Video game

24/06/2015 08h00 - Atualizado em 24/06/2015 08h00

Xbox One: entenda como funciona a retrocompatibilidade com o Xbox 360

Cássio Barbosa
por
Para o TechTudo

O Xbox One vai passar a ser compatível com títulos selecionados do Xbox 360 até o final do ano. O diretor da divisão do Xbox na Microsoft, Phil Spencer, explicou durante uma entrevista ao site Giant Bomb os detalhes do funcionamento do novo recurso do console, já disponível para membros do programa Xbox Preview.

Xbox 360: relembre os melhores jogos exclusivos para o console

Função foi anunciada na conferência da Microsoft na E3 2015 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)Função foi anunciada na conferência da Microsoft na E3 2015 (Foto: Tais Carvalho/TechTudo)

De acordo com o executivo, a companhia decidiu emular completamente o sistema do Xbox 360 no One, e não apenas os jogos do antigo videogame. Desse modo, ao inicializar os games antigos, os jogadores vão notar que o sistema operacional do 360 irá abrir antes de o jogo puder ser inicializado. Do mesmo modo, ao conectar-se na Xbox Live nesses jogos, a rede também se comportará como se o jogador estivesse utilizando um Xbox 360.

A escolha por emular inteiramente o Xbox 360 tornou o processo de emulação mais fácil, além de oferecer melhores resultados de desempenho. Segundo Spencer, a companhia tem obtido no Xbox One taxas de quadro por segundo, por exemplo, equivalentes às das versões originais dos games.

Ao mesmo tempo, o executivo também revelou que a emulação foi desenvolvida para se comportar como se fosse um jogo normal do Xbox One. Isso significa que os jogadores poderão, por exemplo, capturar telas e realizar transmissões de suas partidas nos jogos nestes jogos normalmente, da mesma forma como fariam com títulos do One.

Recurso em desenvolvimento

Apesar de anunciada (e aclamada) durante a E3 2015, a compatibilidade com jogos do Xbox 360 só chegará ao One no final do ano. Durante a entrevista ao Giant Bomb, Spencer aproveitou também para comentar sobre o estado de desenvolvimento atual do recurso de emulação.

Red Dead Redemption é um dos jogos mais pedidos (Foto: Divulgação)Red Dead Redemption é um dos jogos mais pedidos (Foto: Divulgação)

Um dos problemas citados pelo diretor, por exemplo, é o caso de jogos com mais de um disco, como Lost Odissey e Blue Dragon. Para que games do tipo funcionem apropriadamente, a companhia ainda trabalha para reconfigurá-los como se fossem títulos de disco único.

Enquanto a lista de jogos que estará disponível no lançamento da função ainda não foi divulgada, a Microsoft criou uma página para que os jogadores votem nos games do 360 que desejam ver no Xbox One. No momento, Red Dead Redemption, da Rockstar, lidera a votação, seguido de Call of Duty: Black Ops 2 e The Elder Scrolls V Skyrim. A companhia ressalta, no entanto, que a sua inclusão também depende de as publishers dos games também liberarem os seus jogos para o recurso.

O que você achou do anúncio da retrocompatiibilidade do Xbox One? Opine no fórum do TechTudo.

Via Gamespot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Andrade
    2016-09-07T19:38:26

    Alguém me tire uma duvida, vou comprar um xbox one no final do ano e tenho GTA V pra x 360, é possível colocar o pendrive instalado do gta no x 360 e jogar tranquilo no xbox one?

  • Rafael Alves
    2015-11-17T01:53:37

    adorei essa retrocompatibilidade mas o desempenho não ta muito legal jogando o just cause 2 a taxa de quadro cai frequente e brutalmente.

  • Bruno
    2015-11-12T12:21:20  

    No meu Xbox one não está aparecendo os jogos compatíveis que eu tenho para baixar alguma dica?

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-11-12T12:21:20  

      To com esse mesmo problema ao tentar baixar dirt 3

  • Bruno Santos
    2015-11-05T22:42:00

    Sou Sonysta mas isso do Xbox One é incrível !

  • Jonas Silvério
    2015-06-24T18:14:09  

    não sei se alguém pode esclarecer uma duvida, eu comprei o jogo Batman Arkham Origins pelo xbox 360 pela live e é a mesma conta que eu utilizo no one, será que eu poderei baixar novamente pelo one ? vai ter algum sistema para baixar jogos do 360 ou só vai ser compativel jogos de midia ( DVD)?

    recentes

    populares

    • Jonas Silvério
      2015-06-24T18:14:09  

      vlw Hugo

    recentes

    populares

    • Jonas Silvério
      2015-06-24T18:14:09  

      Só quando vier a nova dashboard em novembro ou dezembro ou em janeiro

  • João Benatto
    2015-07-31T18:53:39  

    olá tenho um X360 e irei comprar o xone,eu gostaria de saber se o emulador funcionará com uma atualização ou estará embutido no Xone só no final do ano

    recentes

    populares

    • João Benatto
      2015-07-31T18:53:39  

      Olá! É bem provável que funcionará com uma atualização, porém se for embutido no console alguma coisa será feito para aqueles que já possuem o console. Mas aconselho a esperar por mais informações, não lhe dou certeza nenhuma.

    recentes

    populares

    • João Benatto
      2015-07-31T18:53:39  

      Atualizaçao

  • Vitor Silva
    2015-06-27T00:06:23  

    olavo, nao consigo responder em sua pergunta. tenta resetar o modem para configurações de fabrica.

    recentes

    populares

    • Vitor Silva
      2015-06-27T00:06:23  

      Bom dia vitor , jovem , ja fiz de tudo e nada , resetei o modem tplink adsl , as configuraçoes estao para mostrar a rede wifi. , e antes quando estava com o router da vivo funcionava de boa , foi instalar esse da tplink por ser o melhor e nao funciona a bagaça . vou ficar procurando uma solução , muito obrigado pela sua ajuda .

  • Olavo Morett
    2015-06-24T11:37:26  

    Pessoal e o seguinte , o meu xbox nao consegue conectar mais com a minha rede wifi, nao acha mais a rede . quem sabe consertar isso , o modem router e um tp link 8961.

    recentes

    populares

    • Olavo Morett
      2015-06-24T11:37:26  

      Alguém sabe resolver o erro 0x854f0000? Do avatar do xbox one, não consigo mudar minha foto de fundo de perfil. OBRIGADO

    recentes

    populares

    • Olavo Morett
      2015-06-24T11:37:26  

      cara é 360? se for o meu deu isso, troquei o adaptador wireless de dentro dele e voltou a funcionar, a peça é 20 reais no ML

  • Ricardo Santos
    2015-06-24T10:51:11  

    mas tipo, agora vou poder baixar os jogos do 360 disponiveis na game with gold?

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-06-24T10:51:11  

      Fala ai Pedro Teodoro, me add nessa ai.... lipelfp

    recentes

    populares

    • Ricardo Santos
      2015-06-24T10:51:11  

      feldzig

  • Richardson Vidal
    2015-06-25T00:21:13  

    Se eu por um cd original do 360 no one ele funciona?

    recentes

    populares

    • Richardson Vidal
      2015-06-25T00:21:13  

      Ele funcionará sim quando este recurso for lançado, o jogo tem que estar disponível no recurso também.

  • Marcos Sousa
    2015-06-24T12:12:40  

    Eu queria South PArk SoT

    recentes

    populares

    • Marcos Sousa