Jogos de esporte

16/06/2015 19h48 - Atualizado em 16/06/2015 20h07

PES 2016: testamos o game com comemorações e provocações inusitadas

Felipe Vinha
por
Da E3 2015

PES 2016 é a nova edição do popular game de futebol da Konami. O TechTudo conferiu, antes de todos, na E3 2015, maior evento de jogos do mundo, as novidades que título deve trazer aos fãs. O título será lançado em setembro para PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PC. Comemorando 20 anos, a produtora pretende marcar história com essa nova versão.

Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo

pes 2016 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)PES 2016 comemora 20 anos (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

20 anos com Neymar

No início da apresentação, fomos lembrados de Neymar, jogador brasileiro que está na capa da edição e também é o garoto-propaganda de PES 2016. O produtor Adam Bhatti afirmou que é importante ter um atleta atual e jovem na capa do título, principalmente para criar a conexão com o público-alvo.

Além disso, ele também revelou que PES 2016 virá em três edições principais: uma exclusiva da pré-venda digital, com benefícios ainda não revelados, outra chamada “Edição Day One”, vendida nos primeiros dias de lançamento apenas, com itens exclusivos, e a última, contendo uma caixa comemorativa dos 20 anos recheada de extras.

Ainda não se sabe o conteúdo desses pacotes especiais ou o preço de cada edição. Mas Adam divulgou que a Konami deve mostrar mais disso em breve, já que o game será lançado em poucos meses.

pes 2016 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)PES 2016 traz jogabilidade aprimorada (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Provocações e comemorações

A Konami dá muita atenção a detalhes neste capítulo. Além da jogabilidade melhorada, há pequenas inserções de funcionalidades que vão fazer a diferença e vão deixar o game mais divertido, como provocações pessoais entre os jogadores que participarem de uma dividida em campo, por exemplo.

Mas não pense em xingamentos, o que vale é o “Fair Play”. Essas provocações nada mais são do que fintas, dribles e outras habilidades específicas de cada jogador, usadas para tirar a bola de um adversário, por exemplo. Com comandos simples, é possível ativar as provocações nas divididas e ver o resultado em tempo real.

Há ainda um inédito sistema de comemoração. É possível configurar previamente a comemoração dos jogadores e, quando eles fizerem um gol, você pode ativar a que escolheu. Para isso, é só pressionar um botão. As opções de comemoração também vão mudar de acordo com a posição do jogador no campo. Por exemplo: se ele fizer o gol próximo da rede, ele poderá correr para trás dela e brincar com a torcida. Já se o gol for próximo do canto do campo, ele deve correr e saltar as placas de propaganda para interagir com os fãs.

Temos ainda comemorações mais criativas e inusitadas, como o “selfie” de Totti, que se destacou no primeiro trailer. O produtor não revelou muito sobre comemorações específicas dos principais e mais famosos jogadores, mas podemos esperar mais surpresas.

Jogabilidade “arcade”

PES 2016 continua com jogabilidade mais “arcade”. Porém, o título traz vários elementos de simulação inseridos nos detalhes. Além disso, pouco se variou dos controles em relação ao capítulo anterior. Porém, não espere que as falhas continuem. “Queremos ter certeza que a comemoração de 20 anos de PES seja marcante para os jogadores em um bom sentido. Então, pretendemos cobrir todas as nossas falhas passadas”, contou Adam Bhatti.

E por falar em falhas, ele não prometeu nada em específico em relação ao online do jogo. “Sabemos que, durante o lançamento, temos alguns problemas com o modo online sempre. Então, eu não vou mentir para você e dizer que vai dar tudo certo, eu não quero isso. Mas vou trabalhar para que o modo online funcione perfeitamente, ou bem próximo ao menos”, contou.

Ainda em termos de jogabilidade, Adam demonstrou um pouco do sistema do clima em tempo real, que vai tentar simular as condições climáticas de cada local. Se uma partida for na Inglaterra, por exemplo, lá teremos uma tendência maior de chuva. Já se for em um país com clima mais seco, o sol deve dominar, apesar de eventuais pancadas de chuva durante uma partida.

Tudo isso está alinhado com a proposta de PES 2016: ser o jogo de futebol número um entre os fãs. Para isso, a Konami continua usando o Fox Engine, motor gráfico criado pela Kojima Productions, a mesma da série Metal Gear Solid, para criar lances e gráficos mais realistas.

Isso se reflete também nas animações e colisões entre jogadores, que foram melhoradas. Agora, durante um “encontrão”, não há mais aquela história de a perna de um jogador entrar no calção do outro. A colisão ocorre e os polígonos não parecem se fundir. Um jogador pode simplesmente parar o movimento ou continuar caindo, por exemplo, sem atravessar o outro.

Câmera, ação

PES 2016 contará ainda com um sistema de câmera dinâmica e mais inteligente. A câmera acompanha a bola e, em alguns momentos, como em um lateral, pode dar um zoom e ver o lance mais de perto automaticamente. Isso pode ser desligado, mas deu um ar de renovação. Nós aprovamos a funcionalidade.

A ação também faz parte do Master League, que agora está mais completo e vai contar com outras funcionalidades e detalhes extras. Há pequenos filmes exclusivos que serão destravados de acordo com o jogador que você contratar, ou quando aquele jogador for premiado no final da temporada, por exemplo. Se um lance bonito ocorrer dentro de um jogo, por outro lado, ele pode ser destacado na página inicial da campanha Master League.

E por falar em Master League, a narração deste modo deve ser aprimorada. Há ainda a confirmação do que já esperávamos: Silvio Luis e Mauro Betting serão novamente os responsáveis pelas vozes brasileiras, repetindo a dose do que têm feito nos últimos anos.

pes 2016 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)PES 2016 não seguiu a tendência de FIFA 16 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)



Sem mulheres e sem times confirmados

Infelizmente, PES 2016 não seguiu a tendência de FIFA 16 e não vai apresentar times femininos. Ainda segundo Adam, a ideia da concorrência é boa, mas não há previsão de ser implementada em PES. “Se o nosso público quiser, com certeza iremos ouvir e ver o que podemos fazer. Estamos abertos a qualquer alternativa”, disse.

Sobre as equipes brasileiras e as escalações, o produtor disse que não vão revelar nada neste sentido durante a E3. As novidades virão em agosto, durante a feira Gamescom, na Alemanha. Pela proximidade com o lançamento, é possível que eles ainda estejam fechando parcerias e contratos com equipes nacionais sobre o caso.

Em relação ao produto final, o que jogamos durante a feira representava uma demonstração de versão inicial de desenvolvimento. O que teremos, segundo a Konami, é um game ainda mais polido e de qualidade, digno dos 20 anos de PES.

Quais são as suas apostas para a E3 2015? Opine no TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jesper Prado
    2015-09-14T22:23:34  

    FIFA 2008 - bom FIFA 2009 - bom FIFA 2010 - bom FIFA 2011 - bom FIFA 2012 - ótimo FIFA 2013 - otimo FIFA 2014 - bom FIFA 2015 - bom Pés 2009 - bom Pés 2010 - ruim Pés 2011 - bom Pés 2012 - ótimo Pés 2013 - ótimo Pés 2014 - ruim Pés 2015 - bom

    recentes

    populares

    • Jesper Prado
      2015-09-14T22:23:34  

      Tenho o 2015 mas só jogo o 2012. Uma pena não ter times brasileiros nele seria show. Deveria fazer um 2012 atualizado comos times do Brasil

    recentes

    populares

    • Jesper Prado
      2015-09-14T22:23:34  

      Fifa 16 top - PES 16 - bom

  • Jefferson Alcantara
    2015-06-17T19:05:09  

    Joguei Winning Eleven desde sua primeira aparição no Nintendo 64, depois no Play 1 quando era simplesmente futebol japonês, e por ai vai... joguei PES até a versão 2010. Ano do fifa copa da africa, implementando as paradinhas nos Penaltis .... mudei e não me arrependi... Fifa é muito top, o toque de bola e a interação da bola com o gramado são perfeitas, porém PES tem os melhores gráficos.... O fifa 15 foi um fiasco... o jogo é ruim, fácil, virou um PES com gráfico ruim... Em setembro, depois de 5 anos... vou de PES... o fifa e a FIFA em si... não merecem meu dinheiro nessa próxima versão..

    recentes

    populares

    • Jefferson Alcantara
      2015-06-17T19:05:09  

      FIFA para mim só o 98 de ps1 q tinha futsal ou os de meia drive

    recentes

    populares

    • Jefferson Alcantara
      2015-06-17T19:05:09  

      Jefferson.. Fifa 16 eh diferente de tudo que ja joguei de futebol.. Experimenta! Vale a pena.. Tive uma trajetoria bem parecida com a sua!

  • Fabio Mendes
    2015-09-25T12:18:34  

    Pes com esse grafico q tem e com esse realismo na mivumentacao dos jogadore esta muito real era pra se um jogo sencacional

    recentes

    populares

    • Fabio Mendes
      2015-09-25T12:18:34  

      kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Fabio Mendes
      2015-09-25T12:18:34  

      Leandro Troll

  • Gusthavo Campos
    2015-10-28T00:54:26

    Que futebol feminino o que, não viajam, futebol em games é masculino e deu pra bola, agora o que poderiam fazer era um jogo top de futsal, daí eu ia dar valor...

  • Vinicius Silva
    2015-06-23T23:39:31  

    só pelo amor de deus pedem pra lançar a versão de pc em forma fisica , nada de steam (prefiro ter o cd em mãos)

    recentes

    populares

    • Vinicius Silva
      2015-06-23T23:39:31  

      O pes me obg joga fifa esse fifa tambem quando nao quer deixa vc ganha vc nao ganha de jeito nem um essas faltinha q enche o saco espero q o pes volte ser o bom jogo pra eu larga esse fifa

  • Rafael Lopes
    2015-09-22T12:24:51

    FIFA FOREVER

  • Rodrigo Lima
    2015-08-05T22:48:52  

    E qual a vantagem de Fifa ter times femininos, ninguem quer isso!!!!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2015-08-05T22:48:52  

      Time feminino é o diferencial do fifa lego?!hahahahaa

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2015-08-05T22:48:52  

      Pra times femininos se as mulheres nem jogam vidagem pra mim

  • Wesley Lima
    2015-09-14T16:01:15

    O ultimo PES tinha até cetinha para aonde bater escanteio ridículo , vamos ver se o 16 vai ter também , por essa realidade a mais de R$ 200 to fora , continuo com o FIFA fácil.

  • Wil Killer
    2015-06-19T09:26:26  

    Se não alterarem o modo de compra de jogadores do My Club eu abandodono o PES de vez!!!

    recentes

    populares

    • Wil Killer
      2015-06-19T09:26:26  

      Concordo contigo, Eduardo, deveria ter um modo de fidelidade idêntico ao do GT6, em que se você conectar todo dia aumenta o percentual de dinheiro ou pontos que você ganha a cada partida ou corrida disputada.

    recentes

    populares

    • Wil Killer
      2015-06-19T09:26:26  

      Seria ótimo poder escolher quem comprar, mas sem ter que compartilhar nada com outro usuário.

  • Sergio Dutra
    2015-09-08T03:43:23  

    Pés 2016 é um lixo... Não tem o ALLIANZ PARQUE.

    recentes

    populares

    • Sergio Dutra
      2015-09-08T03:43:23  

      Cala a boca seu porco.

  • Jonatas
    2015-06-18T13:12:13  

    Me acordem quando o PES for melhor que o FIFA! zzzZZzzzZZzzzzzZZZZZzzz

    recentes

    populares

    • Jonatas
      2015-06-18T13:12:13  

      Então nem durma fifete!

    recentes

    populares

    • Jonatas
      2015-06-18T13:12:13  

      Danilo Viana... Me desculpe... Jogo PES e estou jogando FIFA agora e gostei do jogo. Mas vc falar que o PES é um jogo mentiroso... O que me diz daqueles gols que a maioria faz lá do meio de campo??? Quer mais mentira que isso??? A jogabilidade do PES é bem mais dificil do que a do FIFA, até mesmo em fazer gols. Deve ser por isso que muitos que jogam FIFA não gostam do PES.

  • Fernando Ferreira
    2015-07-10T14:52:54  

    Nem sei pq leio essas reportagens da globo....são todas tendencioas ao fifa.

    recentes

    populares

    • Fernando Ferreira
      2015-07-10T14:52:54  

      Tem que melhorar a parte disciplinar do jogo ! Tudo e falta p cartao amarelo

    recentes

    populares

    • Fernando Ferreira
      2015-07-10T14:52:54  

      Odeio isso tbm mas baixei a demo hj e isso mudou

  • Marlon Soares
    2015-08-14T00:18:12  

    Tem futebol feminino sim,o florinthians ta no demo kkk

    recentes

    populares

    • Marlon Soares
      2015-08-14T00:18:12  

      Hahahaaha sua mae riu muito aqui.Ate peidou!

  • Carlos Biring
    2015-08-08T18:15:18  

    Na minha opinião o PES mais completo é o 2013, realismo, dribles etc etc...

    recentes

    populares

    • Carlos Biring
      2015-08-08T18:15:18  

      Concordo, o 2014/2015 ficou com os gráficos ótimos, pena que mudaram a jogabilidade, onde perdeu muito com isso....vamos ver esse 2016 , mas creio que siga a mesma linha....

  • Renan Jesus
    2015-08-12T11:30:43  

    Na minha opinião deveria juntar o pes e o fifa e fazer o melhor futebol do planeta...

    recentes

    populares

    • Renan Jesus
      2015-08-12T11:30:43  

      Infelizmente, isso é impossível!

  • Carlos Biring
    2015-08-08T18:12:57

    PES é tradição! FIFA é bom só para os modinhas!!!

  • Bruno Cessel
    2015-08-04T09:46:43

    Provocações em tempo real, mas não pense em xingamentos, são dribles e bla bla bla. Então drible agora é provocação e é novidade em jogos de futebol? Me ajuda aí estagiário.

  • Alex Silva
    2015-06-23T11:40:18  

    Alguém ai troca o estagiario que ta na moderação. Grato

    recentes

    populares

    • Alex Silva
      2015-06-23T11:40:18  

      e sexo tão fazendo ?

  • Anderson Lima
    2015-08-04T01:15:13

    por favor Konami, Silvio Luis e Mauro Betting não da mais né, aoinvez de investir em Flamengo e Corinthians, contrata um narrador de ponta , tipo, Milton Leite, Cleber Machado, ate galvao consegue ser melhor que esta ai

  • Mamameolhando
    2015-08-03T08:28:33

    Jogabilidade "arcade" = Jogabilidade lixo de sempre! FIFA WINS!

  • Mamameolhando
    2015-08-03T08:26:29

    Cade o video? seus lixos!

  • Marcos Vinicius
    2015-07-29T16:54:33

    o pes 2016 e bom ,mas e muito lento e tem muita falha ,tipo tem hora que o jogador parece q morre a pessoa bota pra marca e ele fica abestalhado

  • Hugo Souza
    2015-06-17T08:08:47  

    KKKK SOU FÃ DE PES MAS NÃO ESPERO QUE O PES 16 VENHA TOTALMENTE REVOLUCIONARIO, ACREDITO QUE VIRA IGUAL AO PES 15 COM UMAS MELHORIAS OU OUTRA...

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2015-06-17T08:08:47  

      wallace o 13 foi mesmo o melhor pes q vi

  • Talles Costa
    2015-07-10T10:55:53  

    Alguém sabe dizer qual equipe brasileira será licenciada no PES2016? No PES2015 foram: Figueira, Vasco, Inter, Crüzeiro, Palmeiras, Chapecoense... Porque na boa, esses nomes estranhos os jogadores são HORRÍVEIS. Quase não dá pra identificar. E sobre estádios, alguma novidade?

    recentes

    populares

    • Talles Costa
      2015-07-10T10:55:53  

      os jogadors negociam a parte por isso essa zica

    recentes

    populares

    • Talles Costa
      2015-07-10T10:55:53  

      Mas a culpa foi da cbf q nao liberou

  • Wallace Silva
    2015-06-16T21:32:11  

    olha se usarem a jogabilidade do 13 ae sim eu compro ainda jogo o 13 até hoje não comprei nem o 14 e nem 15

    recentes

    populares

    • Wallace Silva
      2015-06-16T21:32:11  

      Concordo, o PES 2013 foi o melhor.

    recentes

    populares

    • Wallace Silva
      2015-06-16T21:32:11  

      o melhor ou o mais facil ? com certeza foi melhor que o FIASCO do pes14, mas dizer que é melhor que o 15 vc ta falando besteira, o 13 era só triangulo ou triangulo + L1 toda hora, formação 5 4 1, time inteiro atraz e lançamento para van der mito, c. ronaldo, etoo, etc .. Se isso é ser melhor eu não entendo nada de PES .