Sistemas Operacionais

15/06/2015 08h00 - Atualizado em 15/06/2015 08h00

OS X El Capitan: Veja oito novidades que chegaram para o Safari no Mac

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Entre as novidades do OS X El Capitan, anunciado pela Apple durante a WWDC, estão oito melhorias no navegador do Mac, o Safari. Embora a criadora do iPhone não tenha entrado em detalhes extensos sobre quais serão as novidades, elas prometem tornar o programa mais rápido e funcional; saiba mais. 

WWDC 2015: Apple revela iOS 9 com Siri 'mais smart', El Capitan e Music

el capitan (Foto: Reprodução/Apple)Veja o que o OS X El Capitan trará para o Safari (Foto: Reprodução/Apple)


1) Sugestão de links

Graças a um recurso de extensibilidade de links, o Safari agora permite exibir URLs sugeridas na aba lateral, junto aos links compartilhados. Portanto, além de visualizar o que é publicado por pessoas que você segue em redes sociais, o navegador passará também a incluir conteúdo relacionado para enriquecer a experiência.

2) Otimização de extensões

Extensões do novo Safari serão mais eficientes na hora de carregar informações da web, passando a usar menos recursos da máquina. Através de um sistema de bloqueio de conteúdo desnecessário, a ideia é deixar as extensões mais rápidas e diminuir o impacto no hardware, inclusive na bateria.

3) Integração com o Force Touch

No OS X El Capitan, desenvolvedores de sites e extensões do Safari poderão criar comandos novos para serem acionados ao tocar o trackpad com mais pressão, usando o recurso Force Touch. Espere mais facilidade em ações como seleção de texto, avanço de vídeo e outros comandos que hoje exigem um clique a mais no mouse.

4) Melhorias na rolagem de página

Desenvolvedores web poderão usar o recurso CSS Scroll Snapping para ter certeza de que o usuário verá o conteúdo certo ao rolar a página com velocidade. Mesmo com a rolagem rápida, o Safari irá entender exatamente o ponto em que a tela deve parar para posicionar o conteúdo de forma correta e proporcionar uma fácil leitura.

5) Suporte ao FairPlay

Todo (ou quase todo) o conteúdo comprado via iTunes é assinado digitalmente com a tecnologia de segurança FairPlay, criada pela própria Apple para impedir que vídeos e músicas sejam tocados em dispositivos não-autorizados e, assim, evitar pirataria. No OS X El Capitan, o Safari será capaz de rodar arquivos com FairPlay direto na web, algo que só era possível com outros softwares, como o QuickTime.

6) Melhor streaming para Apple TV

O novo Safari permitirá que vídeos em HTML5, que aos poucos se tornam maioria na Internet, sejam transmitidos em tempo real para uma Apple TV via AirPlay. Como resultado, sites que decidirem incorporar esse recurso poderão ter seus vídeos assistidos na TV, uma forma de competir com a dupla Chromecast e Google Chrome.

7) Vídeos em PiP

Outra novidade para quem gosta de assistir vídeos no Safari é o recurso de Picture-in-Picture, que passará a ser oferecido a qualquer site com vídeos em HTML5, desde que o desenvolvedor insira algumas linhas de código JavaScript na página.

Qual o melhor sistema operacional? Comente no Fórum do TechTudo.

8) Otimização de design

Qualquer site deverá parecer mais bonito no novo Safari graças a um recurso que melhora as animações dos elementos da página. A tendência é que, em pouco tempo, boa parte da web se comporte no Safari de forma parecida com os apps do iOS 9, com as mesmas sombras e transições, gerando uma experiência unificada no desktop e no celular.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diogo Chiapani
    2015-07-19T23:45:45

    e só no meu mac que o safari ficou um lixo ??