Utilitários

24/06/2015 08h00 - Atualizado em 24/06/2015 08h00

Windows 10 Mobile: confira o que mudou no novo beta e aprenda a instalar

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Uma nova versão prévia do Windows 10 Mobile está disponível através do programa Windows Insider. O novo sistema vem com novidades para a aparência, estabilidade e novas funções ao sistema. No entanto, é preciso estar com o Windows Phone 8.1 para instalá-lo. Se você quer saber tudo o que há de novo e aprender como colocar a nova versão do Windows 10 no seu telefone, confira essa dica do TechTudo.

Microsoft se prepara para reta final de lançamento do novo Windows 10

Windows 10 Mobile ganhou uma nova versão que pode exigir formatação do telefone (Foto: Divulgação/Windows Phone Store)Windows 10 Mobile ganhou uma nova versão que pode exigir formatação do telefone (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O que há de novo?

A Microsoft fez algumas mudanças importantes na nova versão do Windows 10 Mobile. A primeira delas está logo na tela de bloqueio, com novas animações e efeitos de transparência para a digitação de senha de segurança. Além disso, a empresa continuou as modificações feitas nos menus de configurações do sistema.

Outra novidade adicionada diz respeito ao uso de telefones com telas grandes com apenas uma das mãos. Caso o usuário tenha um Lumia com mais de cinco polegadas, será possível pressionar o botão do Windows por alguns segundos para que a tela desça até a parte debaixo da tela e seja possível alcançar os ícones com os dedos. De forma geral, o recurso lembra bastante a ferramenta implantada pela Apple no iPhone 6 e 6 Plus.

Windows 10 ganhou novos atalhos na galeria do telefone para ajudar localizar fotos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 ganhou novos atalhos na galeria do telefone para ajudar localizar fotos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Microsoft também fez mudanças na nova galeria do telefone. O aplicativo universal agora ganhou a possibilidade de navegar mais facilmente por meses, facilitando encontrar uma imagem. Além disso, a Microsoft adicionou as mesmas funcionalidades do Lumia Camera ao aplicativo padrão do Windows Phone, possibilitando que os usuários tenham maior controle das imagens.

A Cortana também recebeu alguns retoques em sua interface e usabilidade, mas a assistente continua indisponível para o português. As demais mudanças da Microsoft dizem respeito a bugs e problemas de desempenho das versões anteriores do sistema, como nos atalhos da central de notificações e na exibição de textos e aplicativos menores em alguns aparelhos.

Atualização: Qual o problema?

O lançamento apresentou um pequeno problema para quem participa do programa Windows Insider. A Microsoft não conseguiu fazer com que os aparelhos com a versão de preview lançada anteriormente, fossem atualizados através do Windows Update. Diante disso, os consumidores têm apenas duas opções.

Windows 10 Mobile corrigiu problemas no aplicativo de contatos e nos atalhos da Central de Notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 Mobile corrigiu problemas no aplicativo de contatos e nos atalhos da Central de Notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quem deseja atualizar o telefone, deverá voltar para o Windows Phone 8.1 antes de baixar a nova versão do Windows 10. O processo exige a utilização do computador, conforme demonstraremos a seguir, e apagará TODOS os dados do telefone.

Já os usuários que preferem continuar na versão anterior não precisam fazer nada por enquanto, já que o sistema não reconhecerá a nova. Outra recomendação da Microsoft para quem deseja receber atualizações mais estáveis é abrir o aplicativo do Windows Insider e escolher a opção Slow Ring, que baixa apenas as novidades já testadas por outros usuários.

Como atualizar?

Se você deseja atualizar para a versão nova, é preciso seguir duas etapas:

Etapa 1 – Voltando o seu telefone para Windows Phone 8.1

Windows 10 Build 10136 exige que usuário volte para o Windows Phone 8.1 antes de instalar nova versão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 Build 10136 exige que usuário volte para o Windows Phone 8.1 antes de instalar nova versão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O primeiro passo é baixar o programa Lumia Recovery Tool para fazer o downgrade da versão mais antiga para o seu telefone. O processo não é nada difícil, mas vai apagar o conteúdo do seu telefone e exigirá uma reinstalação completa. Para conferir mais detalhes sobre como fazer isso, confira este tutorial.

Etapa 2 – Baixando a Build 10136 para o seu telefone

Após voltar para Windows Phone 8.1, usuário selecionará Fast Ring para instalar novo Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Após voltar para Windows Phone 8.1, usuário selecionará Fast Ring para instalar novo Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

A última etapa para instalar a nova versão do Windows 10 Mobile no seu telefone é abrir o aplicativo do Windows Insider e escolher a opção Fast Ring. Após isso, basta acessar as configurações do sistema, seguir para a opção atualizações e seguir as instruções do sistema. Confira mais sobre o processo nesse tutorial.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ruy Lobo
    2015-06-24T11:21:23  

    Saiu uma nova hoje ou é 10136?

    recentes

    populares

    • Ruy Lobo
      2015-06-24T11:21:23  

      Sim. O maior problema que eu acho é o Whatsapp fechando. O problema está em quando se toca na palavra sugerida pelo teclado. Se desligar as correções automáticas o problema não acontece. Mas aí você tem que fazer tudo manualmente.

    recentes

    populares

    • Ruy Lobo
      2015-06-24T11:21:23  

      Bom, o windows 10 para Computador esta quase perfeito pelo que eu to vendo na ultima Build 10147, leve feito uma pena. Já pelas ultimas Build que testei do Windows mobile 10, no meu Lumia 930, alguns apps estão com bugs constantes, inclusive o whatsapp que fecha sozinho. Mas no quesito interface, esta ficando bem melhor , mais bonitos . Só lembrando que quem instalou essas novas build e que voltar atras das windows 8.1, basta vc baixar o Windows Phone Recovery Tool no computador e seguir as instruções.

  • Freddie Rocha
    2015-06-24T10:05:13

    Bom dia! Essa nova atualização já está funcional para o modelo Lumia 930?

  • Rodrigo Gomes
    2015-07-02T11:36:31

    Liberada a versão 10149, essa sim muito melhor e estável... Claro que não está perfeita, mas comparando a 10136 melhorou MUITO!