coreanos pagam centavos por 100 Megas!!!!

    recentes

    populares

    • Luciano
      2015-06-18T17:39:48  

      Renato Assis compra um repetidor de sinal wifi e coloque próximo ao modem da NET, vai melhorar e muito a qualidade de sinal do wifi.

    recentes

    populares

    • Luciano
      2015-06-18T17:39:48  

      Internet COPEL aqui no parana é sensacional, se vc contra 30mb é 30 de download e 30 de upload, pena que custa meio caro e tão tem em todos os lugares

  • Elder Alcântara
    2015-06-19T10:50:55

    A maior tecnologia inventada pelo brasil foi para beneficiar ainda mais os ladrões políticos, a urna eletrônica..o povo brasileiro são incríveis tem muita capacidade de invenção porém governado por ladrões.

  • Henrique Guinle
    2015-06-19T10:46:11

    Se qualquer um da ai é bom, imagine os tres juntos...

  • Jaitan Martini
    2015-06-19T10:33:51

    Apple, Google, Microsoft e ***Mozilla!

  • Matheus
    2015-06-19T10:03:20

    pessoal só fala " brasil isso" " brasil aquilo" tem mt gente q reclama de barriga cheia , tenta agradecer pelo q tem as vezes pelo menos ...

  • Luciano
    2015-06-18T17:56:56  

    A Notícia correta não seria GOOGLE, MICROSOFT E MOZILLA? POR QUE O ESTAGIÁRIO GOSTA TANTO DA APPLE????

    recentes

    populares

    • Luciano
      2015-06-18T17:56:56  

      Os times do Chromium (Google), Edge (Microsoft), WebKit (Apple) e Mozilla (Mozilla) desenvolvem os fundamentos para a maior parte dos browsers do mercado. Representantes das quatro companhias estão colaborando nesse projeto. Alguém pode até argumentar que faltou Mozilla, mas todas as outras três pertencem à manchete. Certamente emprestando mais relevância ao projeto para o público leigo do que Mozilla.

    recentes

    populares

    • Luciano
      2015-06-18T17:56:56  

      Apple = Safari

  • Gustavo Izalberti
    2015-06-19T08:57:25

    Ate isso chegar no brasil ....

  • Daniel Germano
    2015-06-18T21:49:15  

    Isto não é ideia , pq a internet no Brasil ninguém merece !!!.

    recentes

    populares

    • Daniel Germano
      2015-06-18T21:49:15  

      Isto não é má ideia * .

    recentes

    populares

    • Daniel Germano
      2015-06-18T21:49:15  

      vc mora no sertão?

  • Elias Costa
    2015-06-19T07:55:00

    Aqui no Brasil vão liberar mais 20% do cache.

  • Edi Rorato
    2015-06-19T05:35:02

    Tenho a impressao que que meu Atlhon XP com apenas um nucleo e munido de 256MB de RAM com WinXP rodava mais liso do que o meu atual Core i7 com 4GB de RAM e Windows 8.1. Detalhe, naquela epoca eu usava ateh anti-virus, hoje nao tem condices, abre o Chrome e lah se vai 1GB de memoria. Abre outra aba e alguma extensao jah corrompe e trava tudo.

  • Carlos Iv
    2015-06-19T00:16:49

    ate o ano de3 2025 esse novo browser estara disponivel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jackson Silva
    2015-06-19T00:15:38

    Pra mim a internet ta perfeita, se ficar boa de mais deixa de ser Brasil.. O Brasil é o conjunto de que nada funciona e reclamações... se tudo fosse bom não existiria o mal e logo não existiria o Bem pq não teria o equilibrio e o mundo não iria existir...

  • José Batista
    2015-06-18T23:51:36

    Há*

  • Thales
    2015-06-18T21:14:26

    corrigindo manchete: estão trabalhando para cobrarem ainda mais das pessoas que a usam

  • Rafael Cesar
    2015-06-18T20:54:30

    Duas coisas que mais odeio nessa vida : 1-javaScript, 2-azeitona

  • Nilo Filho
    2015-06-18T20:54:29

    E os brasileiros continuarão tendo internet de terceiro mundo,lenta e caríssima !!!!!!! o governo olha e nada faz !!!!

  • Alexandre Lima
    2015-06-18T20:38:12

    Sim, ainda mais com o advento de videos 4k no youtube... No mesmo youtube já tem video 8k em 360 graus... a banda também precisa melhor e muito.

  • jorge passos
    2015-06-18T20:14:35

    Internet é Live Tim e pronto.

  • jorge passos
    2015-06-18T20:10:37

    Banda larga é LIVE TIM. Acordem galera!!!! Já tive todas as operadoras e nada se compara a essa.

  • Marco Ferro
    2015-06-18T19:42:56

    ahhh essa união ja aconteceu la nos primórdios da era informatica e sabe o que aconteceu? kkkkkkkkkkk hoje temos windows e os iphones kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai voce pensa, nada pode piorar, kkkkk amigão, nada é tao ruim que nao possa ficar pior...

  • Rafael Costa
    2015-06-18T19:18:20

    Seria incrível quando isso de fato vier acontecer. Nós programadores sofremos com esses benditos navegadores e suas gambiarras.

  • Rodrigo Correa
    2015-06-18T18:47:44

    ferrou..agora eles vão dominar o mundo (agora de forma definitiva)

  • Kalashnikov
    2015-06-18T18:45:35

    FASCISTAS!