Sistemas Operacionais

20/06/2015 08h31 - Atualizado em 20/06/2015 08h31

iPhone 4 ou Moto G: confira qual smart é o melhor no comparativo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Se você quer um iPhone, o iPhone 4 é uma boa opção, principalmente por ser mais barato que os outros "irmãos". No entanto, com concorrentes como o Moto G, da Motorola, será que vale a pena mesmo levar um aparelho de 2010 para casa? Confira a nossa análise abaixo.

Ainda vale a pena comprar o iPhone 4S ou iPad 2 mesmo com o iOS 9?

iPhone 4 ou Moto G? Veja qual é o melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 4 ou Moto G? Veja qual é o melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Moto G

O Moto G foi lançado em 2014, enquanto o outro, em 2010. A comparação, portanto, é vencida com facilidade pelo modelo mais novo. O aparelho, obviamente, tem hardware muito mais avançado do que o da Apple, o que é mais indicado para quem busca melhor performance.

Rodando Android, o Moto G tem processador Qualcomm Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, 8 GB de memória interna (com entrada microSD de até 32 GB) e 1 GB de RAM. O iPhone 4, por sua vez, tem apenas processador single-core Cortex-A8 de 1 GHz e 512 MB de RAM, com memória interna de 8 GB, 16 GB ou 32 GB.

Moto G oferece uma tela HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Moto G oferece uma tela HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))Desempenho do Moto G é bom, graças ao bom hardware interno (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Na bateria, 2.070 mAh a 1.420 mAh. Sem falar que o Moto G ainda tem versões com 4G, TV Digital e Dual-SIM – recursos que passam bem longe do iPhone 4. Ou seja, é muito mais completo.

Sistema operacional: Moto G

Moto G 2015 ganhou várias melhorias e suporta Internet 4G (Foto: Techtudo/Isadora Diaz) (Foto: Moto G 2015 ganhou várias melhorias e suporta Internet 4G (Foto: Techtudo/Isadora Diaz))Com Android Lollipop, o Moto G tem sistema mais atualizado que iPhone 4 (Foto: Techtudo/Isadora Diaz)


O Moto G é bom? Opine no Fórum do TechTudo

Não pelo fato de ter Android, mas por estar atualizado até a última versão do Android Lollipop, o Moto G leva vantagem sobre o iPhone 4, que não conta sequer com suporte ao iOS 8, que já será substituído pelo iOS 9. Se você quer um aparelho com plataforma atualizada, vá de Moto G.

Tela: iPhone 4

A análise aqui é pela qualidade, calculada pela densidade de pixels por polegada de cada um. Nessa conta, que é feita com a resolução dividida pelo seu tamanho de tela, melhor para o iPhone 4, que é menor, porém exibe maior detalhe nas imagens: 3,5 polegadas com 640 x 960 pixels e 330 ppi.

iPhone 4S e iPad 2 trazem entrada dock antiga e incompatível com novos acessórios (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: iPhone 4S e iPad 2 trazem entrada dock antiga e incompatível com novos acessórios (Foto: Divulgação/Apple))Mesmo com 3,5 polegadas, tela do iPhone 4 tem maior densidade que a do Moto G (Foto: Divulgação/Apple)

Para quem busca uma tela grande, independente da questão do número de ppi, o Moto G acaba por ser uma opção mais viável. Isso porque ele tem 5 polegadas, algo que é muito mais comum hoje em dia, com resolução razoável de 720 x 1280 pixels e uma densidade não muito inferior, com 294 ppi.

Dimensões: iPhone 4

moto-g-detalhe-tela (Foto: Novo Moto G possui uma tela de cinco polegadas com resolução HD (Foto: Divulgação/Motorola))O Moto G fica menos confortável no bolso do que o iPhone 4 (Foto: Divulgação/Motorola)

Obviamente, o iPhone 4 é um aparelho mais compacto, e é melhor para quem busca um gadget menor para levar no bolso. Com quase 1,5 polegadas a menos de tela, seria difícil que não fosse. Ele mede apenas 115,2 x 58,6 x 9,3 mm com 137 gramas de peso. O Moto G, por sua vez, tem um corpo mais robusto, de 141,5 x 70,7 x 11 mm e 149 gramas.

Câmeras: Moto G

O iPhone 4 tem uma câmera excelente para a sua época. O problema é que isso foi há quase cinco anos. Assim, 5 megapixels não é nada hoje em dia. Na frontal, pior ainda, com resolução VGA. Não que o Moto G, que possui câmeras de 8 megapixels e 2 megapixels, respectivamente, seja um fenômeno da foto e vídeo, mas é superior.

Moto G apresenta Android com menos alterações do que smart da Samsung (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Moto G apresenta Android com menos alterações do que smart da Samsung (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))A câmera do Moto G é superior à do iPhone 4 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Preço e Disponibilidade: Moto G

Achar um iPhone 4 em grandes lojas é muito difícil. Nem mesmo no site da Apple é possível. Você pode encontrá-lo apenas em sites de revendas, lojas especializadas e páginas como Mercado Livre, por R$ 700, em média. Já o Moto G é bem fácil de ser encontrado, e por um preço bem justo, de acordo com o que ele oferece: a partir de R$ 709.

Conclusão: Moto G

Se você quer ter um celular Apple sem gastar muito, compre, pelo menos, um iPhone 4S ou um iPhone 5C. O iPhone 4 está ultrapassado, vai completar cinco anos de vida em breve, não tem mais atualizações da Apple para o sistema operacional e possui hardware que está muito, mas muito abaixo do que o mercado oferece hoje.

O Moto G, por outro lado, é uma opção barata de smartphone com qualidade. Não tem hardware super potente, não conta com câmeras de altíssimo nível e nem com uma tela de resolução excelente, mas é um intermediário que pode servir para fazer tudo o que uma pessoa “comum” precisa com um smartphone.

Tabela comparativa entre o iPhone 4 e o Moto G (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre o iPhone 4 e o Moto G (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Coxa
    2015-06-20T14:44:24  

    2 lixos na verdade... pega um LG G2 mini que da um coro geral nesses ai...

    recentes

    populares

    • Luis Coxa
      2015-06-20T14:44:24  

      tudo lixo , modinha de casas bahia... logo passa.. vc vai ver ... relaxa... nao se queima nao...

    recentes

    populares

    • Luis Coxa
      2015-06-20T14:44:24  

      sabe dnd

  • Denilce Nascimento
    2015-06-20T16:30:55  

    ja tive ambos... iphone 4 ja esta mais lento que o barrichello!! moto G apos algumas atualizações trava desliga sozinho um lixo!

    recentes

    populares

    • Denilce Nascimento
      2015-06-20T16:30:55  

      Isso não acontece com o meu Moto G.

    recentes

    populares

    • Denilce Nascimento
      2015-06-20T16:30:55  

      nem com o meu

  • Mauricio Laureano
    2015-06-21T02:35:29  

    Não vai demorar para sair a comparação do iphone 1 vs. Moto g

    recentes

    populares

    • Mauricio Laureano
      2015-06-21T02:35:29  

      Na boa, as matérias desse cara são as piores que já li na vida.

  • Marcello Mendes
    2015-06-21T09:31:21  

    Tenho um Moto G da Primeira Geração, comprado no dia 03 de janeiro de 2014, com 16 GB de memória interna e que não aceita entrada de cartão de memória. O problema é que no dia 8 de abril de 2015, o mesmo descarregou todo e ficou descarregado por umas 04 horas e não mais ligou até a data de hoje. Com este problema existem milhares de reclamações no site Reclame Aqui e também no dia 08 de abril, só no site da Motorola já tinha mais de 80.000 reclamações de clientes com este mesmo problema, onde estão os setores de qualidade, manutenção e/ou software e atendimento ao cliente. "MOTO G NÃO COMPRE".

    recentes

    populares

    • Marcello Mendes
      2015-06-21T09:31:21  

      simples de resolver, e só coloca um carregador da samsung que logo logo ele da 5% de carga..

  • Joao Jr.
    2015-06-21T00:41:30

    iPhone inferior ao 5, não pense. Se tiver menos de 32Gb, desista! Se tiver WhatsApp então, chuta que é macumba... Só pode ser matéria paga!

  • Lunático
    2015-06-20T23:45:44

    Uns 5 anos atrás + ou - tive um Iphone 3GS e paguei caro por um smartphone com a tela de 3,5. não vale a pena pagar 700 reais num celular 3,5 e modelo passado !!!

  • Jefferson Medeiros
    2015-06-20T23:41:45

    Prefiro o Moto X2.

  • Marcelo Alves
    2015-06-20T18:05:33  

    fui ate conferir para ver se a nao era materia antiga... é brincadeira esses comparativos que fazem no techtudo... brincadeira mesmo, Iphone 4?:????

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2015-06-20T18:05:33  

      o comparativo é na faixa de preço sua anta, brincadeira é o povo pagar 700 reais em um celular de quase 5 anos só por 'status'

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2015-06-20T18:05:33  

      Marcelo Alves Realmente não se fabrica o iphone 4, deveriam comparar com o 4S. Tenho um iphone 4 desde que lançou e nunca deixou a desejar. Não preciso dessas tecnologias que a cada ano inserem nos smartphones.

  • Clayton Morais
    2015-06-20T22:56:17

    ios nem pode comparar com android so doidim tem android sammerda da vida motomerdas kkkk apple sempre melhor

  • Diego Mendes
    2015-06-20T21:45:43

    tem uns seres tao idiotas q se pudessem, dariam pro Steve Jobs

  • Franklin Figueiredo
    2015-06-20T21:08:57

    iPhone 4? Está de brincadeira, né? Celular monocore, obsoleto, não recebe mais updates. É um celular para não ser comprado.

  • Leandro Teixeira
    2015-06-20T14:43:21

    Android é literalmente um lixo. Peguei um adroid de processador bom para testar e continuo com a mesma opinião. Eu não sei que tanta atualização é essa desses apps. todos os dias praticamente e não muda nada. Apple e Apple :)

  • Andre Infalsificavel
    2015-06-20T13:03:33  

    moto depois que a memoria fica cheia, celular trava, reinicia, fica lento ! já tive 2 experiencias identicas....MOTO G LIXO!

    recentes

    populares

    • Andre Infalsificavel
      2015-06-20T13:03:33  

      Ainda bem que você disse que é depois que a memória está cheia... kkk... Lerdo.

  • Ruy Santos
    2015-06-20T12:59:24  

    Primeiramente é um absurdo comparar um aparelho da apple com qualquer android! O iphone 4s vai receber a ultima atualizacao da apple ios 9. Apple é apple o resto é sucata! Sem contar que um aparelho desses da moto ..... nao dura 2 anos!

    recentes

    populares

    • Ruy Santos
      2015-06-20T12:59:24  

      Não dura 2 anos ??? . Meus amigos já tem a bastante e ninguém reclamando .

    recentes

    populares

    • Ruy Santos
      2015-06-20T12:59:24  

      Ô Rui.... Desde quando o 4S tem hardware para rodar o iOS 9 com todos os seus recursos ???? Você está ajudando a Apple a descarregar o lixo do 4S no nosso mercado.

  • Marlon Santos
    2015-06-20T17:18:49

    De novo essa matéria, alguém é contra o iphone ou ta puxando sardinha para o moto g

  • Lunana Silva
    2015-06-20T18:50:50

    até iPhone 1 é melhor do que qualquer android

  • Ana Oliveira
    2015-06-20T20:15:02

    Só burro ou débil mental pra comprar celular com sistema Android.

  • Betinha Cunha
    2015-06-20T19:31:19

    só um idiota pra comprar esse Iphone ultrapassado e usado

  • Paolo Santos
    2015-06-20T19:01:36

    Comparar um telefone de 1-2 anos com um de 4 é brincadeira né?

  • Wallace Mendes
    2015-06-20T18:30:53

    Lumia 730 deixa os dois no chinelo, e é mais barato que eles

  • Francisco Andrade
    2015-06-20T17:17:17

    Não sei porque vocês insistem em dizer que o Moto G só tem 8 GB, existe o Moto G com 16 GB também, já é a segunda matéria que vocês cometem este erro, seria bom se informar melhor sobre os produtos para poder fazer comparação.

  • Jacques
    2015-06-20T17:12:12

    TESTA O IPHONE COM UM CHING LING QUEM SABE ELE TEM CHANCE.

  • Thullio Costa
    2015-06-20T16:36:00

    L90 por 550 , sony xperia e4 por 600

  • Denilce Nascimento
    2015-06-20T16:33:24

    incrivel melhor opção e o CCE versão 223-020103... Inacreditável nao trava roda jogos suporta mta musica fotos etc... estou com 423 videos e esta perfeito!!! todos em casa tem e por apenas 300 reais!!

  • Denilce Nascimento
    2015-06-20T16:23:15

    Iphone 4 ultrapassado com 3 meses ja vai ficar lento... moto G apos algumas atualizações reinicia sozinho trava etc... um lixo!!!