Sistemas Operacionais

24/06/2015 09h58 - Atualizado em 24/06/2015 09h58

Microsoft se enrola, mas esclarece 'licença grátis' do Windows 10 Preview

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O blog oficial da Microsoft se enrolou, mas esclareceu uma controvérsia criada em torno da licença do Windows 10 concedida aos membros do Windows Insider. Inicialmente, acreditava-se que qualquer beta tester poderia obter uma licença gratuita no dia 29 de julho, data de lançamento. Porém, após editar o post original admitindo a confusão, afirmou que a licença só será mantida para quem continuar no programa de testes e esta não será uma forma de atualizar os velhos Windows XP ou Vista.

Microsoft se prepara para reta final de lançamento do novo Windows 10

windows-10-no-computador-final (Foto: Confira 10 dúvidas sobre o Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft))Windows 10 só será ativado gratuitamente no Insider caso beta tester continue no programa (Foto: Reprodução/Microsoft)

Os participantes do Windows Insider só poderão manter o Windows 10 caso continuem fazendo download e testando novas builds do sistema, em um ciclo que renova a licença periodicamente. Como há sempre um novo download pré-ativado, a cópia do Windows 10 permanece ativa. Dessa forma, se o usuário deixar de ser membro do Insider e parar com as atualizações, o Windows 10 será expirado assim que a chave da versão instalada vencer.

Vale lembrar que, segundo a Microsoft, para ser membro, baixar e usar uma versão previews do Windows 10, o usuário deve ter um "computador registrado e/ou celular para experimentar o Insider Preview". Ou seja, já é preciso ter um Windows válido, e a licença segue gratuita a usuários das versões Windows 7, 8 e 8.1 que fizerem o update para o Windows 10 em um ano.

Confira a explicação oficial da Microsoft para quem optar por permanecer no programa Windows Insider e para quem quiser deixá-lo e, mesmo assim, baixar a versão final do Windows 10 no dia 29 de julho.

 Continuando no Windows Insider

“Se você quiser continuar como um Insider após 29 de julho, não há nada que precise fazer. Você continuará a receber builds nos anéis Fast ou Slow, dependendo da sua escolha no momento da entrada no programa. Você terá, então, um software de pré-lançamento ativado com uma licença de pré-lançamento. Cada compilação irá expirar depois de um tempo, mas você vai continuar a receber novas licenças continuamente, mantendo o sistema sempre ativado”.

“Como o programa Windows Insider vai continuar, você continuará recebendo builds ativadas nos termos do programa. Nós fornecemos arquivos no formato ISO para recuperação de problemas, mas tenha em conta que, ainda assim, se tratam de um software beta. Como parte do programa, vamos atualizar Insiders com a mesma build que será liberada no dia 29 de julho para todos os consumidores, com a diferença de que será apenas mais uma compilação. Portanto, aqueles que permanecem no programa simplesmente irão obter as próximas compilações”.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Deixando o Windows Insider

“Se você decidir sair do programa e, mesmo assim, atualizar para a compilação lançada no dia 29 de julho, você estará sujeito a exatamente os mesmos termos e condições que regem a oferta estendida a todos clientes com Windows 7 e 8.1 genuínos. Este não é, portanto, um caminho para conseguir uma licença para o Windows XP ou o Windows Vista. Seu sistema permanecerá ativado somente se for atualizado a partir de uma cópia genuína do Windows 7 e 8.1, do contrário será obrigado a reverter para o sistema anterior ou adquirir uma nova licença do Windows 10. Se você não reverter ou adquirir uma nova licença, ela será expirada”.

Via Microsoft 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Coelho
    2015-07-16T17:01:00  

    Só quem é burro ainda não entendeu isso.

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-07-16T17:01:00  

      É um mané mesmo, só você David Coelho, é inteligente!?!

  • Antonio Caser
    2017-01-09T07:38:23

    Quer dizer, a microsoft incentiva todo mundo migrar para o windows 10, o sistema expira, e depois força o incauto a comprar uma licença!?!?! ... Isso é CRIME. Então, VIVA A PIRATARIA!!!

  • André Lima
    2015-06-24T11:06:53  

    Bacana, mas depois disso, passados um ano, a licença será anual? Será um preço exorbitante? Será um preço mais acessível?

    recentes

    populares

    • André Lima
      2015-06-24T11:06:53  

      André, entenda se vc tem o 8 ou o 7 vai migrar para o 10 sem pagar nada mais - não é de graça por que vc já comprou o 8 ou o 10 - mas se não trocar em um ano, só comprando uma licença do 10 .

    recentes

    populares

    • André Lima
      2015-06-24T11:06:53  

      Legal, eu nunca deveria ter largado o 7, afinal comprei o software e agora não consigo "voltar" a versão. E agora ficam me empurrando esses lixos de previews que toda hora preciso instalar e perder horas baixando as atualizações. Maldita microsoft. Tomara que morram de fome

  • Ah5n1
    2015-07-29T21:16:48

    Pelo jeito vou continuar insder.