Internet

23/06/2015 09h00 - Atualizado em 23/06/2015 09h00

Novo algoritmo analisa fotos do Instagram e sugere 'look do dia certo'

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Um grupo de neurocientistas canadenses desenvolveu um algoritmo capaz de mostrar se o seu visual está fashion ou não. A ideia pode ajudar muitos internautas que gostam de postar seus looks diários em fotos do Instagram ou demais redes sociais. Os pesquisadores na Universidade de Toronto, no Canadá, ainda incluíram sugestões de mudanças para o visual ficar ainda mais interessante com base em likes.

Flume mostra feed do Instagram em aba exclusiva e automática no Chrome

Exemplos de fotos com looks dos usuários no site Chictopia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Exemplos de fotos com looks dos usuários no site Chictopia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Não sabe o que vestir? Seja casual, formal ou esporte, existem diversas tendências da moda para usar no dia a dia e esse algorítmico, a sequência de dados sobre o assunto, é um atalho para a resposta correta. As informações foram coletadas com uma pesquisa, com 144.169 fotos postadas no site Chictopia (chictopia.com), de ambos os gêneros, no qual outros internautas poderiam dar “like” e deixar comentários sobre as combinações de roupas no Instagram.

Todos esses votos e recados foram integrados ao estudo para gerar o algoritmo, que analisa e sugere um look ideal para o usuário. O recurso é capaz de mostrar também as tendências do mundo da moda e dos internautas nos últimos seis anos. Assim, quem é fã de postar fotos diariamente com seu estilo de roupa pode ter uma ideia de como melhorar o conjunto.

Para coletar esses dados de forma organizada, os pesquisadores se basearam em um modelo condicional, que categoriza fatores como peças usadas, cores, estilo, cenário da fotografia, faixa etária, análise facial e mais. Com o estudo, a indústria da moda tem uma ferramenta para estudar o que os usuários mais gostam de usar e, assim, se adaptar.

Não consigo curtir fotos no Instagram. Como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

O algoritmo ainda não tem aplicação em softwares ou aplicativos, sem previsão de chegada para os usuários finais. No entanto, a conclusão do estudo já é uma boa notícia de que escolher um visual mais fashion, de forma simples, será possível sem passar horas na frente do guarda-roupa.

Via Computer Vision Foundation e Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares